Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

O que é coifa? Saiba como escolher o tipo certo

por Dufrio Refrigeração • 01/04/2022
Compartilhar:

 

O que é coifa? Saiba como escolher o tipo certo

 

A postagem de hoje é para quem está na dúvida entre um depurador e uma coifa ou gostaria de entender melhor o funcionamento dessas duas estruturas. Pensando nesses pontos, reunimos informações que podem te auxiliar na escolha e na compreensão dos diversos benefícios que a coifa pode trazer para a sua rotina

 

Com a chegada do verão, a coifa é um produto que ajuda a suavizar o calor que fica na cozinha, além de dissipar o cheiro de gordura com mais velocidade. Assim, o ambiente se torna mais agradável e com uma aparência moderna, inclusive valorizando o imóvel na hora da venda. Continue lendo e confira: 

 

  • O que é coifa?
  • Quais são os tipos de coifa que existem?
  • Como escolher a coifa mais adequada?
  • Qual a diferença entre coifa e depurador?
  • Como calcular a vazão de ar da coifa?
  • Quais os benefícios de adquirir uma coifa?

 

 

Afinal, o que é coifa?

 

A coifa é um eletrodoméstico extremamente útil, que conta com duas funções em um único produto. Isso porque a coifa atua tanto como depuradora (ao captar e filtrar o ar gorduroso, devolvendo-o limpo ao ambiente), quanto como exaustora (ao expulsar o ar quente do ambiente). Logo, ao adquirir uma coifa, você terá em mãos um produto completo, que, de quebra, ainda possui um design bonito e moderno. 

 

 

Quais são os tipos de coifa?

 

Existem três tipos de coifa no mercado, e é importante saber a função específica de cada para garantir uma compra bem-sucedida. Confira abaixo: 

  • Coifa de parede: é o modelo mais comum no mercado. Por necessitar de bastante espaço, o ideal é que seja instalado em ambientes grandes. Um exemplo é essa coifa de parede da Fogatti, que conta com dois tipos de filtro (de alumínio e de carvão ativado), painel Easy Touch e iluminação com lâmpadas de LED. 


  • Coifa de ilha: esse tipo de coifa é fixado no teto. Como chama bastante atenção, o melhor é buscar um modelo de aparência bacana, que combine com a estética da sua cozinha. Em geral, opções de vidro ou inox, como essa coifa de ilha da Fogatti, deixam o ambiente com um ar mais sofisticado. Se for o caso, consulte um arquiteto para realizar o planejamento. 


  • Coifa de embutir: essa opção é para os discretos de plantão! Como esse modelo fica praticamente invisível, é possível instalá-lo sem que seja alterado o layout da cozinha. Atenção! É importante destacar que, nesse caso, é necessário um móvel planejado. 

Caso ainda tenha sobrado algumas dúvidas, dê uma olhada na nossa postagem do blog sobre os tipos de coifa para encontrar exemplos e informações mais detalhadas. 

 

 

Como escolher a coifa mais adequada para a minha cozinha?

 

Nesse caso, é interessante prestar atenção em alguns atributos, como:

  • Sucção: leve em consideração a frequência com que o aparelho seria utilizado, e a quantidade de pessoas para quem se costuma cozinhar;
  • Tamanho e peso: o modelo fica de acordo com o layout da sua cozinha? Os móveis são feitos sob medida, ou não?
  • Funções: quais são as funções que não podem faltar na sua coifa?

Afinal de contas, espera-se que o produto venha para auxiliar a rotina dos aspirantes a Masterchef, não é mesmo? Sem contar que uma cozinha arejada e sem odores é o que todos merecem. 

 

 

Qual a diferença entre coifa e depurador?

 

A principal diferença é que a coifa é mais completa, já que é um produto dois em um (como explicamos no início). O depurador, em comparação, é um equipamento mais simples. As diferenças se resumem a três fatores: funcionalidade, potência e custo. 

 

O custo do depurador é mais baixo, porém a coifa possui funcionalidade dupla. Além disso, como a potência do depurador é menor, quando relacionado à coifa, a sua capacidade de filtragem de odores e de gordura também é reduzida. Diferente da coifa, o depurador não retira o ar quente do ambiente, apenas filtra. Em geral, o depurador é indicado quando não há possibilidade de instalação de um tubo exaustor. 

Caso você queira entender mais sobre esse assunto, recomendamos a nossa postagem sobre as diferenças entre coifa e depurador e quando escolher cada um. 

 

 

Como calcular a vazão de ar da Coifa?

 

Conforme vamos demonstrar, a equação para realizar esse cálculo é bastante simples, trata-se somente de multiplicação. Primeiro, porém, é necessário descobrir a metragem do local antes de calcular a vazão necessária. Vamos lá? 

Vamos considerar uma cozinha de 6m x 5m, com pé direito (distância do pavimento ao teto) de 2,5m. Nesse caso, o cálculo seria: 6 x 5 x 2,5 x 12 = 900m³/h. Ou seja, a coifa necessitaria de 900m³/h de vazão para atender o espaço. 

 

 

Quais os benefícios de adquirir uma coifa?

 

Para além dos vários atributos que já mencionamos, há outros motivos que tornam a coifa uma ótima opção, como:

 

  • Iluminação adicional: potencialize a sua experiência na cozinha, com melhor visualização e menos chances de incidentes;
  • Limpeza e organização: ao eliminar os odores e a gordura do ambiente, a coifa ajuda a manter a sua cozinha conservada por mais tempo. 
  • Menor risco de intoxicação: a capacidade de limpeza da coifa reduz o risco de intoxicação por monóxido de carbono e acroleína (para quem sofre de asma, é um agravante);
  • Ambiente mais fresco: especialmente nos dias quentes, a coifa é uma ótima aliada para pratos mais elaborados e que demandam mais tempo na cozinha;

 

DICA: A distância ideal entre o cooktop/fogão e a coifa fica entre 65cm e 75cm. É legal você buscar essa informação no manual do fabricante, já que pode haver diferença entre os modelos. 

 

Se você quiser aprofundar o seu conhecimento, dê uma lida no post onde detalhamos o funcionamento da coifa e trazemos ainda mais detalhes sobre esse equipamento tão útil. 

 

 

Encontre a coifa ideal para a sua cozinha na Dufrio!

 

No site da Dufrio, você pode encontrar diferentes modelos de coifa, de marcas como Fogatti, Cadence e Agratto. Além de conferir as opções por fabricante, você também pode filtrar a busca por preço, voltagem e classificação energética, encontrando várias informações para te auxiliar na realização de sua melhor compra. Acesse e descubra! 

 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre coifas e os diversos benefícios que elas trazem para a sua saúde e de toda a sua família. Não se esqueça de dar uma olhada nas outras matérias no blog! Já publicamos outros posts sobre eletrodomésticos que vão te manter por dentro das novidades e tirar qualquer dúvida.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento