Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Freezer horizontal ou vertical — quais as diferenças e qual escolher?

por Dufrio Refrigeração • 21/07/2017
Compartilhar:

Ter um freezer em casa, para armazenar produtos de consumo próprio, ou em um pequeno estabelecimento (e mesmo dentro do domicílio, para acondicionar produtos para venda ou exercício de alguma atividade própria) é uma excelente opção para conservar alimentos e mesmo bebidas com maior facilidade e segurança.

No entanto, ao se deparar com duas possibilidades para a escolha (freezers horizontais ou verticais) é comum aparecerem dúvidas.

Quais são as principais diferenças entre freezer horizontal e vertical?

Para que você entenda bem, é importante frisar que a princípio, além do tamanho e possibilidade para disposição dos itens, pode não haver grandes diferenças na potência do freezer, o que em resumo os torna bastante eficientes independente das especificações de formato.

Isso quer dizer que não necessariamente um será mais fraco que o outro e a capacidade pode ser facilmente consultada nas fichas técnicas antes da aquisição e essa é uma ideia que precisa ser desmistificada.

Existem modelos de freezers tanto de um estilo quanto de outro que muitas vezes possuem características bastante similares do ponto de vista funcional, se diferenciando mais na questão prática em si.

É claro que naturalmente existem algumas peculiaridades entre um modelo e outro como em qualquer produto. Porém, em síntese, confira a que você deve se atentar:

Vantagens de cada tipo

Ao adquirir um freezer, é relevante que você pense basicamente no que espera dele e qual modelo poderia melhor lhe atender, com apoio basicamente nos principais requisitos abaixo:

Acomodação

Se for para disponibilizar produtos para clientes, por exemplo, um freezer vertical pode facilitar a escolha no momento da compra deles, por naturalmente permitir uma disposição de produtos mais facilitada na visualização, ao trabalhar com prateleiras, nas quais você pode organizar tudo de forma otimizada e que irá requerer menos manobras no manuseio do que é ali conservado.

Elas podem permitir uma divisão de produtos por categoria que facilita muitas vezes consideravelmente a localização e acesso mais rápidos ao necessário.

Se o freezer, no entanto, for ficar em uma área mais interna, com manipulação quase que exclusiva sua, isso pode já não ser mais um fator determinante, uma vez que você pode acomodar os produtos e/ou insumos da melhor forma como desejar ou entender sua própria organização, nesse ponto ganhando vantagem em espaço útil, mesmo que o freezer adquirido, em suma, não tenha necessariamente uma capacidade maior que outros verticais.

Ou seja, tudo depende do que for prioridade para você: espaço, disposição de itens e objetivo de uso.

Manutenção

Em relação à praticidade na hora da limpeza, também é relativo: freezers verticais passam a impressão de serem mais fáceis de limpar, dado seu tamanho e disposição em prateleiras, que torna mais simples a remoção dos produtos, por exemplo, mas hoje em dia existem freezers horizontais que possuem a tecnologia de dreno frontal, a qual permite escoamento da água e degelo, sem causar maiores transtornos na hora da higienização.

Portanto, o fator determinante continua sendo tamanho e necessidade apresentada na utilização em si.

Freezer 110v ou 220v qual consome mais energia?

Outro ponto que precisa ser esclarecido é em relação à tensão 110v/220v. Por impulso costumamos pensar que aparelhos ligados em um ou outro tipo podem consumir menos ou mais energia.

Porém isso não tem relação e define apenas como a corrente elétrica é originada.

O que irá determinar a quantidade de energia utilizada é a potência do aparelho (e, claro, o quanto ele “puxa” dessa corrente em função do tempo em que permanece ligado).

Qual, então, é a melhor opção para escolha?

Não existe, logo, uma resposta definida para todos os casos. Saber se um freezer horizontal ou vertical é o melhor para você vai depender de uma série de fatores em cada situação, quais suas necessidades e expectativas em relação ao uso do equipamento e propriamente a disponibilidade de espaço que você tem.

O importante é estar a par dessas diferenças utilitárias entre os dois modelos e compará-las com a finalidade que você deseja dar ao produto que será adquirido, buscando compreender no dia a dia qual dos dois traria maior vantagem, facilidade e comodidade ao seu uso.

E então, você sabia basicamente quais eram as principais diferenças práticas entre freezer horizontal ou vertical? Ainda ficou com dúvidas?

Compartilhe conosco pelos comentários!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
5 Comentários
  1. R. Lopes disse:

    Excelente Post!

  2. Katia maria simoes doro pereira disse:

    Gostaria de comprar um frizzer horizontal com porta de vidro para o condomínio onde sou síndica. Este frizzer vai atender ao condominio? Ele ficará no salão de festas e só será usado quanto tiver festa.

  3. luiz claudio disse:

    Boa tarde!
    Preciso dum freezer pequeno ,vertical,de vidro ;para sacolés e açai

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento