Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Por que a tecnologia inverter é uma boa forma de economizar energia?

por Dufrio Refrigeração • 13/10/2020
Compartilhar:
Tecnologia inverter

Apesar de não ser recente, já que foi desenvolvida pela Toshiba ainda na década de 1980, a tecnologia inverter é, sem dúvidas, uma das maiores aliadas na economia de energia atualmente.

Essa tecnologia baseia-se na regulação do fluxo de energia, através do controle da velocidade do compressor, usado em equipamentos como ar-condicionados, lavadoras e refrigeradores.

Isto é, o compressor inverter trabalha de forma mais eficiente, sem o “liga e desliga” dos compressores comuns, evitando picos e gasto desnecessário de energia.

Como funciona a tecnologia inverter em ar-condicionados, refrigeradores e máquinas de lavar?

No caso do ar-condicionado e refrigerador, o sistema inverter permite que o equipamento alcance a temperatura selecionada pelo usuário de forma mais rápida. Além disso, os aparelhos não sofrem oscilações de temperaturas, já que o compressor se mantém ligado.

Nos modelos tradicionais de ar-condicionado, o ventilador absorve o ar do ambiente e depois o compressor, com as serpentinas e gás refrigerante, resfria o ar e o devolve ao ambiente.

Cada vez que o ar entra e sai, o termostato mede a temperatura e desliga o compressor quando a temperatura selecionada é atingida, e o religa quando a temperatura muda.

Já nos modelos de ar-condicionado inverter, o compressor do ar-condicionado fica o tempo todo ligado, porém numa potência menor, sem ter que realizar um gasto de energia maior cada vez que a temperatura oscila.

Ademais, o mesmo acontece com os refrigeradores (geladeiras) inverter, cujos sensores detectam a temperatura do equipamento e controlam o nível de refrigeração.

Nesse caso, acontece o mesmo procedimento do ar-condicionado: o compressor se mantém ativo, garantindo a temperatura do equipamento selecionada pelo usuário.

Por outro lado, no caso das lavadoras inverter, o controle da rotação do compressor é influenciado pela quantidade de roupas de uma lavagem.

Nos modelos tradicionais, uma lavagem pode ter muitas rotações sucessivas e desnecessárias. Na versão inverter, a quantidade de ciclos é regulada, sem o uso de polias e correias, o que evita ainda a dispersão de energia.

Vantagens e desvantagens do sistema inverter

Além da economia de energia — que pode chegar a 40% em relação aos equipamentos comuns —, existem outros benefícios que tornam a compra de equipamentos com tecnologia inverter mais atrativa. Confira algumas vantagens:

  • Os aparelhos com sistema inverter são mais silenciosos devido ao trabalho contínuo do compressor desses equipamentos.
  • Apresentam desempenho geralmente melhor do que os equipamentos comuns.
  • A durabilidade acaba sendo maior, devido ao funcionamento mais eficiente de peças como o compressor, e da não-utilização de peças como polias e correias, no caso das lavadoras.
  • Algumas marcas fornecem garantia de até 10 anos para modelos de aparelhos inverter.
  • Alguns modelos usam gás refrigerante ecológico (R410A), que não agride a camada de ozônio.

No entanto, é preciso considerar que essa economia de energia gerada pelos sistemas inverter nos equipamentos é sentida a cada mês.

Assim, isso estabelece um prazo médio para o retorno do investimento da compra do equipamento inverter, que geralmente é mais caro do que o equipamento comum.

Gostou do artigo? Então, confira mais informações sobre refrigeração e tecnologia inverter aqui no blog da Dufrio!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento