Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Diferença congelador X freezer e como usá-los para congelar

por Dufrio Refrigeração • 27/07/2017
Compartilhar:

No dia a dia é um tanto quanto habitual que as pessoas se refiram a “freezer” e “congelador” como se fossem praticamente a mesma coisa ou, ainda que cientes de que existem diferenças, basicamente desconhecendo-as na realidade.

Embora os dois possam servir para muitas coisas em comum, é importante compreender que ambos reservam suas peculiaridades e que, dependendo do que é preciso armazenar ou por quanto tempo será necessário manter determinado alimento congelado, por exemplo, esse tipo de informação pode ser essencial para fazer a escolha da opção certa.

Veja a seguir quais são, então, as principais diferenças entre eles e aprenda como usá-los para congelar:

Temperatura

É importante dizer que o fator mais evidente de diferenciação entre congelador x freezer é, sem dúvidas, a questão da temperatura que eles podem atingir.

O congelador, que costuma estar convencionalmente mais presente em domicílios pelo fato de normalmente já vir em versão acoplada a geladeiras (sendo  internos, quando essas abrem somente uma porta) chega a temperaturas em torno de -6ºC.

Isso significa que ele tem a capacidade de congelar alguns alimentos, mas não de conservá-los propriamente por longos prazos da mesma forma como um freezer faz.

Isso porque o freezer, por sua vez, atinge temperaturas ainda mais baixas (até mesmo -20ºC) o que permite conservar os alimentos por muito mais tempo mantendo a mesma qualidade deles, quando necessário.

Além disso existe a questão do tamanho em alguns casos. Freezers à parte, maiores e mais espaçosos, conferem o poder de armazenar uma quantidade considerável elevada de alimentos e podem atender a necessidades específicas de determinados consumidores, oferecendo muito mais praticidade e garantia de haver maior durabilidade do que é ali conservado a eles.

Modelos

Como mencionado, os congeladores comumente fazem parte das geladeiras.

Em relação a freezers, no entanto, quando não acoplados a elas podemos frisar que existem modelos tanto horizontais quanto verticais — que se assemelham muito a uma “geladeira” comum.

Nesse último caso podem ser bastante úteis para facilitar a disposição de alguns itens ou para que funcionem como “expositores”, por exemplo, em uma situação na qual sejam colocados em uma pequena atividade de comércio. Mas no primeiro  —  freezer horizontal —   pode haver ganho em termos de “espaço útil”.

As diferenças entre um e outro modelo (e ajuda sobre como escolher) você pode conferir aqui.

Como usá-los para congelar?

Por fim, ao entender em suma a diferença entre congelador x freezer, é válido que você também tenha instruções de como utilizar cada equipamento da melhor forma.

Mais uma vez isso vai depender do tipo de alimento/bebida que você quer conservar e principalmente por quanto tempo será necessário ou conveniente fazer isso.

Dependendo das necessidades e/ou expectativas que tiver em relação a essa prática é possível decidir se é hora de investir na aquisição de um aparelho mais potente ou não.

Para congelamentos mais rápidos o freezer pode ser indicado, já que velozmente a água contida no interior dos alimentos será submetida a temperaturas muito abaixo do ponto de congelamento (0º), agilizando o processo.

É interessante também você pensar no que mais costuma congelar, se irá fazer isso para utilidade própria ou para atender clientes, por exemplo.

Se for para congelar alimentos em apenas quantidades, apenas para consumo próprio e em tempo razoavelmente mais curto você pode utilizar o congelador — sempre estando de olho nas maneiras certas para congelar para tirar melhor proveito disso e no tempo indicado para cada alimento (você pode consultar uma tabela no post também).

Entretanto se precisar conservar mais itens (compras de supermercado para abastecer a casa ou atividade por muito tempo, por exemplo) pode ser mais recomendado a utilização de um freezer.

O que vale é sempre seguir as recomendações de armazenamento e tempo para consumo, observando o tipo de alimento que está indo para o compartimento e analisando qual opção é a mais viável e indicada para você em cada momento.

E então, você já conhecia a diferença entre congelador e freezer? Que tal dar uma olhada em nossos produtos de refrigeração e escolher o mais adequado para você?

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
26 Comentários
  1. Márcio Marinho disse:

    Quero sempre receber mensagem para melhor utilização desses produtos

  2. João de Paula disse:

    Comprei um freezer horizontal metal frio 293litros,pra uso doméstico inclusive pra cerveja,mas ele congela tudo q coloca nele,mesmo selecionado somente pra refrigerar,pode ser defeito de fábrica?

    • Olá João, como vai ? Possivelmente veio a chave seletora, com isso você altera de freezer para refrigerador e vice versa. A faixa de temperatura Refrigerador +2 a +8°C . Caso persista no congelamento dos produtos. Orientamos que chame um técnico especializado para identificar o defeito. Ficamos a disposição!

  3. Fabíola disse:

    Olá tudo bem, comprei um freezer para uso pessoal,principalmente para carnes mas ele congela a parte de cima é a debaixo ñ, inclusive cheguei a perder as carnes uma vez. O q pode ser é o q posso fazer?

  4. Marliete Costa de Almeida disse:

    Comecei a fazer paletas mexicanas e estão criando cristais de gelo…penso que seja pq estou usando o meu congelador frost free.Penso em comprar um freezer mas não sei qual nem como regular para ter a temperatura correta para os picolés. Por favor me ajude pois já estou recebendo encomendas e preciso muito da orientação de vcs para comerçar a vender. Que Deus os proteja bjs

  5. Marliete Costa de Almeida disse:

    peço ajuda em relação qual freezer comprar para conservar paletas mexicanas pois as que fiz ciaram cristais de gelo acredito eu que por estarem em um congelador free…tbm não sei qual regulagem devo usar pois sou nova no ramo.. Agradeço desde já a disponibilidade de vcs obg bjs

  6. Rodrigo disse:

    Bom dia!
    gostaria de instalar em meu freezer algum sistema de alarme que informasse a distância possível defeito, temperatura aumentando sem controle.
    preciso desse freezer a no máximo – 20°C e não fico muito próximo a instalação.
    Vc trabalham com algo nesse sentido para me indicar?
    Grato.

  7. Juslaine disse:

    Meu freezer congela bem,mas ponho no modo refrigeração ele começa a descongelar, isso é normal?

    • Olá Juslaine, como vai ? Sim, pois há diferença entre refrigeração e congelamento. Na refrigeração, há a redução da temperatura dos alimentos acima do seu ponto de congelamento, ou seja, em torno de 8ºC a -1ºC. Já o congelamento é um método que consiste na redução drástica da temperatura abaixo do seu ponto de congelamento, ou seja, abaixo de zero. É comum que os alimentos sejam congelados e mantidos a -18ºC em até 6 meses. Portanto, uma diferença notável entre refrigeração e congelamento é que este último possui um tempo de conservação mais longo. Ficamos a disposição! 😉

  8. Elisangela disse:

    bOM DIA. Comprei uma Freezer Horizontal Dupla Ação Fricon 503L 220V assim fazendo investimento ao meu negócio, onde vendo sacolé gourmet, gelo, sorvete e etc, porém, comprei no dia 28 de setembro testei ela ligou esteti com gelo ela fez…, mas quando comecei a usar ela para meus sacoles no dia de antes de ontem 07/09/2019, ela não congela nada, meus sacolés ficam moles. queria saber no que vcs podem me ajudar, pq preciso dela para meu negócio e n sei se estou colocando a temperadura errada… ela tem o botão refrigerador do minimo ao máximo e o conservador do minimo ao máximo. já coloquei o máximo dos dois e nada dos meus sacolés endurecer. Obrigada pela atenção.!

    • Olá Elisangela, como vai ? É necessário que seja realizado contato direto com fabricante, para agendar visita de um técnico especializado do qual identificará o problema e realizara o reparo. Segue os telefones da Fricon (81)21215077 ou (81)21215029. Ficamos a disposição!

  9. Alexsandra Dias disse:

    Olá! Estou precisando adquirir um freezer para vender bolo inglês congelado, qual tipo seria o mais adequado? Pois vejo em muitos escrito conservador ai fico na duvida. Qual freezer vocês me indicam para esta finalidade? Um que alcance -20 graus seria o suficiente para esta função que preciso? Pq pelo que andei pesquisando, é que existem tipos que so servem para manter oq já está congelado, e esse não me atenderia. Me ajudem por favor, quero comprar esse mês ainda. Se puderem me enviar informaçoes por email e modelos que possuem ficarei agradecida. alexsandradias.jm@hotmail.com

    • Olá Alexsandra, como vai? nossa equipe de vendas entrará em contato com você através do e-mail cadastrado, para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar no que precisas. Ficamos a disposição!

  10. Anderson Diego disse:

    Meu freezer quando vazio nao gela em baixo.
    Faz até gelo cima mais não gela em baixo bebidas.
    Em quanto tempo deveria gelar por exemplo.

    • Olá Anderson, como vai? Os motivos podem ser vários: alimentos tampando a saída de ar, o “ventilador” do freezer pode estar quebrado, ou um acúmulo de gelo pode estar atrapalhando a circulação do ar internamente, esse problema é muito comum nos primeiros dias com o freezer. Pode ser que a temperatura esteja má selecionada. Orientamos que acione um técnico para verificar e realizar o reparo. Ficamos a disposição!

  11. Lindimar Dias Pereira disse:

    Tenho freezer gelopar uso ele para gelar refrigerantrqaul funcao usar para nao congelar convervar ou refrigerar

    • Olá Lindimar, como vai? Todos os produtos que necessitam ser refrigerados, e não congelados, podem ser colocados dentro de um refrigerador. A temperatura varia de 1°C a 7°C. Ficamos a disposição!

  12. Marisa Sabetta dos Santos disse:

    Comprei um Freezer Horizontal Eletrolux H 20 usado, dupla função. Está funcionando muito bem porém observei que ele não possui próximo ao motor, a chamada “ventoinha” ou ventilador. A falta desse item é normal nesse modelo? Outra coisa que me chamou atenção é o fato que em pouco tempo ligado, as laterais do Freezer ficam extremamente quente, isso pode resultar em problemas futuros? URGENTE, muito, muito obrigado mesmo!

    • Olá Marisa, tudo bem?

      Indicamos que você entre em contato com um técnico autorizado pela marca do seu aparelho, para que ele possa fazer um diagnóstico preciso.

      Ficamos à disposição

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento