Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Tubulação de ar-condicionado: dicas e diferenças

por Dufrio Refrigeração • 17/08/2022
Compartilhar:

 

Tubulação de ar-condicionado: dicas e diferenças

 

Entre as inúmeras características técnicas do ar-condicionado, existem algumas que são fundamentais, como, por exemplo, a eficiência energética, a capacidade e os ciclos. O tema do blog de hoje é sobre mais um desses aspectos essenciais: as tubulações, que são necessárias para a instalação dos aparelhos. Aqui, você encontrará dicas, diferenças e vantagens entre o alumínio e o cobre, os dois tipos de tubulações disponíveis no mercado.

 

 

Diferenças entre tubulação de alumínio e de cobre

A principal diferença entre esses dois tipos de tubulação está no preço, visto que o cobre é mais caro que o alumínio. Em contrapartida, porém, a tubulação de cobre entrega uma maior qualidade a longo prazo. Naturalmente, é lógico que ambos os materiais têm suas vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em conta.

 

Em relação à tubulação de cobre, a principal vantagem se encontra em sua maior condutividade térmica, ou seja, o processo de esquentar e esfriar a tubulação é mais rápido. Além disso, o material também é mais resistente e não oxida com facilidade. Sua principal desvantagem, conforme já comentamos, é o preço. 

 

Quando se trata da tubulação de alumínio, suas vantagens envolvem o preço mais acessível e a maior facilidade de acesso e disponibilidade no mercado. Alguns pontos problemáticos e desvantagens, porém, são a fragilidade do material e as chances de corrosão galvânica e amassados. Além disso, ao contrário da tubulação de cobre, a de alumínio não pode ser reparada — ou seja, no caso de deteriorações, ela terá que ser descartada. 

 

Leia mais no Blog Dufrio sobre tubulação de cobre e sua importância 

 

 

Mais informações importantes: instalação e manutenção das tubulações

Além dos pontos técnicos apontados no texto, o melhor é que o profissional instalador possa diagnosticar qual material é o mais adequado para o aparelho. Isso é importante para cuidar do ponto de fusão e evitar o risco de vazamento do fluido refrigerante, o que pode vir a afetar todo o restante do trabalho.

 

A limpeza da tubulação do ar-condicionado se faz por meio de um fluido refrigerante específico para tal operação, sendo que o mais usual é o R141b. No site da Dufrio você encontra esse e demais opções de fluidos refrigerantes para limpeza. Além disso, ao instalar o aplicativo Dufrio, você consegue agendar uma visita para fazer a limpeza/manutenção do seu ar-condicionado.

 

Também é comum que as pessoas fiquem preocupadas em como esconder a tubulação de ar-condicionado, e, para isso, temos uma dica simples: investir em canaletas de plástico, que são peças que oferecem uma solução boa, discreta e barata. Normalmente, são de cores neutras e não afetam o design do seu cômodo. 

 

Por último, uma super curiosidade: você sabia que, se o ar-condicionado apresentar sinais de congelamento, isso pode estar ligado à tubulação dobrada ou entupida? Isso acontece quando o ar ou o fluido ficam concentrados em um ponto interno do aparelho. Impressionante, não é mesmo?

 

Caso você esteja na dúvida entre uma tubulação de cobre ou de alumínio, portanto, recomendamos a escolha da primeira opção. Apesar de ser mais cara, a tubulação de cobre possui qualidade e durabilidade maiores e menores chances de estragos, o que acaba gerando mais economia em longo prazo

 

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento