Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Válvula de 4 vias: Você sabe o que é e o que fazer com ela?

por Dufrio Refrigeração • 13/03/2018
Compartilhar:

O ar-condicionado é sem dúvidas um dos aparelhos de climatização mais procurados no mercado. Isso porque ele garante conforto e Ainda mais em épocas quentes sua demanda costuma subir bastante, dependendo mais ainda do local. Com isso os instaladores normalmente já estão habituados.

No entanto, por razões de bem-estar e conforto, ele nem sempre é requisitado e utilizado somente na estação do calor.

E é aí que justamente uma questão se levantou: para atender a demanda de regiões que não possuíam aparelhos assim apropriados para todas as estações nossa empresa tem investido em aparelhos do tipo Inverter e em aparelhos do tipo teto e cassete com ciclo reverso de quente/frio, disponíveis em nossa fábrica.

Contudo, algumas alterações no ciclo de refrigeração foram feitas em face da adaptação necessária a esses novos modelos, como a chamada válvula de 4 vias (ou reversora), agora um novo item de série.

Mas, calma! Não se preocupe. Se ainda não conhece muito bem esse componente, este artigo irá apresentá-lo a você!

Confira e saiba como proceder com relação a ele:

O que é e o que faz a válvula de 4 vias?

A válvula de 4 vias, em conjunto com a bobina (a qual, por sua vez, funciona juntamente com a placa eletrônica)serve para alterar o sentido do fluído refrigerante do aparelho, por meio de um comando dado pelo controle remoto.

Assim, o cliente escolhe facilmente se quer esquentar ou resfriar o ambiente, usufruindo de forma prática das duas possibilidades.

A que se atentar na manutenção desse item?

Nesse aspecto algo é muito importante: para que seja feita a manutenção preventiva desse item da maneira correta e checar se ele responde corretamente ao comando dado via controle é preciso proceder ao teste da bobina eletromagnética.

Para isso alguns passos são necessários, como:

 Retirar o conector da bobina que estiver junto à placa principal da condensadora e medir a resistência da bobina da válvula de reversão de 4 vias. O valor dessa medição deve ser de aproximadamente 2.1K? +/- 20% para conferir.

  • Ter atenção durante o teste de saída da tensão da placa para a bobina, sendo que a condensadora deve estar energizada, mas desligada no controle.
  • Retirar o conector da válvula de reversão (4 vias) da placa principal da condensadora e medir o valor da tensão da saída na placa do terminal CN-4Way, procurando a obtenção do valor 220 V AC +/- 10%.

Concluída essas etapas, o instalador deve sempre ficar atento à conferência dos valores, sendo que, caso eles apresentem alguma divergência, deve-se pensar em substituir a peça para corrigir o problema.

E então, ficou mais claro para você  que é a válvula e o procedimento para teste?

Ainda ficou com dúvidas?

Acesse todas as informações disponíveis para te auxiliar no Clima LG! Podemos ajudar com todas as instruções necessárias!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento