Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Acordo em Kigali limita a produção de gases poluentes usados em ar-condicionados

por Dufrio Refrigeração • 25/11/2016
Compartilhar:

Você já ouviu falar em hidrofluorocarbonos (HFC)? Muito utilizado em linha domestica ,refrigeração comercial, industrial , e aparelhos de ar-condicionado conforto e processo , o HFC é um fluido refrigerante com efeito estufa. Devido aos danos causados *Efeito Estufa*,cerca de 200 países assinaram, em 15 de outubro, em Kigali, na capital de Ruanda, um acordo para diminuir progressivamente a sua produção e consumo.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o acordo fechado em Kigali evitará um aumento global da temperatura até o final do século de até 0,5 graus centígrados.

Durante o encontro, houve a adoção de um calendário para que os países cumpram as metas estipuladas. O grupo do Brasil esta como pais em desenvolvimento (A5 grupo1) assinou o acordo com base :

– Anos 2020,2021 e 2022 – Base para congelamento

– Ano 2024 congelamento

– Ano 2029 – 10% corte

– Ano 2035 – 35% corte

– Ano 2040 – 40% corte

– Ano 2045 – 80% corte

*Vale ressaltar que a cada 05 anos o acordo pode ser revisto devido mudanças de novas tecnologias que podem chegar ao mercado.

A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), entidade que representa os quatro setores que, juntos, faturam mais de R$ 29 bilhões/ano e geram 250 mil empregos diretos e 100 mil indiretos no país, celebrou o Acordo de Kigali. Na visão da ABRAVA, os prazos estabelecidos para o controle de importação dos HFCs, e seu posterior congelamento, para reduções nos anos seguintes, proporciona um tempo hábil para orientar o setor e usuários finais das novas tecnologias que já vêm sendo implantadas no Brasil.

A entidade também reiterou, em comunicado, que as indústrias de ar-condicionado e refrigeração do país já estão trabalhando junto governo Brasileiro no PBH ,plano Brasileiro de eliminação dos HCFCs que junto com os HFCs representam mais de 95% do mercado nacional, por  fluidos refrigerantes que possuam o menos efeito estufa possível , como hidrocarbonetos, CO2, amônia e HFOs – hidrofluorolefinas.

Vale reiterar que a utilização dos HFCs como R134a,410A,404A,438A,407C e outros fluidos refrigerantes do tipo HFCs com este acordo ainda poderão ser utilizado por pelo menos mais 15 anos sem problemas de falta do produto e com isto o mercado poderá se adaptar com novas tecnologias visando sempre seu melhor custo x beneficio.

Paulo Neulaender

Vice Presidente de Meio Ambiente Abrava

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento