Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

10 dicas de decoração para apartamentos pequenos

por Dufrio Refrigeração • 10/09/2019
Compartilhar:
Decorar Apartamento Pequeno

Decoração para apartamentos pequenos pode ser uma grande aliada para dar a sensação de que os ambientes são maiores do que realmente são. Atualmente, integrar a sala com a cozinha, no chamado “conceito aberto” ou “cozinha americana”, é uma boa forma de otimizar o espaço.

Mas, no final das contas, tudo depende de você investir nos elementos certos. Por isso, preparamos essa lista de como você deve explorar a decoração a seu favor para fazer sua pequena sala parecer o mais amplo possível. Confira!

1 – Menos é mais em apartamentos pequenos

Parece clichê, mas não é, principalmente se estamos falando de cômodos pequenos. Quanto mais informação visual houver no ambiente, maior é a sensação de peso e “entulhamento”.

As duas imagens a seguir mostram bem a diferença de um ambiente pequeno com muitos elementos, dispostos de maneira errada, para um ambiente com menos itens e melhor planejado.

Sala apartamento pequeno

Fonte: Syl.ru

2 – Cores claras e tons neutros na decoração

As cores claras e tons neutros são os mais indicados para escolher em uma decoração de apartamento pequeno. Isso porque esses tons garantem um visual clean para o ambiente e transmitem a sensação de amplitude. Ou seja: o ambiente fica mais leve e parece maior.

Apartamento cores claras

Fonte: Pinterest

Para não perder a personalidade, você pode investir em cores vivas e estampas nos detalhes da decoração (almofadas, por exemplo). Se quiser pintar a parede com cor forte, opte por apenas uma, para evitar a sensação de peso e ambiente fechado.

Os papéis de parede também são uma opção, mas cuidado com as estampas. Linhas horizontais aumentam a sensação de largura do ambiente, já linhas verticais dão a falsa sensação de altura.

3 – Espelhos para ambientes pequenos

Os espelhos grandes, que geralmente ocupam uma parede inteira, são itens indispensáveis para quem quer sensação de amplitude no ambiente. Isso é possível, justamente, por espelharem o espaço. Olha só!

Usar espelhos em salas pequenas

Fonte: Pinterest

 

4 – Aproveite cada cantinho do seu apartamento

Usar os espaços aéreos ou também chamados de verticais é importante para a organização e uma decoração com detalhes e multifuncional. As paredes devem, sempre, serem exploradas na decoração em ambientes pequenos.

Prateleiras e nichos, principalmente em espaços em que já se tem algum móvel ocupando próximo ao chão, são uma ótima pedida. As cantoneiras não deixam nenhum cantinho inutilizado.

Aproveitamento de espaços

Fonte: Pinterest

Mas, lembre-se, menos é mais. Não quer dizer que você deva usar uma estante que cubra toda a parede, do chão ao teto, por exemplo. Prefira sempre o mais simples. Um home/painel suspenso, por exemplo, libera espaço para puffs.

5 – Dicas sobre os móveis para apartamento

Na hora de pensar e escolher os móveis, alguns cuidados são essenciais. Dê preferência aos móveis mais horizontais, eles tem a linha de altura mais baixa e um design alongado.

Apartamento - Móveis para sala

Fonte: Pinterest

Usar móveis como divisores é uma dica para ambientes integrados. Exemplo: um sofá L pode funcionar para delimitar o espaço da sala de estar. Um sofá com aparador e até estantes vazadas também.

Apartamento pequeno - Sala decorada

Fonte: Pinterest

Opte por móveis multifuncionais

Banquetas que podem servir como mesa de apoio, pufs com espaço interno para compartimento. Peças transparentes ou de vidro também são indicados porque não se nota muito, dando a ideia de sala mais clean.

Sobre o sofá, se você tem apenas um ou dois quartos pequenos, ter um sofá-cama é perfeito para receber visitas (muitos até tem compartimentos extras, perfeitos para aproveitar o espaço). O futon é uma alternativa ao sofá tradicional.

6 – Cuidado com a disposição dos móveis e elementos

Pense bem na disposição dos móveis e elementos decorativos para o ambiente não ficar sobrecarregado ou mesmo desorganizado. Algumas dicas rápidas vão te ajudar nisso:

  • Distribua bem almofadas, quadros e prateleiras para não ficarem amontoados em uma parede só.
  • Cuidado com a localização de móveis como poltrona e mesas laterais ou de centro, pois não devem atrapalhar a circulação.
  • Mantenha-se atento ao espaço ideal para circulação entre os móveis, que é de 60 cm.
  • O tapete deve ser proporcional ao tamanho do cômodo e ficar alinhado com a beira e pés do sofá e dos móveis com uma sobra de 10cm a 30cm abaixo da mobília. Use ele em uma disposição que pareça mais comprido do que largo.

7 – Escolha a iluminação certa para ambientes pequenos

A iluminação vai variar muito da sua expectativa de ambiente:

Para uma sala mais intimista, luzes amareladas garantem conforto e aconchego. Já as luzes mais frias, brancas, deixam o ambiente claro e bem iluminado, para quem tem home office é bom para estudar e ler.

Iluminação para lugares pequenos

Fonte: Pinterest

As sancas são perfeitas para abrigar uma iluminação indireta, mas acabam sendo mais uma informação para o ambiente. Então, use com cuidado. As arandelas são ótimas pois deixam mesas de canto e laterais livres para outros itens de decoração.

8 – Cortinas longas e claras ajudam na decoração

Opte por itens de cores claras e lisas, para evitar sensação de sufocamento. Dê preferência a um nível alto para a cortina, que deve se estender até o chão e ser de tecido leve. Isso dá um alongamento ao pé direito.

9 – Teto clean faz a diferença em apartamentos pequenos

Para deixar o mais clean possível, se for usar ventilador de teto, opte por um modelo da mesma cor que o teto e com design moderno. Ter uma luz central é importante. Se for usar lustre, escolha um com design simples e pequeno, tamanho proporcional à sala.

10 – Eletrodomésticos também fazem parte da decoração

Para finalizar, lembre que os objetos que facilitam o seu dia a dia também precisam estar em harmonia com a disponibilidade de espaço e com a decoração. Nesse caso, os eletrodomésticos ocupam boa parte de um ambiente, principalmente na cozinha e na lavanderia.

Logo, o ideal para apartamentos pequenos é escolher eletrodomésticos menores, até optar por modelos 2 em 1. Algumas dicas:

  • Ao invés de comprar uma lavadora e uma secadora, a lava e seca oferece o mesmo serviço e ocupa menos espaço;
  • Os refrigeradores com freezer também ajudam a otimizar o espaço do apartamento, ao invés de ter um aparelho para cada função;
  • Pense bem antes de escolher cooktops e fornos embutidos, em alguns casos o próprio fogão já vem com dois fornos e otimiza o espaço com um melhor custo-benefício.

Como melhorar a decoração do apartamento pequeno

Para você aplicar as dicas que trouxemos aqui, na prática, aí vai um resumo em forma de check-list:

Fuja de: 

  • cores escuras;
  • desorganização;
  • conjunto de sofás completo;
  • cortina estampada;
  • mesas grandes;
  • estante para TV;
  • detalhes rebuscados;
  • eletrodomésticos desnecessários.

Aposte em:

  • cores claras;
  • mesa de centro transparente e pequena;
  • móveis baixos;
  • um sofá + poltrona e puffs;
  • painel suspenso;
  • cortinas longas e claras
  • espelhos em paredes;
  • eletrodomésticos multifuncionais.

É isso! Esperamos que aproveite essas dicas simples, mas milagrosas. Com certeza, vão fazer toda a diferença na decoração do seu apartamento. E lembre-se: use a criatividade! Ela também é aliada na hora de decorar espaços pequenos.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento