Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado pingando: o que pode ser?

por Dufrio Refrigeração • 24/08/2017
Compartilhar:

Há algum tempo ar condicionado era sinônimo de luxo para poucos, hoje é quase impossível pensar na rotina diária sem ele. O conforto em casa, no trabalho e até nos transportes são conquistas que melhoram o bem estar, influenciando na qualidade de vida.

Por isso, é importante não apenas a instalação correta do aparelho, como um serviço de manutenção adequado, para evitar diversos problemas – entre eles o vazamento. Apesar do que muita gente imagina, ar-condicionado pingando não é normal e pode ser evitado. Veja o que pode estar acontecendo e o que fazer.

O Ar-condicionado pingando pode ter vários motivos: instalação errada é um deles

De acordo com os especialistas, ar-condicionado pingando é um problema que pode ter origens diversas. Se ele é novo e foi instalado recentemente, muito provavelmente a causa é erro na instalação do aparelho.

Os mais comuns são uso de tubulação com diâmetro menor do que o sugerido pelo fabricante; posicionamento torto da evaporadora na parede; uso de mangueiras estranguladas ou sem caimento; ou vários equipamentos interligados na mesma tubulação.

Neste caso, a melhor forma de resolver o problema é ligar para o técnico que fez a instalação e pedir que ele retorne para resolver o problema instalando o ar-condicionado corretamente.

Falta de limpeza é principal causa de ar condicionado pingando

Se o aparelho não é novo, a falta de manutenção pode deixar o ar-condicionado pingando, principalmente por causa dos filtros sujos. Em locais em que o uso do equipamento é fraco a moderado, ele deve ser limpo uma vez por mês, onde é intenso, o filtro deve ser limpo a cada 15 dias. Mas atenção: mesmo ocioso o filtro deve ser limpo, porque mesmo parado ele acumula poeira.

No entanto, não é apenas a sujeira do filtro que deixa o ar-condicionado pingando: a que fica acumulada no interior do aparelho e na bandeja de condensado acaba bloqueando a passagem da água para o sistema de drenagem, fazendo com que a água vaze.

A desobstrução dessa bandeja deve ser feita apenas por um técnico especializado. O ideal é que seja realizada uma manutenção preventiva, de limpeza profunda, uma vez por ano também por profissional capacitado.

A baixa pressão do gás também pode fazer o ar condicionado pingar. Mas, na maioria das vezes, a questão não é vazamento, mas sim a sujeira acumulada que reduz a pressão do gás.

Bomba de dreno entupida ou queimada também causa pinga-pinga

Nem todo ar condicionado tem bomba de dreno, ela só é utilizada quando o equipamento é instalado onde não há um ponto de drenagem próximo. Se esse é o seu caso, fique atento, porque a bomba também precisa de manutenção periódica, caso contrário ela pode entupir ou queimar.

Assim como na tubulação do dreno, lodo, musgo e a sujeira em geral se formam e começam a tampar a passagem, muitas vezes sendo esse o motivo de queima da bomba. É preciso fazer uma limpeza geral no sistema de drenagem para o ar condicionado parar de pingar.

Ar condicionado pingando por causa do congelamento da serpentina

No ar condicionado split há ainda um outro motivo que pode ocasionar pinga-pinga: o congelamento da serpentina, um motivo bastante comum. Ele pode ocorrer por estar obstruída por sujeira, o que faz com que comece a congelar a ar que está produzindo, deixando de drená-la.

A serpentina também congela por causa do filtro sujo, ficando obstruída de gelo, ou por causa da turbina suja. Nesse caso, atenção, porque não basta limpar a peça com um pincel, por exemplo: é necessário retirá-la, lavá-la corretamente e refazer a sua instalação.

Baixa rotação da turbina 

Outro problema comum que costuma deixar o ar condicionado pingando, mas que nem todos os técnicos ficam atentos, é a baixa rotação da turbina. O problema é causado pelo capacitor da placa ou fora dela, que não está em sua capacidade total. Nesse caso, ele deve ser averiguado com um capacímetro. Ele deve ser substituído sempre que estiver com seu rendimento abaixo do esperado.

Outros problemas que podem deixar o ar condicionado pingando

Outros problemas menos comuns são falha no sensor de degelo, mudança brusca de temperatura, alta umidade no ambiente ou baixa temperatura externa. Vale lembrar que os aparelhos de ar condicionado não foram projetados para trabalhar abaixo de 15ºC . Como a temperatura exterior afeta a relação temperatura /pressão, quando a exterior está muito baixa, a do sistema de refrigeração também cai, fazendo com que a serpentina na evaporadora congele.

Fora a limpeza dos filtros, que você mesmo deve fazer a cada 15 ou 30 dias, de acordo com a intensidade de uso do aparelho, qualquer serviço de manutenção deve ser feito por pessoal especializado. O técnico é a melhor pessoa para determinar a causa do ar condicionado pingando e solucionar o problema.

Você já teve esse problema com seu ar condicionado? Como resolveu a questão? Compartilhe conosco a sua experiência!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
16 Comentários
  1. Franks disse:

    Boa noite? Também ocore o pinga pinga de agua quando a evaporadora não fica reta na parede ou seja um pouco inclinada pra frente.

  2. Brena disse:

    Qual a periodicidade da limpeza que deve ser realizada pelos técnicos? (Considerando uso intenso)
    Att.

    • Olá Brena, como vai ? aqui é a Lilian, em locais em que o uso do equipamento é fraco a moderado, ele deve ser limpo uma vez por mês, onde é intenso, o filtro deve ser limpo a cada 15 dias. Mas atenção: mesmo ocioso o filtro deve ser limpo, porque mesmo parado ele acumula poeira.Ficamos a disposição! 🙂

  3. fellipe disse:

    Bom dia, não sei se alguem já enfrentou esse problema. MEu arcondicionado esta suando na tubulação do gás a ponto de pingar dentro do forro do teto e da parede.
    Ja chamei 2 tecnicos diferentes, que refizeram todo o isolamento, ja trocaram o gás, já trocaram a tubulação toda, ja trocamos até a maquina com a maquina por um memso equipamento que tinha em outro comodo. Não sei mais o que fazer. estou a 6 meses com as paredes do meu quarto toda quebrada e com agua pingado do cano.
    Vcs tem alguma outra ideia do que pode ser!?
    Obrigado

    • Bom dia Fellipe, esta situação é comum pois acaba acontecendo do instalador não isolar as tubulações de forma adequada e acaba existindo este transtorno, o interessante seria você consulta com o seu técnico se de fato ele é autorizado pela marca do seu aparelho a realizar a instalação, pois existe uma serie de fatores analisados para que o isolamento seja perfeito, exemplo: se o seu ar condicionado for convencional ele necessita de um isolamento que suporte 80 graus, caso o seu aparelho tenha a tecnologia Inverter ele necessita de um isolamento que suporte 110 graus. Por tanto seria interessante você entrar em contato com o técnico da autorizada e verificar se de fato a forma e o material que foi usado é adequado para o seu produto. Ficamos a disposição Fellipe!

      • Rayane disse:

        Boa tarde tenho um ar condicionado novo de 12.000 btus. . mais ele esta suando pro lado de dentro ja inclinei ele mais ainda soa um pouco o que eu faço? Isso pode queimar ou prejudicar na refrigeração?

        • Olá Rayane, tudo bem?

          Indicamos que você entre em contato com um técnico autorizado pela marca do seu aparelho, para que ele possa fazer um diagnóstico mais preciso do que pode estar acontecendo com seu ar condicionado!

          Ficamos a disposição =)

  4. HUGO disse:

    Instalei um ar 30.000 BTU Midea a uma semana. Agora percebo que as aletas da evaporadora e a região sobre as aletas ficam suadas e pingando água. O ar é novissimo e com uma semana de funcionamento.
    O que pode estar causando isso?

    • Olá Hugo, como vai? Orientamos que acione um técnico especializado da marca, caso não tenha instalado com um autorizado o problema pode dar se pelo fato que não foi instalada corretamente. Ficamos a disposição!

  5. Claudia Campos disse:

    boa noite, acabei de instalar um split daikin inverter de 12.000 btus e notei que está saindo bastante água na unidade externa, mais do que o normal que vejo pingando em outros aparelhos. Aqui está parecendo uma torneirinha aberta. É normal sair essa quantidade de água???

    • Olá Claudia, tudo bem?

      Indicamos que você entre em contato com um técnico autorizado pela marca do seu aparelho, para que ele faça um diagnóstico mais preciso do seu produto e possa fazer a manutenção!

      Ficamos a disposição =)

  6. Thalles disse:

    Bom dia galera da Dufrio, depois desse post nenhuma dúvida rsrsrsrs, apenas um agradecimento!!!
    Parabéns pelo Blog, esse post me ajudou bastante, além de ser bem estruturado, sintético, porém completo, ainda possui uma escrita fluida, o que torna a sua leitura ainda melhor.
    Obrigado!!!

    • Olá Thalles, tudo bem?

      Ficamos muito felizes que nosso post tenha respondido suas dúvidas e ajudado você. Agradecemos todos os elogios, sua opinião é muito importante para nós!

      Ficamos à disposição, caso possamos ajudar em mais alguma coisa

  7. Priscilla disse:

    Compramos duas unidades do Split Hi Wall Inverter (Midea Extreme Save) com vocês e após uns dias de uso e com a mangueira de dreno instalada, os dois aparelhos ficam pingando tanto pela serpentina quanto pelos furos da máquina.

    Segundo o técnico que fez a instalação isso acontece pelo tipo de gás usado nos aparelhos inverter. Nunca vi isso acontecer, a informação procede?

    Porque não está adiantando nada ter a mangueira de dreno.

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento