Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como economizar água? Conheça hábitos simples que fazem diferença!

por Dufrio • 01/10/2020
Compartilhar:
Como economizar água

Saber como economizar água é muito importante, não apenas para gastar um pouco a menos no final do mês, mas também para o meio-ambiente. Confira aqui algumas dicas bem práticas e que vão te conscientizar!

1 – Tomar banhos curtos

Para que você tenha uma breve noção da importância de como é importante economizar água, a cidade de São Paulo poderia reduzir o consumo em 26,8 bilhões de litros por mês se todos os seus habitantes passassem a tomar banho em uma média de 5 minutos a menos, todos os dias.

2 – Torneira ligada apenas enquanto usa a água

Após escovar os seus dentes, você irá lavar as suas mãos e o seu rosto, sempre com a torneira fechada. Ou melhor, sempre que não for necessário usar a água, é importante deixar a torneira fechada. Em casos assim, é possível economizar até 12 litros em casas e em apartamento a economia pode chegar até os 80 litros.

Outra dica importante é para que você fique atento a torneira enquanto usa, para ver se está pingando mesmo enquanto a torneira fica fechada. Em um período de apenas um ano, você vai ver como é possível economizar até 16 mil litros de água limpa.

3 – Use a descarga com consciência

A descarga, quando for pressionada em até 6 segundos, irá fazer com que 6 a até 10 litros de água sejam desperdiçados em cada uso. Por conta disso é que recomendamos que você utilize a descarga somente na dose necessária.

4 – Cuide com os vazamentos

Todo o mês, mais de 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um simples buraco de dois milímetros em um cano. Essa quantidade em apenas um dia é suficiente para lavar todas as roupas em uma única lavagem. Ou seja, se possível, faça uma revisão em toda sua rede de encanamento pelo menos uma vez ao ano.

5 – Evite mangueiras

Não importa se você está pensando em lavar o carro ou regar as plantas, não é aconselhável usar a mangueira. É muito difícil economizar água dessa forma, principalmente se for uma prática frequente!

Para ter uma ideia melhor, a cada 15 minutos que você utilizar a mangueira será consumido pelo menos 180 litros de água. Então, quando chegar a hora de lavar o seu carro (por exemplo), opte por um pano úmido e um balde.

6 – Fique de olho na água da piscina

Quando a piscina ficar parada, cubra-a. Isso deve ser feito não apenas pensando em como economizar água, mas também porque é uma ótima medida para evitar a evaporação em até 90%. A perda chega ser de até 3.785 litros por mês em uma piscina média, sendo o suficiente para o consumo de até 4 pessoas por ano.

7 – Sistemas de reutilização

Sistemas de reuso profissionais são um pouco caros, porém um investimento desses costuma ser suficiente a longo prazo. A sua principal funcionalidade impacta justamente na economia da água e ainda mais na tarifa ao final do mês.

Em uma casa de até 200m², o sistema tende a custar entre R$ 6 mil a 10 mil, podendo ser quitado em até 4 anos. Após instalado, o mesmo irá redirecionar a água ao chuveiro, máquina de lavar e pia que é usada para outros usos.

Então, gostou das dicas? Vai conseguir aplicar alguma delas no seu dia a dia? Pense em tudo que leu neste artigo e comece a economizar água hoje. Além disso, leia mais artigos com dicas de economia em nosso blog para reduzir a sua conta no final do mês!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento