Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Microondas não esquenta, o que pode ser?

por Dufrio Refrigeração • 30/04/2020
Compartilhar:
Melhor microondas

Você coloca sua refeição no microondas, aciona o tempo de aquecimento desejado, confere a luz interna, tudo parece certo… porém, surpresa! O microondas não esquenta. O que pode estar acontecendo?

Primeiramente, não se desespere. Na grande maioria dos casos, o eletrodoméstico não funciona adequadamente por causa de problemas fáceis de serem resolvidos. Eventualmente, pode acontecer alguma falha técnica que necessite de assistência especializada.

Veja os motivos mais comuns que fazem o microondas não esquentar e como identificar o problema do seu equipamento.

1. Problemas na tomada

Parece um problema muito simples, né? Mas falhas na tomada e na alimentação de energia podem fazer o microondas parar de esquentar.

A razão mais óbvia para o microondas não funcionar é estar desconectado da tomada. Porém, se o equipamento liga e o painel acende normalmente, pode ter havido mau contato ou curto-circuito.

Agora, se o aparelho está dividindo a tomada com outro eletrodoméstico, o motivo pode ser carga elétrica insuficiente. Nesse caso, é melhor reservar uma única tomada para cada equipamento.

Outro problema comum é comprar microondas com a voltagem errada: por exemplo, de 110V, para uma residência que possui rede 220V. O aparelho pode até ligar, mas não vai esquentar adequadamente.

Microondas ou fogão? Qual vale a pena manter atualizado?

2. Potência errada

Assim como a voltagem, a potência do microondas deve ser adequada. Determinados tipos de alimentos e porções mais volumosas precisam de mais calor incidindo para esquentar.

A dica é ajustar o nível de potência do equipamento, conforme consta nas instruções do manual, e verificar se o aquecimento acontece adequadamente.

Outro detalhe que pode dar a impressão de que o microondas não está esquentando é o modo de programação — a opção “descongelar”, por exemplo, esquenta bem mais lentamente do que os modos normais.

3. Falha na porta

A maioria dos microondas tem um sistema de segurança que impede o aquecimento enquanto a porta não está completamente fechada. Ou seja, pode ser que o problema do seu equipamento esteja justamente aí.

Então o primeiro passo é verificar se o microondas está fechando direitinho. Você identifica algum obstáculo barrando a porta? Talvez o prato depositado seja grande demais? Ou o travamento da porta não está funcionando corretamente?

Se você não encontrar nenhum problema visível, uma hipótese é de que haja defeito no sensor que detecta o fechamento da porta. Sem receber sinal desse sensor, o motor do microondas não funciona.

4. Saídas de ar obstruídas

Para que o microondas funcione corretamente, é super importante que suas saídas de ar estejam livres. São aquelas pequenas aberturas nas laterais do equipamento, sabe?

Se tiver algum objeto cobrindo ou obstruindo as saídas, o vapor pode acumular dentro do aparelho e comprometer o aquecimento dos alimentos.

Geralmente, o espaço necessário ao redor do aparelho está indicado no manual de instruções. A maioria recomenda pelo menos 10cm de distância.

Melhor marca de micro-ondas: Midea, LG, Electrolux ou Consul?

5. Defeito no aparelho

Caso as outras possíveis causas tenham sido eliminadas, pode ser que o motivo do seu microondas não esquentar seja algum defeito interno.

Aqui existem algumas possibilidades: por exemplo, interruptor, fusível ou magnetron queimado. Esse último é a principal peça do microondas, responsável por transformar a eletricidade em ondas magnéticas que aquecem os alimentos.

Se, além de não esquentar, seu aparelho também estiver emitindo um ruído estranho, é indício de que o magnetron pode mesmo ter estragado.

Conclusão

Esperamos ter te ajudado a entender o funcionamento do seu aparelho, e que o problema seja simples de resolver!

Mas se ainda assim você não conseguiu entender por que seu microondas não esquenta, procure a assistência técnica especializada para investigar mais a fundo. Boa sorte!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento