Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Energia Solar: entenda como funciona a instalação

por Dufrio Refrigeração • 14/12/2021
Compartilhar:

 

Energia Solar: entenda como funciona a instalação

 

Ao acompanhar as últimas notícias no Brasil e no mundo, podemos perceber que a energia solar é um dos assuntos mais comentados. Isso acontece porque o recurso é uma ótima opção quando se trata de economia a longo prazo, além do serviço estar se tornando cada vez mais acessível

Segundo o Estudo Estratégico Geração Distribuída Mercado Fotovoltaico da Grenner, haverá um boom no setor a partir de 2023. Outro dado interessante desde mesmo estudo, é no aumento de 54% para ambientes residenciais e de 27% nos comerciais. A permanência de muitos colaboradores no trabalho remoto fez com que o consumo de energia se elevasse, tarifas mais altas e mais chances de realizar um financiamento fez com que o comportamento dos usuários mudasse.

 

 O crescimento e a evolução da energia solar

 

Nos últimos anos, estamos observando uma popularização da energia fotovoltaica, que está se expandindo para além das classes A e B. Isso ocorre devido aos financiamentos disponíveis para empresas e famílias adotarem a energia solar e optarem por um meio mais sustentável e econômico a longo prazo. Se você tem interesse em conhecer mais sobre esses financiamentos, a Dufrio Financeira pode te ajudar! 

 

Através da relação entre os módulos — ou placas — fotovoltaicos e a tensão elétrica, é possível gerar e possuir energia solar em casa ou no espaço de seu interesse. Além de gerar economia, não podemos esquecer que esse sistema também é uma alternativa sustentável e amiga do meio ambiente, motivo pelo qual vem crescendo e evoluindo cada vez mais. 

 

Principais etapas do processo de instalação das placas fotovoltaicas

 

Quando se trata do processo de instalação da energia solar, nada de tentar fazer por conta própria, viu? Pode até parecer fácil, mas o sistema passa por diversas fases, que precisam ser planejadas e executadas com bastante atenção. Afinal, as placas são sensíveis e o manuseio incorreto delas pode causar danificações. Abaixo, listamos algumas etapas importantes do processo de instalação:

 

  • Planejamento por projeto elétrico: essa é a primeira etapa, muito importante para que se entenda qual a condição e a necessidade da sua casa ou da estrutura que receberá o sistema de energia solar. 


  • Visita técnica/profissional: nesse momento, é essencial que você entre em contato com uma empresa especializada e de confiança para validar o projeto. O técnico fará uma análise de fatores como o tamanho ideal do sistema e o local mais apropriado para a instalação, dentre outras considerações.


  • Projeto elétrico: o desenvolvimento e a elaboração do projeto elétrico ficam a cargo da empresa que realizou a visita técnica. 


  • Legalização da instalação: esse ponto possui um caráter mais burocrático e é indispensável para a continuidade do projeto. A energia solar deve ser conectada a uma rede de energia convencional de acordo com a ANEEL. Trata-se de um documento obrigatório, visto que comprova que a instalação atende aos critérios e requisitos estabelecidos. 


  • Instalação e testes de funcionamento: finalmente, passamos para a instalação dos painéis solares e da infraestrutura elétrica! Logo em seguida, já devem ser realizados os testes para verificar se o sistema está funcionando corretamente, corrigindo eventuais falhas e possíveis transtornos. 


  • Homologação: aqui, trata-se de outro ponto burocrático que fica por conta da empresa, concernente à legislação diante da concessionária.

 

Financie o seu projeto de energia solar com a Dufrio!

Ficou interessado em conhecer mais sobre energia solar? Você pode conversar com nossos especialistas acessando a página de Financiamento de Energia Solar da Dufrio. Além disso, não se esqueça de dar uma olhada nas outras matérias do blog! Já publicamos diversos conteúdos que podem te auxiliar a aprofundar o seu conhecimento sobre energia solar. Caso tenha sobrado alguma dúvida, fique à vontade para deixar algum comentário! 

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento