Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Forno elétrico ou a gás: qual o melhor?

por Dufrio • 14/11/2019
Compartilhar:
Forno elétrico ou a gás

Quando estamos montando nossa cozinha, uma dúvida muito comum é sobre quais eletrodomésticos são mais adequados para nosso dia a dia. Nesse caso, qual o melhor: forno elétrico ou a gás? Depende!

Para escolher qual o ideal para sua casa, considere a sua rotina na cozinha, a estrutura do espaço e as suas preferências quanto às funcionalidades de cada modelo. Como estamos acostumados a ajudar nossos clientes com dúvidas de compra relacionadas a fornos, trouxemos neste post algumas dicas que vão te ajudar a escolher a melhor opção!

Forno elétrico

Forno elétrico com alimentos dentro sendo aquecidos

O forno elétrico é a versão moderna do forno convencional. A principal característica é em relação ao seu funcionamento, que não depende de gás, somente de eletricidade.

A praticidade é outro ponto crucial:

  • Com diversos tamanhos de forno elétrico no mercado. Assim, é possível escolher o modelo ideal para a sua cozinha, considerando o espaço disponível para o eletrodoméstico na sua cozinha.
  • Uma das funções, que fazem diferença principalmente para quem cozinha muito, é o ajuste de temperatura! O funcionamento elétrico proporciona maior precisão na escolha da temperatura e no menor tempo de preparo dos alimentos.

Em relação às desvantagens, o forno elétrico às vezes acaba tendo o preço mais alto do que os que funcionam a gás, justamente pelas funções mais modernas. Além disso, por depender de energia elétrica, seu funcionamento pode influenciar na conta de luz.

Forno a gás

Forno a gás Venax

Considerado o modelo mais tradicional, o forno a gás pode vir tanto como parte do fogão quanto em modelos de embutir. Uma das suas principais características é em relação ao cozimento: ele tem mais eficácia na hora de esquentar, deixando os alimentos mais saborosos.

Além disso, você não precisa depender da energia elétrica para o funcionamento do forno e o uso do aparelho não acarreta em maiores gastos com eletricidade. Quando comparado, o preço também é mais acessível na maioria das vezes.

O que pode ser uma grande desvantagem é o consumo de gás, que pode acabar saindo caro dependendo do quanto você pretende usar o forno. Além disso, ele ocupa mais espaço, não sendo o ideal para que possui uma cozinha muito pequena.

Em resumo, o forno a gás é o ideal para quem gosta de cozinhar e está disposto a investir mais tempo no uso do forno e na sua manutenção.

Qual o melhor?

Como você pôde perceber, os dois tipos de forno tem grandes vantagens e desvantagens. A questão é que cada um tem características bem pontuais, para diferentes necessidades.

De forma geral, recomenda-se que os fornos elétricos sejam usados por quem tem um ou mais desses fatores:

  • pouco espaço disponível;
  • não cozinha alimentos grandes ou complexos;
  • não gosta de utilizar ou não tem acesso a gás;
  • prefere praticidade, modernidade e precisão.

Já o forno a gás, pode ser mais útil para quem:

  • tem uma cozinha maior;
  • gosta de cozinhar e utiliza o forno com frequência;
  • quer economizar energia elétrica;
  • tem mais tempo para a manutenção e cuidado do aparelho.

E agora, já sabe qual o melhor forno para a sua casa? Faça a escolha certa contando com empresas que possam garantir segurança na compra e bons preços. Conte com a Dufrio para equipar sua cozinha e para oferecer os melhores preços!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento