Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Saiba mais sobre as medidas certas entre a condensadora e a evaporadora

por Dufrio Refrigeração • 16/04/2018
Compartilhar:

Quem trabalha com instalação e manutenção de aparelhos de ar-condicionado sabe que algumas instruções e observações na nessa tarefa variam naturalmente de modelo para modelo e que o profissional em questão deve sempre estar bem preparado para entender as particularidades de cada caso.

Essa qualificação e entendimento garante uma boa instalação e uma boa assistência, de modo que o equipamento funcione adequadamente e não se venha a ter problemas futuros com o serviço ou o produto.

Em casos específicos, como, por exemplo, no do split (que tem duas unidades: a condensadora e a evaporadora), na hora de instalar é crucial atender às distâncias mínima e máxima de tubulação entre elas.

Mas fique tranquilo!

Para facilitar seu trabalho e te ajudar, separamos a seguir algumas dicas essenciais nesse assunto e também indicamos uma tabela muito prática, que irá orientá-lo em alguns pontos desse procedimento básico.

Veja a seguir:

Em primeiro lugar, por que isso é importante?

A importância de observar esse fator é muito grande já que, em caso de instalação incorreta, a performance e  do aparelho pode ser comprometida , provocando um consumo excessivo de energia e até danificar o aparelho.

 Se as distâncias estiverem fora dos padrões que são recomendados pela fabricante (como a LG, no caso) perde-se até mesmo a garantia do produto.

É preciso, portanto, respeitar o equilíbrio.

Afinal, se a linha for menor que o mínimo estipulado pelo fabricante, pode provocar excesso de vibração, ruído e até danificar o compressor.

Já se a linha for mais longa que o máximo permitido, além da perda de carga comprometer o desempenho do equipamento, o excesso de refrigerante vai comprometer a vida útil do produto.

Que outros problemas podem ocorrer?

Se você não tiver muita atenção nessa fase algumas das situações que podem ocorrer ao usuário são ainda: desarmamento do compressor por alta pressão, vibração excessiva e ruído (que causam muitos incômodos), acionamento do alarme e desligamento quando o equipamento estiver no ciclo quente e um desempenho inferior ao esperado.

 Quais critérios seguir?

Por fim, entendendo esses pontos, é possível se guiar por uma tabela que indica dados segundo modelos, abordando diâmetro da tubulação, comprimento máximo e mínimo (deixar muito perto também pode não ser recomendado, como tratamos acima), desnível e carga adicional de fluido refrigerante:

Abaixo segue um resumo básico  com as principais informações de diâmetro de tubulação, comprimento máximo e mínimo, desnível e carga adicional de fluido refrigerante.

E então, ainda não conhecia essas recomendações ao certo? Ficou com mais alguma dúvida? Aproveite o espaço Clima LG para obter informações completas sobre instalação de produtos e bastante dicas úteis para o seu trabalho!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
11 Comentários
  1. Luis alberto nunes disse:

    Boa tarde,muito show a tabela ai a cima,mas como sou novo na área gostaria de saber como proceder no caso de 24 metros de tubulacao, para um ar de 12 000 btu .desde já agradeço kpelo espaço.

    • Olá Luis!

      Conforme é informado na tabela a distância máxima de um ar condicionado de 9.000 Btus é 15 metros, quando passa da metragem informada, a capacidade do produto diminui necessitando acrescentar mais fluído refrigerante. Dependendo da marca o produto pode perder capacidade de funcionamento.
      Sugerimos que o senhor converse com um técnico para que te auxilie com a sua situação.

      Estamos à disposição.

  2. Gerson Gelain disse:

    Boa tarde Luiz respondendo a tua pergunta,se você for instalar um ar de 12000btus LG inverter você vai ter que seguir as recomendações do fabricante,o ar de 12000btus o mínimo de tubolação de cobre e 3 metros,o máximo de tubolação de cobre e 25 metros isso vale pra os dois tubos juntos de 1/4 e 3/8,até 7,5 metros o ar condicionado vem com fluido refrigerante suficiente pra instalação, acima de 7,5 metros você vai por 20 gramas por metro,um exemplo se você instalou um ar que a tubolação atingiu 10 metros você vai completar com fluido refrigerante 2,5 metros que da 50 gramas de fluido,espero

  3. Leticia Oliveira disse:

    mudei a condesadora pra fora de casa , antes era na area , so que com a mudança o ar nao gela da mesma forma , antes na temperatura 23 gelava o quarto hoje precisamos por no 17 , o que pode ter acontecido ? a distancia ? o instalador ter vazado o gas do ar ?

  4. JOSE NASCIMENTO DE CAMPOS Campos disse:

    Por favor, me informe quais são a s medidas do aparelho que fica do lado de fora do ar com 12.000 bts?

    • Olá Jose, tudo bem?

      Para informarmos a medida da unidade externa de um aparelho de ar condicionado, você precisa nos informar de qual modelo exatamente você precisa, pois de acordo com cada aparelho, essa medida pode mudar

      Ficamos à disposição

  5. Olzany Vargas disse:

    Primeira vez que me deparo com uma infraestrutura de 22 metros para um split de 30.000, Eu é que vou fazer essa infraestrutura, porém não vai ser eu que vou instalar, não sei qual a marca que o cliente vai comprar, Só queria deixar em bom estado essa infraestrutura para quem for instalar, e não ter problema…

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento