Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Tire suas dúvidas sobre significados de siglas e termos do ar condicionado

por Dufrio Refrigeração • 18/02/2020
Compartilhar:
Xícara de café e bloco de notas em cima de superfície

Os aparelhos de ar condicionado são cheios de siglas, símbolos e termos em inglês que, muitas vezes, parecem difíceis de decifrar.

Hoje a Dufrio esclarece os significados das principais funções para você poder usar seu aparelho com confiança e aproveitar todo o conforto que ele tem a oferecer.

O que significa Cool no ar condicionado?

Cool significa frio em inglês. Esse é o modo de configuração mais tradicional do ar condicionado: como o nome sugere, ele serve para resfriar o ambiente.

O modo cool geralmente é indicado pelo símbolo de um floquinho de neve. Se você não ativá-lo, o cômodo não vai resfriar, mesmo que você mexa na temperatura do ar condicionado.

O que significa Dry no ar condicionado?

Dry indica o modo de secagem do ar condicionado. Ou seja, quando você seleciona esse modo, o aparelho passa a trabalhar como um desumidificador, retirando partículas de água do ambiente.

A função Dry é muito útil para quem mora em regiões muito quentes e úmidas. Ele ajuda a aliviar a sensação de abafamento que a umidade gera.

O que significa Fan no ar condicionado?

Sabe quando não está assim tão quente e você quer uma climatização mais suave? O modo Fan do ar condicionado pode ajudar nesse caso.

Fan quer dizer ventilador. Ou seja, nesse modo, seu aparelho faz exatamente esse trabalho: ele não diminui a temperatura, apenas ventila o ambiente.

O que significa Heat no ar condicionado?

Na função Heat, o ar condicionado funciona como um aquecedor, gerando calor no ambiente. Normalmente ele é ativado quando a temperatura passa dos 20ºC no visor do controle remoto.

Porém, nem todo ar condicionado conta com o modo ar quente. Se você quer um aparelho versátil para todas as estações do ano, fique atento a essa especificação na hora da compra.

O que significa Auto no ar condicionado?

Auto quer dizer modo automático. Essa função do ar condicionado serve para que o cômodo permaneça em temperatura ambiente.

Quando o modo auto está ativado, o aparelho ajusta automaticamente a velocidade e a temperatura do vento, mantendo o local em torno de 24ºC.

O que significa Sleep no ar condicionado?

A função Sleep (do inglês, dormir) serve para garantir o conforto térmico do quarto enquanto você dorme.

Nesse modo, o ar condicionado liga e desliga automaticamente durante a noite e ajusta a temperatura para promover relaxamento de acordo com as fases do sono.

O que significa EC no ar condicionado?

EC é um código para indicar um erro no funcionamento do ar condicionado. Se o seu aparelho estiver apontando esse erro, chame a assistência técnica para verificar os seguintes fatores:

  • sensor de degelo
  • placa principal
  • fluido refrigerante
  • sujeira nas serpentinas

O que quer dizer Mode no ar condicionado?

Mode é a tecla do ar condicionado que significa modo. Através desta tecla, você pode selecionar as funções anteriores (Cool, Dry, Fan, Heat, Auto e Sleep).

Conforme você clica na tecla Mode, o ícone de cada função vai aparecendo no visor. Você deve pressionar essa tecla até chegar na função desejada, e com os botões + e -, regular a temperatura.

O que significa display no controle do ar condicionado?

O display no controle do ar condicionado é nada mais do que o visor onde aparecem as informações sobre os modos e a temperatura em que o aparelho está operando.

O que significa ionizar no ar condicionado?

Ionizar é a função do ar condicionado que trabalha para purificar o ambiente. O aparelho libera cargas estáticas capazes de eliminar impurezas, odores, bactérias, vírus e outros micro-organismos do ar, contribuindo para nossa saúde.

O que significa lamp no ar condicionado?

A função Lamp serve para controlar a quantidade de LED acesa no display do ar condicionado. Ela é ideal para usar durante a noite, já que é importante minimizar a luminosidade na hora de dormir.
O que significa o símbolo de gota no ar condicionado?
O símbolo de gota representa o modo Dry, sobre o qual já falamos antes. Ele cumpre a função de desumidificar o ar do cômodo.

Agora que você já sabe o significado dos principais símbolos e termos do ar condicionado, fique sempre atento para utilizar as funções do seu aparelho corretamente!

Leia também qual é a importância da instalação e da manutenção do ar condicionado

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
1 Comentário
  1. bola disse:

    amazing!”

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento