Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Capacitores: o que são e para que servem?

por Dufrio Refrigeração • 29/04/2022
Compartilhar:

 

Capacitores: o que são e para que servem?

 

O Blog da Dufrio sempre tem o objetivo de educar nossos leitores com conteúdos exclusivos, que possam te ajudar e fazer toda a diferença na hora da compra. O conhecimento por si só já é um fator de grande relevância, não é mesmo? Nessa publicação, o tema é a categoria de peças, especialmente os capacitores! Vamos nessa?

 

O que é um capacitor?

 

O capacitor (também conhecido como acumulador) é um componente capaz de armazenar energia elétrica em um campo elétrico. A estrutura dessa peça é composta por dois materiais condutores nas extremidades (metálicas) e separados por um material dielétrico (isolante). 

 

Conforme mencionamos, os capacitores servem principalmente para armazenar cargas elétricas. Eles também são aplicáveis a circuitos alimentados por correntes elétricas alternadas, quando se deseja a formação de uma corrente elétrica contínua, no caso de eletrodomésticos como máquinas de lavar e geladeiras

 

Um atributo interessante para destacar sobre os capacitores é que eles são capazes de suprir altas demandas, como aparelhos de som utilizados em shows! 

 

Para exemplificar ainda melhor: um capacitor tem a mesma estrutura de uma pilha ou bateria. Porém, as baterias têm uma capacidade de armazenamento muito maior do que os capacitores, não sendo à toa que estão presentes em aparelhos eletrônicos do nosso dia a dia. 

 

O que é capacitância?

 

Ao falarmos sobre capacitores, também é muito comum encontrar o conceito de capacitância. Você sabe o que é? A capacitância, na realidade, nada mais é do que a capacidade de armazenamento de cargas elétricas em um capacitor. 

 

Para medir a capacitância da peça, você pode utilizar um capacímetro. Em nosso Blog, já publicamos uma postagem em que testamos o modelo da Dugold. No site da Dufrio, você encontra o capacímetro digital Dugold que recomendamos em nosso teste! 

 

Saiba mais no Blog Dufrio: Testamos o capacímetro digital Dugold. Confira! 

 

Confira as opções de capacitores disponíveis na Dufrio!

Há diversos modelos de capacitores, e, no site da Dufrio, você pode pesquisar à vontade e encontrar o modelo que melhor atende às suas necessidades. Vale ressaltar que os tipos mais utilizados são: o eletrolítico, o cerâmico e o de poliéster. A anatomia das peças é bem diferente, pois cada uma entrega a estrutura desenvolvida para atender necessidades e características específicas. 

 

Se você frequenta nossas lojas, e ainda ficou com alguma dúvida sobre qual peça atende mais a sua demanda, procure um dos vendedores para te auxiliar! Você também pode mandar a sua pergunta nos comentários, assim como qualquer outra sugestão ou dúvida, e vamos responder o mais rápido possível. Até a próxima!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento