Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

4 maneiras de fazer o reaproveitamento da água do ar-condicionado

por Dufrio Refrigeração • 19/09/2017
Compartilhar:

ESCUTE O POST:

Você sabia que um ar condicionado produz até 20 litros de água por dia? Você já deve ter visto ar-condicionado pingando, mas já imaginou em como aproveitar aquela água? É verdade que ela é imprópria para consumo, mas muito própria para a limpeza da casa, lavagem do carro, regar as plantas e várias outras utilidades domésticas. Afinal, em tempos de valorização do meio ambiente e crises hídricas recorrentes, evitar o desperdício de água é economia no bolso e uma verdadeira declaração de amor à natureza. Veja como o reaproveitamento da água do ar-condicionado pode ajudar no dia a dia da sua casa.

Sustentabilidade: 4 formas de reaproveitamento da água do ar-condicionado

1 – Use baldes para recolher os pingos de água. É verdade que eles não deveriam estar ali: as gotas deviam ser recolhidas pelo sistema de drenagem do equipamento, mas geralmente isso não acontece. Em Brasília um lavador de carros há 5 anos usa baldes para o reaproveitar a água do ar-condicionado e fazer o seu trabalho: por dia ele chega a recolher 15 baldes de 18 litros. A prática ecológica rende a ele 270 litros de água diários, que ele utiliza para lavar os carros.

2 – Na Paraíba um morador do sertão fez uma engenhoca caseira o reaproveitamento da água do ar-condicionado e limpar a casa com ela. A mangueirinha do ar condicionado é conectada diretamente ao coletor de água, feito, basicamente, de um cano de esgoto em PVC nº 100 ou nº 150, 2 tampões com liga de vedação, uma torneira de plástico de jardim acoplada na parte inferior do cano, e um pano fino para evitar a entrada de mosquitos no suspiro. Preso à parede com braçadeiras parafusadas, ele recolhe até 10 litros de água diariamente.

3 – No Recife uma moradora descobriu que a infiltração na parede de casa vinha da água do ar condicionado. De uma forma muito simples, ela colocou uma mangueira para o reaproveitar a água do ar-condicionado ligada a um garrafão de 20 litros. Surpresa, viu que na manhã do dia seguinte ele estava quase cheio. Hoje ela recolhe até 40 litros dos dois aparelhos que tem em casa, cerca de 1.000 litros por mês, que usa para limpar a casa e regar as plantas.

4 – No Paraná uma escola amiga do meio ambiente também faz o reaproveitamento da água do ar-condicionado das salas de aula para a limpeza local e jardinagem. De acordo com o projeto, cada aparelho de 12.000 BTUs gera em média 300 ml de água por hora, 3,6 litros se ficar ligado das 7h às 19h. A escola fez um sistema em que a tubulação de recipientes plásticos fica interligada às mangueiras de dreno dos oito aparelhos, recolhendo a água.

 

O Reaproveitamento da água do ar-condicionado gera diversos benefícios

O reaproveitamento da água do ar-condicionado gera diversos benefícios ao meio ambiente e também ao bolso. Em termos ambientais, ela inibe o acúmulo de água para a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, diminuição na contribuição da água direcionada para drenagem urbana, reduz a quantidade de água retirada dos mananciais e ainda promove a prática da educação ambiental.

Economicamente, uma casa com dois ares condicionados gera em torno de 1.000 a 1.200 litros de água para reuso na limpeza doméstica em geral, o que também contribui para uma taxa da conta de água menor, colaborando para um orçamento doméstico mais sustentável.

Por outro lado, no cenário urbano o reaproveitamento da água do ar-condicionado, uma vez incentivada nos grandes centros de comerciais, por exemplo, evita danos aos pedestres devido ao gotejamento nas calçadas, que a deixa escorregadia e muitas vezes gerando tanto limo quanto acúmulo de sujeiras, além de poder danificar as marquises de prédios.

Apesar de o gotejamento de ar condicionado na maior parte das vezes se dever à falta de uma manutenção eficiente e de em algumas cidades, como Rio de Janeiro e Porto Alegre, ser passível de multa, a educação ambiental do reaproveitamento da água do ar-condicionado poderia funcionar onde a fiscalização é falha.

E você, tem alguma ideia de sobre como fazer o reaproveitamento da água do ar-condicionado? Compartilhe conosco a sua sugestão!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
39 Comentários
  1. edson disse:

    Eu tbm uso para limpeza do banheiro 36 litros por dia nem imaginava isso

  2. Neves disse:

    Bom dia.
    Eu aparo a água do ar condicionado e utilizo para repor a água do reservatório do sanitário.
    Também reutilizo, quando posso, a água da máquina de lavar. Lavo pátios e banheiros. Uso a água com sabão para limpar e a água do enxágue para retirar o sabão. Com apenas 1 lavagem de roupa (8kg no modo normal) eu consigo tudo isso.

  3. adriana disse:

    vcs tem filial no rs

    • Olá Adriana,
      Nossa matriz fica em Porto Alegre, venha nos fazer uma visita 🙂

      Matriz – Porto Alegre
      Rua Voluntários da Pátria, 3303 CEP: 90.030-002 – Porto Alegre – RS
      (51) 3778-7555 /(51) 3076-8500

  4. Gilmar disse:

    Uso no radiador para o sistema de resfriamento do motor do carro…

  5. Simone Nani disse:

    Meu esposo colocou uma vasilha na rua e adaptou uma borracha p cair nesse pote onde os cachorros de rua sempre vão ter água. A minha pergunta é: Pode ser consumida pelos animais ?
    Espero a resposta.

  6. Joilce semicek disse:

    Qdo percebi o monte de agua que caiu no chao na primeira noite que usamos o ar achei um absurdo e tratei logo de providenciar um jeito de recolher a agua e reusar na limpeza…imagine quem tem varios aparelhos….quanta agua perdida…que dó

  7. Wine disse:

    Se a àgua é impropria para consumo por causa dos resquícios do gás, também se torna impropria para regar a horta? Pois consumimos os produtos da horta… Estava pensando em usar para regar a minha horta.

    • A absorção através da horta é minima (pensando que também, quando não é orgânico, temos todos os agrotóxicos)
      O ideal é sempre lavar muito bem e fazer toda a higienização necessária para tirar todos os resíduos.

  8. Goretti Lopes disse:

    Procurando novas formas de reutilização da água do ar condicionado, encontrei essa ótima matéria.
    Já faço a reutilização tanto da água do ar condicionado como da máquina de lavar roupas.
    Caso tenham novas formas de reuso, por favor, divulguem.
    Vou compartilhar!

  9. Sandra Gualdi disse:

    Eu tenho utilizado para regar plantas, lavar quintal e até mesmo na lavagem de roupas, mas agora fiquei preocupada… não sabia que ela continha esses elementos que vcs citaram… Posso continuar usando para lavar roupas? Nunca tivemos nenhum problema, porque já uso há mais de 2 anos, mas gostaria de saber de vcs …

    • Olá Sandra, tudo bem?

      Como possuí resquícios de componentes químicos, para peles mais sensíveis, pode sim dar algum tipo de alergia.
      O que podemos indicar, é que você faça mais de um enxágue com água normal, para segurar que está tudo ok.

  10. welton carcheno disse:

    queria uma informação, quero reutilizar a água do ar condicionado mas quero saber se essa agua pode ser armazenada por quanto tempo sem tratamento e com tratamento e com oque posso fazer o tratamento?

  11. Paulo disse:

    Posso reutilizar a água do ar para tomar banho?

  12. Rafael Gasulla disse:

    Posso reaproveitar a água do ar condicionado para completar o nível da piscina?

    • Olá Rafael, como vai? Não é indicado para este tipo de uso, pois na água que sai do ar-condicionado contém impurezas presentes no ambiente que são retidas pelo filtro. Ficamos a disposição!

  13. Rodrigo Ginglass disse:

    É apenas condensado de H2O. Façam análise quimica e verão que existem “aditivos quimicos” nenhum.

  14. Rodrigo Ginglass disse:

    “Uma fonte de abastecimento alternativo de água, para o consumo humano, porque realmente é o mesmo princípio da chuva. Ela passa do gasoso para o líquido e essa água é jogada fora. Como ela sofre essa mudança de estado físico, ela se purifica”, explica Sandra Maria de Lima, pesquisadora do IFMT.

    “Tinha muito medo que tivesse a presença de chumbo, mercúrio, todos os metais que estão dentro da liga, da própria formação do aparelho do ar-condicionado. Mas para a nossa surpresa, todos deram abaixo do limite esperado da portaria do Ministério da Saúde”, afirma Carla Valentini, pesquisadora do IFMT.

  15. José Gicelmo Melo Albuquerque disse:

    Sou professor de história e trabalho no Colégio Estadual Professora Ofenísia Soares Freire em Aracaju/Sergipe. No mês de setembro toda nossa escola foi climatizada, resolvemos desenvolver um projeto de horta reaproveitando a água gerada pelos ar-condicionados e os resíduos do coco verde (segundo dados da Prefeitura – Emsurb/outubro 2018, gerados 190 toneladas de resíduo semanais) o que para nossos alunos são problemas ambientais de fácil solução.
    Dividimos nosso Projeto por ações e objetivos:
    1ª ação: realizar palestras nas escolas e locais de grande fluxo humano, mostrando cientificamente os perigos do descarte ilegal e legal do resíduo do coco verde
    Objetivo: apontando soluções para o aproveitamento desse resíduo e criar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular;
    2ª ação: Construir uma horta móvel tendo como base o coco verde (fruto) após utilizado nos pontos de água de coco verde.
    Objetivo: diminuir a quantidade de coco descartado e modificar hábitos nos alunos e sociedade;
    3ª ação: Criar uma horta fixa tendo como base o substrato do coco verde a partir dos subprodutos do coco verde (fibra/pó/líquido) e irrigando com a água dos ar-condicionados provenientes da climatização da escola.
    Objetivo¹: Utilizar os produtos da horta na alimentação dos alunos;
    Objetivo²: Despertar uma consciência crítica no aluno e sociedade, alertando para a importância da cultura do reaproveitamento;
    4ª ação: montar uma mini-usina para o aproveitamento do coco verde.
    Objetivo¹: utilizar os subprodutos do coco verde na horta escolar, produzindo o próprio substrato a partir pó e fibra e pulverizar com o líquido da casca do coco verde (LCCV) as culturas possam receber o tratamento;
    Objetivo²: Provar para o Poder Público a viabilidade, necessidade, benefício, e importância de construir uma grande Usina de Aproveitamento do coco verde;
    Objetivo³: Incentivar o seguimento da Construção Civil a adequar seus projetos com o reuso de água dos ar-condicionados.
    Contato: 79 9 99822619 – 79 9 91243040

  16. Diogo Bangemann disse:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber o que podemos fazer com a água do ar condicionado que está sendo desperdiçada na nossa empresa?
    Destacando que temos mais de 25 desses aparelhos espalhados por toda a empresa…

    • Boa tarde Diogo,

      Além das 4 dicas citadas no post, a sua empresa pode usar a água do ar condicionado para fazer a limpeza externa, limpar os carros da empresa, regar as plantas e a grama, entre outras coisas.

      Ficamos a disposição para qualquer outra dúvida!

  17. ernani.pellegrini disse:

    eu reaproveito a agua gelada que sai da evaporadora e jogo na proprio radiador do ar la de fora, ajudando a ele poder resfriar o gas do compressor la de fora, o que ultrapassa jogo nos vasos.

    • Olá Ernani, tudo bem?

      Não indicamos a prática de jogar água no radiador na condensadora (parte externa do ar condicionado), pois essa ação pode danificar seu aparelho de várias formas!

      Ficamos a disposição =)

  18. Aline Peres disse:

    Vocês já reaproveitaram água do dreno do ar-condicionado para encher caixa acoplada de banheiro? Tem algum conector especial para isso?

    • Tamires Otta disse:

      Olá Aline, tudo bem?
      Sim, é possível fazer este reaproveitamento. Você pode contatar um técnico em refrigeração para aconselhar sobre a conexão juntamente com um hidráulico para fazer um projeto adequado.
      Espero ter ajudado! Equipe Dufrio

  19. Edson Luiz Vargas da Silva disse:

    Tenho a instalação pronta para uso de agua da chuva ser utilizada nas caixas de descarga dos banheiros. A agua dos condensadores poderá ser aproveitada para este mesmo uso?

    • Tamires Otta disse:

      Olá Edson, tudo bem? Espero que sim!
      Sim, esse reaproveitamento pode ser feito. Mas lembre-se que essa água possui algumas micro impurezas do ambiente. Avalie as condições do local do aparelho ates de utilizar a água.
      Equipe Dufrio

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento