Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Vazamento de gás refrigerante no aparelho de ar-condicionado exige cuidados

por Dufrio Refrigeração • 09/11/2016
Compartilhar:

Para o bom funcionamento do ar-condicionado, existe um componente imprescindível que pouca gente conhece, mas que é essencial para o sistema de refrigeração. Estamos falando do gás refrigerante.

Quem já não se deparou com situações em que a perda de eficiência do ar na refrigeração do ambiente era evidente, mas não soube qual era a real fonte do problema? Pois é, o “defeito” pode estar justamente na fuga de gás ou na falta dele.

Daí vem a pergunta: é comum isso acontecer? Comum na verdade não é, mas quando você sente que o ar vai deixando de refrigerar aos poucos, atenção! O problema pode estar na fuga do gás refrigerante, sim!

Isso acontece, na maioria das vezes por um vazamento no próprio aparelho ou nos tubos que ligam a evaporadora a condensadora. Lembrando sempre que a identificação de um possível vazamento deve ser feita por profissionais habilitados e a carga de gás, caso seja necessário repor, também.

O que é o gás refrigerante?

O fluido refrigerante, popularmente conhecido como gás refrigerante, é responsável pelas trocas térmicas em sistemas de refrigeração e climatização. Em síntese, trata-se de um produto químico capaz de absorver o calor ao mesmo tempo em que resfria o ambiente de forma constante.

Cuidado com fluidos refrigerantes de origem duvidosa

Conforme falamos anteriormente, a troca ou reposição do gás, quando houver necessidade, dever ser feita por um profissional experiente. Fluidos de origem e qualidade duvidosas podem prejudicar o seu aparelho de ar-condicionado. Por esse motivo, busque empresas de referência para evitar efeitos danosos ao seu equipamento.

Teste para evitar a fuga do gás refrigerante

Ao finalizar a instalação das linhas de cobre do ar-condicionado, o instalador deve realizar um teste para garantir que o sistema não está com fuga. Ele é chamado de teste de estanqueidade ou, popularmente, “teste de vazamento”.   Esse teste consiste em pressurizar o sistema com nitrogênio por um determinado período, e verificar se a pressão interna baixou ou não.  Caso seja detectado algum tipo de vazamento no sistema, ele pode ocorrer no aparelho, nas conexões das linhas de cobre ou nas soldas, quando houver.

Dica importante: fique atento se o instalador realizará esse teste, pois ele é essencial para evitar que não haja a necessidade de reposição de fluido refrigerante no futuro e gastos desnecessários. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
24 Comentários
  1. Dario disse:

    Descobri que meu ar está com vazamento de gás. Tem problema eu continuar ligando ele a noite até que eu resolva o problema? Ele ainda continua gelando mas percebi queda de potência.
    Obrigado

  2. Nélio disse:

    Percebi que meu ar está esfriando pouco e quando ligo ele sai aquele cheiro como se fosse de gás,o que será?

    • Olá Nélio, como vai ? Se você esta sentindo que seu ar não esta gelando da maneira ideal, alguns fatores que podem estar impedindo isso, como por exemplo: saída de ar bloqueada, filtro sujo. Se verificar que não são estes fatores, pode ser uma causa técnica. Entre elas: vazamento de gás, alteração nos componente interno como compressor, placa eletrônica, ou sensor de temperatura encostando no evaporador. Orientamos que chame um técnico especializado para identificar o problema.

  3. Gustavo disse:

    Dá para identificar vazamento de gás refrigerante pelo cheiro? Gás refrigerante tem cheiro?

    • Olá Gustavo, como vai ? O gás não tem cor e nem cheiro, se você suspeita de que há vazamento, orientamos que chame um técnico especializado para identificar o problema. Ficamos a disposição! 😉

  4. Raimundo disse:

    Oi boa noite to meio tonto falta d ar sai do meu quarto melhorei um pouco meu arcondicionado será q tá vazando gás sai eu e minha mulher e filho do quarto oq faço minha mulher também ficou tonta e falta de ar fechamos o quarto é Tamo em outro sem ar ?

  5. Ivone saldanha disse:

    Boa noite comprei um ar semi novo e o moço me deu garantia de um mês de manutenção se precisar .
    E já duas vezes acordo asfixiada com cheiro de coisa queimada e o ar só fazendo barulho e nada de gelar um calorão danado .Moro em Sorriso mato grosso .
    Segunda vez foi quarta feira acordei com um cheiro de borracha queimadaada pneu sei lá por desliguei o ar liguei dois ventiladores pro cheiro sumir e voltei dormi pk tenho que acordar MT cedo pra trabalhar .
    Passei mal quarta e quinta e .aí liguei e contei pra minha filha ela já me levou diretoria upa com MT dor de cabeça tontura mal estar e dor no pulmão ia no banheiro visita uma coisa bem marrom e o peito carregado e a respiração MT ruim .contei tudo a médica ela me pediu um RX com urgência .
    E deu 2manchas grandes no meu pulmão .
    Mexeu pneumonia .
    Se eu esperasse mais um pouco o meu estado ia se agravar .
    Foi feito os procedimentos no hospital e vim pra casa
    Mas estou MT fraca e tossindo muito ainda.
    Estou relatando pois pode acontecer em quarto de crianças ou idosos que moram sonhos como foi no meu caso .
    Então por pessoa e que não esperem se agravar como eu se não fosse minha filha .
    Eu liguei na farmácia e pedi charopevitamina c e mais um monte de remédio em vão .
    Agora minha receita fica em 195.00 Então fica o aviso sentiu cheiro estranho nem que seja pouquinho chame o tecnico .e importante .
    Desculpe os erros e que estou no escuro e sem óculos .
    Mas dá bem pra entender o aviso né .
    Obrigada .
    Bom final de semana a todos e que eu me restabeleça logo . okay

  6. Iranete disse:

    Gostaria de saber se o gas do ar condicionado split pode vazar para dentro do quarto?

  7. Roseli disse:

    Comprei um ar condicionado novo o rapaz que véi estalar me disse que precisa de mais gás isso é certo nunca tinha visto falar obrigado

  8. Wildisley Ferreira da Silva disse:

    Olá, eu trabalho numa empresa como operador de telemarketing e o ar condicionado começou a liberar um cheiro estranho, acredito que seja esse tal de gás refrigerante. Gostaria de saber se esse gás faz algum mal a saúde.

    • Olá Wildisley, tudo bem?

      Indicamos que você solicite a visita de um técnico para verificação se há ou não vazamento do gás refrigerante. Porém, o vazamento do mesmo, não causa risco a saúde e sim diminui a capacidade de resfriamento do aparelho e aumenta o consumo de energia elétrica!

      Ficamos a disposição para maiores dúvidas =)

  9. Gil disse:

    Olá…
    A mangueira de escape água do meu ar split estava saindo um líquido rosa , é normal..?

  10. Gil disse:

    Também gostaria de saber qual a temperatura ideal pra manter o bom funcionamento do meu ar por mais tempo…
    Moro em um dos lugares mais quentes e abafados do Brasil..
    Aquidauana , Pantanal, MS

  11. santana do Nascimento disse:

    meu arcondicionado liga, trabalha uns minutos e depois desliga-se por si ficando apenas o evaporizador ligado o que deve ser?

  12. Heddon disse:

    Bom dia.
    Não deve ligar o aparelho se ele não estiver funcionando bem, pois um mesmo sintoma pode ter várias causas diferentes, como limpeza e componentes elétricos.
    Realize uma manutenção completa, descubra o problema e aí dorme tranquilo.

Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento