Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Máquina de lavar que também seca gasta mais? Mitos e verdades

por Dufrio Refrigeração • 01/10/2018
Compartilhar:
LAVA E SECA

Poder lavar grande quantidade de roupas, roupas volumosas e edredons, entre outras situações que exigem mais atenção para secar, sem se preocupar com espaço para estender, secagem “incorreta” e outras preocupações é uma das grandes vantagens de contar com uma lava e seca.

Já falamos um pouquinho dela em outro post e de como esse equipamento pode trazer comodidade e benefícios para o dia a dia, especialmente para quem tem uma rotina muito corrida.

No entanto, quem vai comprar uma lava e seca pode esbarrar em uma questão comum: “será que vou gastar muito mais energia?”.

Afinal, o processo de secar vai exigir mais tempo de funcionamento da máquina e ainda enseja aquecimento, o que faz com que a gente pense que ela vai gastar mais do que uma máquina de lavar convencional.

Em tempos em que a conta de luz não está nada barata essa é uma preocupação compreensível.

Mas calma!

Para você tomar essa decisão sem medo e sem surpresas, hoje vamos discutir o que é mito e o que é verdade em relação a essa dúvida, para te ajudar a decidir com consciência.

Vamos lá?!

Confira:

1- Uma lava e seca sempre gasta mais

Depende: em relação a que tipo de aparelho?

Assim como a maioria dos equipamentos desse tipo ou mesmo outros eletrodomésticos, o gasto vai estar mais relacionado ao tempo que o aparelho permanece ligado e à potência que ele tem.

Veja bem: em relação a um ciclo de lavagem em máquina convencional e depois uso da secadora à parte, por exemplo, a lava e seca (que já faz as duas coisas em um) gasta menos.

Ela já otimiza o processo todo em um único aparelho e isso pode representar economia se comparado com os dois equipamentos separadamente.

Isso porque pode, por exemplo, utilizar potência menor na secagem, embora também o faça de maneira eficiente, do que uma secadora de roupas separada.

Uma coisa também pode variar: lavar com opção água quente (normalmente utilizada para facilitar remoção de sujeiras, por exemplo) ou fria.

2- A resistência vai virar “vilã de consumo”

Nesse sentido, é preciso desmistificar algumas coisas. A resistência, assim como no conhecido caso de recursos como chuveiro e ferro de passar roupa costumam consumir mais energia (gasto que será melhor definido de acordo com o tempo em que permanecer funcionando).

Mas, por exemplo, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, nem sempre a resistência da lava e seca permanecerá ligada enquanto ela estiver trabalhando.

Dependendo do modelo também, há mecanismos inteligentes por meio dos quais existem alguns momentos em que a máquina irá “desligar” a resistência enquanto o equipamento completa alguma fase.

Assim, ela só será religada em alguns momentos específicos do ciclo, de forma automática dentro de um programa de lavagem e secagem.

3- O gasto vai variar de acordo com quantas roupas eu secar

Não exatamente, se você pensar em questão de tempo que o processo leva.
O recomendável, contudo, é que você sempre procure juntar o maior número ou volume de peças possível para utilizar a lava e seca de maneira otimizada.

Você pode instituir algumas medidas para usar seu equipamento com menos preocupação. Pode não compensar, por exemplo, ligar a máquina para secar apenas algumas peças. Nesse caso, até por uma questão de facilidade de espaço para secar em varal comum, você pode optar por estender uma pecinha ou outra.

E utilizar a função de secar também somente quando o trabalho exigir mais.

O que acontece é que, em função do número de peças, você consegue programar modos de lavagem com níveis de água mais ajustados, por exemplo. Pode ser um nível baixo se forem poucas peças.

Logo, a economia (de água, no caso) acontece nesse sentido. Mas em termos de energia, o que mais pode contar é o tempo que a função requer – o que pode não estar relacionado à quantidade.

4-Ela irá secar menos peças mais rápido

Não necessariamente. O processo de secagem é normalmente um processo fechado, portanto algumas máquinas irão completar as etapas independentemente de quantas roupas você colocou ali.

Assim como é no processo de lavagem ou centrifugação.

A quantidade de roupas que você colocar no interior não necessariamente fará com que a máquina trabalhe mais rápido (embora seja possível configurar modos de lavagem diferentes, inclusive em função do tipo de peça ou material que você coloca ali).

O recomendável é que, portanto, por opção, pode ser preferível procurar utilizar a função secar quando o volume de roupas for maior, por uma questão inclusive de otimização de rotina e tempo.

5-Há alguns modelos mais econômicos no global

Verdade.

Alguns modelos proporcionam super economia de água de até 47% em relação a outros.

Procurar pelo selo Procel também ajuda a fazer escolhas mais conscientes.

Além disso, há processos que permitem lavar e secar em até 1h, se for uma opção como o modo “Eco Rápido”, por exemplo. Tudo vai depender da necessidade de cada lavagem e da maneira como você programa sua máquina, podendo haver vantagens, no global, em relação a um equipamento convencional.

E então, gostou da ideia de adquirir uma máquina de lavar que também seca sem se preocupar com os “mitos” do assunto?
Veja aqui as opções de lava e seca que a Dufrio tem para você!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento