Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

As melhores serras Tico-Tico para uso doméstico

por Dufrio Refrigeração • 03/09/2021
Compartilhar:

A serra tico-tico é ideal para cortar metais, madeira, plástico, MDF de um jeito prático e simples. Ela é popular por ter uma maior funcionalidade do que a serra circular, pois faz chanfros, rasgos e cortes de imersão.

 

Neste conteúdo você vai aprender como utilizar a serra tico-tico, como escolher lâminas, os diferenciais e principais cuidados com essa ferramenta para que haja garantia e segurança na utilização. 

 

Para ter bons resultados e aumentar a durabilidade da ferramenta, também daremos algumas dicas para tal. Vamos juntos?

 

Como utilizar a serra tico-tico

 

1 – A ferramenta deve ser preparada fora da rede elétrica, para que não haja riscos de corte/acidentes, certo? Você precisará de uma lâmina de corte adequada pois existem lâminas para cada tipo de material. O encaixe da lâmina é prático e feito com um clique.

 

2 – Com o material pronto, esse é o momento de preparar o material a ser cortado. Nesse ponto é imprescindível que a iluminação seja boa, para que haja a melhor visualização das marcações do local de corte. Feito isso, acomode-o sobre o suporte ou a bancada para serra tico-tico. 

 

3 – Ligue o equipamento na tomada, escolha a velocidade e a potência que correspondam com o trabalho a ser realizado. Com as duas mãos, conduza a serra tico-tico com calma e precisão pela demarcação feita no material na etapa anterior.

 

4 – Corte finalizado, desligue a ferramenta da tomada e finalize com uma lixa para remover as rebarbas e imperfeições. Quanto a serra tico-tico, higienize-a tirando-o pó e guarde sua ferramenta em um local seguro.

 

Precisando de uma serra tico-tico? Aproveite as nossas ofertas de Ferramentas Manuais.

 

A serra tico-tico é melhor que a serra circular e podemos provar! As circulares são boas para cortes retos, é possível fazê-los com mais velocidade, mas a serra tico-tico também faz cortes retos, então a versatilidade acaba ganhando. Já que pode ter mais benefícios em uma ferramenta, porque não?!

 

Além disso, enquanto as serras tico-tico são seguras e fáceis de usar, as serras circulares exigem um pouco mais de treino e técnica para realizar cortes perfeitos. Aprenda a escolher serra tico-tico com a guia de atributos a seguir:

 

Como escolher a lâmina:

 

Qual lâmina devo usar? Depende do material que você vai cortar com a serra tico-tico (isso é um ponto de atenção). Por exemplo, para serrar madeira as lâminas largas servem para cortes longos enquanto as mais estreitas são uma boa pedida para cortes curvos ou curtos. 

 

Normalmente, no site do fabricante é possível encontrar informações sobre quais lâminas são indicadas para cada material, tipo de corte e espessura. As lâminas de serra tico tico tem quatro categorias principais (HCS, HSS, BIM e Carboneto) e escolher a lâmina certa é fundamental para que o corte seja preciso, desta forma haverá menos desgaste e consequentemente aumentará a durabilidade da lâmina.

 

Analisar a geometria da lâmina também é um ponto bacana de analisar, pois assim você consegue ter uma noção de como a lâmina corta e o que esperar dela. 

 

Diferenças importantes de verificar:

 

Potência: Dar atenção para potência da ferramenta irá garantir a qualidade do material cortado e também na velocidade do motor. Quanto mais potente a serra tico-tico for, maior será a facilidade de corte, principalmente em materiais mais duros.

 

Nas ferramentas com fio a potência é medida em Watts e para as ferramentas sem fio (portáteis), é medida em Volts. Se o motivo da compra da serra tico-tico é para trabalhos domésticos ou pequenos reparos, a potência de 400W deve ser o suficiente, já para uso profissional necessita-se de no mínimo 550W.

 

Opte por modelos com fio para uso frequente e intenso, além de ser mais ágeis cortam materiais mais densos com facilidade. 

 

Ajustes de velocidade e orbitais: A velocidade é medida por golpes por minuto (GPM), e para qualquer projeto a velocidade de 3000GPM está ok! Além de proporcionar maior precisão no material cortado, é importante no que diz respeito ao acabamento, uma vez que é possível ajustar.

 

Já os ajustes orbitais é outro atributo importante, pois possibilitam que a serra faça cortes em ângulos e lados diferentes. 

 

Lâmpadas de LED:  são úteis para ter precisão em ambientes mais escuros e também para definir a qualidade da bateria.

 

Atente-se aos recursos extras das serras tico-tico na hora da escolha, pois eles aumentam a precisão e o resultado tende a ser melhor. Como por exemplo, botões de velocidade contínua diminuem o esforço. 

 

O soprador de pó embutido é mais um favor de decisão para compra, visto que ele limpa a área de corte à frente e garante melhor visibilidade. O acúmulo de poeira debaixo da serra pode danificar a superfície.

 

Agora com conhecimento mais aprofundado, conheça as nossas ofertas de Serras Tico Tico.

 

Lista de cinco cuidados que devem ser tomados com a serra tico-tico no uso doméstico:

 

1.Organize seu local de trabalho, ambientes desorganizados e escuros são tendenciosos à acidentes;

2.Certifique-se de que a ferramenta esteja desligada antes de conectá-la;

3.Prenda o material a ser cortado (você precisa ter suas mãos livres para guiar a serra, por isso é orientado prender), a precisão do corte tende a ser melhor.

4.Não force a ferramenta e utilize para a sua aplicação adequada;

5.Não deixe as lâminas ao alcance de crianças/pessoas despreparadas.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento