Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como escolher um forno elétrico: principais dicas

por Dufrio Refrigeração • 18/01/2022
Compartilhar:

 

Como escolher um forno elétrico: principais dicas

 

O produto sobre o qual iremos falar hoje faz parte do cotidiano da maioria das famílias brasileiras, de quem mora sozinho e não abre mão de um bom auxiliar de cozinha, e de pequenas empresas que contam com uma copa enxuta. Estamos falando do forno elétrico! Quem não adora?! 

 

Pensando nisso, nós reunimos algumas dicas de compra relacionadas aos atributos essenciais do produto, para que a compra seja realizada de forma a alcançar o melhor custo-benefício para você. Alguns pontos a se considerar, por exemplo, são o modelo do forno, seu tamanho, sua capacidade e tecnologia, seus recursos, sua voltagem e seu consumo de energia. Portanto, continue lendo e confira informações importantes sobre: 

  • Modelos de forno elétrico;
  • Tamanho do forno elétrico; 
  • Temperatura do forno elétrico; 
  • Funções interessantes;
  • Acessórios adicionais; 
  • Dicas extras 

 

Os modelos de forno elétrico

Atualmente, é possível encontrar dois principais modelos de forno elétrico no mercado: o primeiro deles é instalado sobre mesas ou bancadas, assim como o micro-ondas, como é o caso desse forno elétrico de 44 litros da Continental. O segundo modelo é embutido em armários, estantes ou bancadas, como, por exemplo, esse forno elétrico de embutir de 45 litros da Venax Grand Gourmet. Cada modelo dispõe de suas qualidades específicas, seja para ajustar onde você quiser em sua cozinha, seja para fazer um planejamento personalizado em um armário para embutir. 

 

 

Com o primeiro modelo, você conta com a flexibilidade para adequar o aparelho onde julgar melhor e, com o segundo, você pode economizar espaço em cozinhas menores e, de bônus, deixá-la ainda mais sofisticada. Para descobrir mais informações sobre as vantagens dos eletrodomésticos de embutir, acesse o link e confira a postagem que escrevemos sobre o assunto para o blog.

 

O que saber para escolher o tamanho do forno elétrico

O tamanho do forno elétrico é algo essencial para o consumidor ter em mente, pois, dessa forma, não é necessário investir em um produto que seja muito além da sua necessidade real. Pois bem, vamos lá! 

 

Se você mora sozinho(a), o mais interessante é investir em um forno de até 20 litros. Os fornos de até 30 litros, por sua vez, são uma boa opção caso você more com um(a) companheiro(a). No caso de famílias numerosas, ou que realizam um grande fluxo de eventos, os fornos de 30 a 50 litros são super competentes. Por fim, se o seu caso é para o uso de pratos grandes, seja para eventos empresariais de pequenas empresas ou confraternizações de famílias numerosas, pode ser uma boa ideia optar por um forno de 90 litros. 

 

Temperatura máxima e mínima do forno elétrico

Uma das grandes vantagens do forno elétrico é a amplitude de temperaturas, e esse atributo pode te ajudar bastante no que diz respeito à otimização de tempo. A temperatura mínima, de 50ºC, é indicada para fermentação de pães, enquanto a máxima, de 300ºC, permite o cozimento mais rápido de alimentos.

 

Funções interessantes do aparelho

Na hora de escolher o seu forno elétrico, não se esqueça de prestar atenção nas diferentes funções e atributos que acompanham o produto, fornecendo mais benefícios para a sua rotina. Quando comparado ao forno convencional, o forno elétrico já é superior por contar com algumas funções como grill (para dourar alimentos) ou descongelamento de alimentos. Outras funcionalidades interessantes são:

  • Sistema autolimpante;
  • Luz interna: para facilitar a visualização, de forma que não seja necessário abrir o forno para conferir se o bolo ou o chester estão bem assados; 
  • Vidro duplo: ideal para evitar fugas de calor, impedindo queimaduras ou acidentes mais sérios; 
  • Timer para controle e aviso sonoro: assim, você fica mais tranquilo em relação àquele pão que colocou para assar, caso esteja envolvido em outras tarefas cotidianas. Os fornos de embutir são programáveis para até 120 minutos, enquanto os de bancada, por sua vez, variam de 60 a 120 minutos. 
  • Pés antiderrapantes.

Além disso, alguns modelos de forno elétrico de embutir contam com uma tecnologia para não misturar os cheiros dos alimentos assados juntos. Sensacional, né?

 

 

Acessórios adicionais para o forno elétrico

Outra dica bacana para prestar atenção são os acessórios adicionais, que são vendidos junto com o produto. Geralmente, os fornos de embutir contam com bandejas coletoras, espetos giratórios e grelha deslizante.

  • Bandeja coletora: serve para coletar possíveis respingos de gordura e de alimentos, facilitando a higienização do forno e funcionando de forma semelhante ao processo da AirFryer
  • Grelha deslizante: auxilia na hora de checar se o alimento está cozido, sem que haja a necessidade de colocar a mão dentro do forno. Assim, você garante mais segurança e minimiza o risco de queimaduras. 
  • Espeto giratório: esse acessório é um pouco mais raro nos modelos nacionais, mas serve para preparar carnes assadas. O espeto é encaixado na horizontal, acima da grelha, como em uma churrasqueira. Os amantes de carne aos finais de semana vibram com esse recurso! 

 

Dicas extras

Para famílias grandes que tenham preferência pelo forno de embutir, nós indicamos a compra de uma opção de forno elétrico com duas prateleiras. Assim, você economiza tempo e energia, além de colocar toda a proteína na mesa uma única vez! Afinal, convenhamos, é bem chato ter que esperar a segunda fornada ficar pronta, né? Essa dica também vale para as boleiras de plantão, que trabalham com quitutes caseiros. 

Por fim, outra dica importante é sempre conferir a voltagem do produto antes de finalizar a compra, para evitar quaisquer transtornos. 

 

Encontre o seu próximo forno elétrico na Dufrio!

 

No site da Dufrio, você encontra várias opções de forno elétrico, de marcas consagradas como Continental, Fischer, Consul, Brastemp, Electrolux, e muito mais. Além disso, agora você também pode baixar o aplicativo da Dufrio para aproveitar preços e ofertas especiais. No momento, estamos com ótimas promoções em forno elétrico e, agora que você já sabe todas as dicas mais importantes, com certeza vai encontrar a opção que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu bolso! 

 

Caso esse conteúdo tenha sido útil para você, não se esqueça de dar uma olhada nas outras postagens do blog! Temos inúmeras postagens com dicas sobre eletrodomésticos que vão te ajudar a tirar qualquer dúvida e ficar por dentro das novidades. Até a próxima! 

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento