Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como escolher os melhores equipamentos de refrigeração para sua empresa?

por Dufrio Refrigeração • 06/10/2017
Compartilhar:

Alguns estabelecimentos podem, a princípio, desconhecer a importância de investir em equipamentos corretos para refrigeração comercial em sua atividade.

E nesse ponto acabarem negligenciando a importância de investir em freezers ou outras soluções apropriadas para suas necessidades.

Existem diversas categorias e tipos de equipamentos e selecionar aquele que melhor corresponde às expectativas do negócio é essencial para que se tenha uma boa experiência com o produto e também com as possibilidades trazidas pela conservação de alimentos desse modo.

Aproveite para conferir a seguir os principais fatores que influenciam no uso de um tipo outro de equipamento:

Ramo da empresa

Primeiro é muito importante entender uma coisa: sua empresa opera mais em âmbito de comércio (é uma loja, um revendedor, distribuidor, centro atacadista, supermercado, lanchonete?) ou de indústria (fabrica outros produtos com base em materiais resfriados, como no caso da indústria alimentícia e assim por diante?)

A diferença pode se dar basicamente no tipo de equipamento que vai atender a cada esfera (que demanda recursos e características específicas dos equipamentos de refrigeração em cada caso).

Assim como a chamada refrigeração doméstica, que pode funcionar com base em refrigeradores convencionais com freezers acoplados ou não (as populares “geladeiras”), existe no mercado mais dois segmentos: a refrigeração comercial e a industrial.

No caso da comercial podemos encontrar algumas categorias que se encaixam melhor à realidade de cada local, dependendo da atividade ali desenvolvida, quantidade e diversidade de produtos comercializados e até mesmo público.

1) Freezers

Disponíveis em formato horizontal ou vertical, normalmente atingem temperaturas que chegam a – 20ºC.

São ideais para conservar diversos tipos de alimentos.

Se você comercializa congelados, frutos do mar, sorvetes, carnes e outros alimentos de classificações semelhantes esses equipamentos podem ser uma boa opção, inclusive para manter os produtos ainda em estoque.

Dentre eles existem também diversos modelos. Cabe decidir primeiro, em relação à espaço ou acomodação, qual das duas disposições seria mais atraente e em seguida procurar o modelo que em termos de capacidade, tecnologia (inclusive frost free) e outros atributos melhor

Existem freezers, por exemplo, de uma ou mais portas, com termostatos externos e variação de mais de 8 temperaturas, além, claro de existirem os chamados freezers dupla ação, que representam um modelo que pode alternar facilmente entre refrigerador apenas e freezer (congelamento).

Um excelente custo x benefício que permite versatilidade à empresa, a qual detém dois equipamentos em um.

Freezer Horizontal Uma Porta Midea – 295L – RCFA31 – 127V

2) Expositores refrigerados

Em seguida destacamos os expositores refrigerados que são como freezers verticais (ou de modo rústico parecidos com “geladeiras com vitrine”) com a porta em vidro para que se possa visualizar os produtos no interior sem necessidade de abri-lo.

Eles suportam cargas semelhantes aos primeiros equipamentos, mas possuem a vantagem de tornar prática a escolha das mercadorias e também atraírem mais os clientes visualmente, os quais podem selecioná-las previamente dentre todas as opções disponíveis antes de partir para a abertura.

A vantagem de expositores que contêm, por exemplo, até mais de 3 portas é que pode-se reservar cada porção dele para um tipo de alimento, agregando vários produtos ou mesmo bebidas em um único local.

Por exemplo, é possível separar no espaço interno, de acordo com as portas, seções para bebidas, laticínios e frios.

A profundidade e a largura desses equipamentos também pode variar e vale consultar a ficha técnica de cada um no momento da aquisição.

Expositor Refrigerado Fricon Porta de Vidro 1450L – 220V

3) Ilhas

As ilhas são horizontais e se parecem muito com “freezers horizontais” em suas funções, podendo também serem de dupla ação, porém com expositor (tampa de vidro em cima) como os do item anterior.

Ideal para a conservação e exposição adequada de pescados e congelados, desde carnes até pratos prontos, como as lasanhas, pizzas ou hambúrgueres, nuggets e produtos afins.

São como expositores na horizontal e em termos práticos funcionam para a mesma finalidade (facilitar a visualização e escolha dos produtos), com a diferença de normalmente acomodarem produtos como o que citamos.

Ilha Para Congelados Dupla Ação Fricon 820L 220V

4) Cervejeiras

Ideal para espaços como bares e lanchonetes e mesmo restaurantes ou pizzarias, as cervejeiras podem acondicionar não só cervejas como também variados tipos de bebidas, para serem compradas e consumidas normalmente no estabelecimento ou de imediato (por isso a preocupação em mantê-las geladas).

Algumas têm porta de chapa com visor, sistema frost free para facilitar o degelo, iluminação em LED como demais equipamentos como expositores, além de ajustes de temperatura que normalmente compreendem -6ºC, -4ºC até 2ºC.

Cervejeira Slim Inox Fricon Porta de chapa com visor 284L 220V

5) Balcões

Os chamados balcões que geralmente operam em temperaturas que vão de 1ºC a 7ºC servem para a exposição de carnes apenas resfriadas, à disposição para consumo mais próximo.

Por isso são bem comuns de serem vistos em açougues ou mesmo açougues internos de outros estabelecimentos, como mercado e hipermercados.

Ao contrário dos outros equipamentos que permitem usualmente que o cliente tenha uma experiência “self”, eles permanecem em áreas nas quais o atendimento é literalmente feito no “balcão” quando o cliente pode escolher a peça, pesagem, mandar moer e assim por diante, sendo que a temperatura normalmente também é regulada por termostato.

Balcão de Carnes Refrigerado com Depósito Gelopar POP 220V

Já no caso da refrigeração industrial o mais comum é existir operação com câmaras frigoríficas (que também são usadas em refrigeração comercial, como mais comumente em açougues, supermercados ou atacadistas), as quais oferecem possibilidade de maior cobertura, suporte a número mais elevado de produtos a serem armazenados e até mesmo circulação de pessoas e mercadorias em seu interior ou estocagem do produto final, já processado e/ou beneficiado.

Escolher, por sua vez, um projeto customizado de câmara ou optar por câmaras modulares é outra questão que vai depender da análise de viabilidade do projeto, levantamento de necessidades, dimensões do local e investimento (você pode ler mais sobre isso aqui).

E você, procurando um equipamento de refrigeração para sua empresa também? Que tal dar uma olhada em nossas opções de produto para poder escolher a melhor para o seu caso?

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
1 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento