Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Ar-condicionado necessita de manutenção preventiva; saiba como fazer

por Dufrio Refrigeração • 10/08/2016 • 10/08/2016 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Se você é daqueles que lembra de fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado apenas quando o aparelho apresenta algum tipo de problema, é hora de mudar de atitude. A manutenção preventiva do equipamento é a melhor forma de você evitar futuras dores de cabeça com problemas mais difíceis de serem resolvidos.

No caso da limpeza do filtro, você mesmo pode fazer. Mas atenção: para a limpeza da serpentina das unidades evaporadora e condensadora, um técnico credenciado deve ser chamado.

Importante ressaltar que o período recomendado para a limpeza depende do ambiente, da atmosfera e do tempo de operação do aparelho de ar-condicionado, por isso é importante ficar atento à inspeção visual. Veja as imagens abaixo:

manutencao-preventiva-do-ar-condicionado-_imagens-04

Nessas imagens, temos situações em que a sujeira começa a interferir no funcionamento do aparelho, causando mau cheiro, vazamento de água e baixo resfriamento. Ao operar em aquecimento devido ao baixo fluxo de ar, a unidade externa possivelmente irá trabalhar em excesso, aumentando o consumo de energia elétrica e o desgaste do aparelho. Não deixe isso acontecer e faça a manutenção preventiva regularmente.

banner vi no blog

Para ajudar você a não esquecer da limpeza do filtro e da serpentina da condensadora e da evaporadora, preparamos um material especial com o período de inspeção recomendado em cada caso. Veja:

manutencao-preventiva-do-ar-condicionado-_imagens-01manutencao-preventiva-do-ar-condicionado-_imagens-02manutencao-preventiva-do-ar-condicionado-_imagens-03

*Importante: apesar de recomendado que a inspeção do filtro ocorra toda a semana, a quantidade de sujeira irá variar de acordo com o ambiente que o equipamento está instalado. Por isso, inspecione seu aparelho de ar-condicionado baseado em um cronograma que considera seu local de uso.

Referência: Air conditioner maintenances guidelines, Daikin.

 

 

 

 

Recomendados para você

4K

0

Conteúdo para Instalador

Saiba mais sobre as medidas certas entre a condensadora e a evaporadora

112

0

Comercial

Ar condicionado Bi Split ou Multi Split?

2K

1

Residencial

Equipamentos para climatização de ambientes residenciais: conheça os melhores

0 Comentário

Deixe o seu comentário!