Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Testamos o Capacímetro Digital Dugold. Confira!

por Dufrio Refrigeração • 01/11/2016 • 01/11/2016 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Antes de “condenar” o compressor sempre teste o capacitor, muitas vezes em campo nos deparamos com o equipamento de ar condicionado Split na seguinte situação: Evaporadora liga, Ventilador da unidade externa também, mas o compressor nada de funcionar, antes de testar o compressor é muito importante se certificar que o capacitor está em condições, isto nos garante uma maior precisão na resolução do problema. Mas para isto necessitamos de ferramentas adequadas, existem outros métodos mas o indicado é com o Capacímetro Digital, por isto Testamos o Capacímetro Digital Dugold, confira abaixo como utilizar e o que vem:

O que vem no Capacímetro Digital Dugold?

capacimetro-digital

Como utilizar o Capacímetro Digital Dugold?

Passo 1

Certifique – se que o capacitor encontra- se desenergizado, e verifique as informações de capacidade na etiqueta colada na carcaça do capacitor neste caso 2.5 uF +- 5%.

sem-titulo

Dados do capacitor

Passo 2

Selecione a escala de medição no capacímetro através do seletor. Lembrando que a escala selecionada deve ser igual ou superior a capacidade do capacitor.

img_2215

Escala Uf Capacímetro Digital Dugold

Passo 3

Conecte os terminais jacarés nos polos do capacitor. Confira se o resultado corresponde a capacidade indicada na etiqueta do capacitor. É bom ficar atento a variação que neste caso é +- 5%.

img_2202

Teste de capacitor com Capacímetro Digital Dugold

img_2209

Teste de capacitor com Capacímetro Digital Dugold

Importante

Um capacitor pode apresentar baixa capacidade, digamos que ele seja de 45uF e esteja operando com 25uF,  isto faz com que o compressor ligue, mas ele funcionará com alta amperagem o que gera aquecimento excessivo e leva a ocorrer diminuição da vida útil. Por isto é sempre importante nas manutenções preventivas, verificar se o capacitor esta Ok, se for necessário substitua-0 e não esqueça de anotar em quais bornes os fios estão conectados, outra dica importante é que o compressor possui polaridade ou seja, a ligação incorreta pode ocasionar a queima dos componentes.

Recomendados para você

4K

41

Residencial

Top 5 melhores aparelhos de ar-condicionado split do ano

2K

0

Residencial

Ar-condicionado necessita de manutenção preventiva; saiba como fazer

1K

0

Residencial

O verão está chegando: como escolher o melhor ar-condicionado para a sua casa

1 Comentário

  1. JOAO BISPO disse:

    Que postagem mesquinha, idiota, sem nenhum fundamento. Pra dizerem que estao testando um produto, tem que ser emitido avaliaçao e conclusao. Voces fizeram uma demonstraçao de como utilizar o Capacimentro.

Deixe o seu comentário!