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Boas práticas de manutenção em aparelhos de ar-condicionado

por Dufrio Refrigeração • 17/11/2016 • 17/11/2016 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Para trabalharmos corretamente na manutenção e instalação de aparelhos de ar-condicionado, é necessário utilizarmos sempre um ferramental de qualidade, tais como: conjunto de oxiacetileno, recolhedora de gás, bomba de vácuo, vacuômetro, conjunto de manifold, amperímetro, entre outros.

A manutenção preventiva é muito importante para evitarmos problemas futuros, como umidade no sistema. Para impedir que isso aconteça, é recomendável que, após a abertura de um circuito, seja realizado um bom vácuo evitando-se, assim, umidade, entupimento na válvula de expansão e gases não condensáveis.

Uma boa manutenção significa manter o equipamento ou sistema operando o mais próximo possível da condição ao qual ele foi concebido e fabricado.

Para um melhor controle das pressões, recomenda-se a instalação de um manômetro no lado debaixo do sistema. É fundamental cuidados com a inserção de óleo e, além disso, lembrar de, na quebra de vácuo com nitrogênio, purgar a mangueira.

Para evitarmos a fuga de gás do sistema, é importante evitar a frequência da retirada de pressão com manifold e procurar de forma preventiva vazamentos em soldas e juntas. Procure não aliviar a pressão da mangueira de alta do manifold para a baixa pressão, pois isso pode acarretar na entrada de umidade no circuito.

É interessante, também, após 3 horas do serviço de vácuo executado, verificar se existe aumento de pressão e também se algum vazamento na válvula de serviço ou problemas nas gaxetas, que costumam ser frequentes.

Operação: Conceitos que devem ser observados

A operação de um sistema, seja de refrigeração, ar-condicionado ou ventilação, é fundamental para a preservação de seus componentes.

Uma boa operação necessita de:

* Capacitação técnica do operador;

* Conhecimento e familiaridade com o sistema;

* Acesso ao manual do fabricante;

* Observar dia a dia os sinais do equipamento (ruído, vibrações, alarmes, etc), registrando todas as ocorrências;

* Entender e integrar-se às necessidades do cliente, seja para conforto ou atendendo a produção, e propondo eventuais adequações, visando uma economia energética.

* Entender que a operação é o elo de ligação entre consumidor, equipamento e manutenções corretivas.

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