Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Como realizar a carga de fluido frigorífico em aparelhos de ar-condicionado split?

por Dufrio Refrigeração • 20/02/2017 • 20/02/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Com frequência postamos aqui, neste espaço, orientações para profissionais de refrigeração que atuam diretamente na instalação e reparo de sistemas de ar-condicionado.

As boas práticas nessa atividade são fundamentais para a realização de um trabalho qualificado que inclui: manutenção preventiva, detecção de vazamentos, registro de dados técnicos, operação adequada, além do recolhimento, reciclagem e manuseio correto dos fuidos frigoríficos, entre outros procedimentos.

Nesse post, vamos mostrar o passo a passo de como realizar a carga de fluido frigorífico. Esse material faz parte do Manual do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs que tem por objetivo orientar sobre a prevenção de vazamentos e, assim, ajudar a preservar a camada de ozônio e incentivar atitudes sustentáveis. E então, prontos para mais esse tutorial? Vamos a ele:

Após realizar um bom vácuo no sistema, para remover gases não condensáveis e umidade, a carga do fluido frigorífico pode ser iniciada. Veja os passos iniciais:

– Em vácuo, abra a válvula do manifold para o cilindro de carga do fluído frigorífico e realize vácuo nesta mangueira através de T com válvula globo ou conexão extra no próprio manifold (quatro pontas);

– Dê uma carga inicial no sistema. Caso a carga seja feita com líquido, deveráser feita pela linha de líquido. No caso da carga pela linha de sucção, confirme se não há líquido na linha de sucção com o par pressão/temperatura na saturação. A temperatura da linha de sucção e do compressor deverá ser superior ao valor saturado correspondente à pressão medida. Recomenda-se que a carga seja feita com a utilização de uma balança de precisão;

– No caso da carga de fluido frigorífico ser conhecida, ao se atingir o valor desejado interrompa o processo fechando as válvulas da garrafa de carga e do manifold;

– No caso de não conhecer a carga correta total, faça uma estimativa pelo tamanho e capacidade da unidade de refrigeração, carregue com 50 a 70% deste valor, ligue o sistema e sempre monitore o acréscimo da carga por meio de manômetros, balança, temperatura, corrente elétrica, superaquecimento e sub-resfriamento.

Os seguintes cuidados devem ser tomados:

  • A corrente elétrica do compressor depende de múltiplas variáveis, tais como a pressão de sucção e de descarga e estas das temperaturas da câmara e do ar externo de condensação, portanto, não é um valor confiável;
  • O sub-resfriamento da linha de líquido e superaquecimento da linha de sucção só podem ser usados em sistemas com válvula de expansão termostática. Não devem ser usados como referência em unidades com capilar, por exemplo;
  • O ideal é conhecer a folha de dados do equipamento com os seus parâmetros de operação e comparar com os valores reais de funcionamento.

Dica final: Caso haja vazamento de fluido frigorífico, é necessário o recolhimento de todo fluido frigorífico restante do sistema antes de realizar as atividades de manutenção e reparo. Somente dessa forma será possível saber a carga exata contida no sistema.

Em casos de vazamento, não há como saber a quantidade que vazou. Assim, recomenda-se medir a quantidade de fluido recolhida e verificar na placa de identificação do aparelho, e no manual do fabricante, a quantidade exata de fluido frigorífico necessária para completar a carga, evitando desta forma uma carga demasiada.

Ficou com mais alguma dúvida? É só deixar seu questionamento nos comentários que logo respondemos!

Fonte: Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs-PBH (Treinamento e Capacitação para Boas Práticas em Sistemas de Ar-condicionado do Tipo Split

Recomendados para você

2K

0

Dicas

Conheça os 3 tipos de detectores de vazamento em aparelhos de ar-condicionado

940

0

Residencial

Umidade do ar: quais os possíveis reflexos em nossa saúde

5K

2

Residencial

Qual a diferença do ar-condicionado de janela mecânico e eletrônico?

2 Comentários

  1. sabino a walter disse:

    muito importante

  2. Franks disse:

    E muito bom essa preocupação com o meio ambiente, a máquina de recicla e muito cara deveria ser mas enconta, pra ensentiva os técnicos em Refrigeração a compra e fazer a reciclagem do gás Refrigerante.

Deixe o seu comentário!