Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

O verão está chegando: como escolher o melhor ar-condicionado para a sua casa

por Dufrio Refrigeração • 12/12/2017
Compartilhar:

Com a chegada da estação mais quente do ano você e sua família merecem ter uma casa bem climatizada. Deixar o calor do lado de fora significa transformar seu cantinho em um oásis de paz e tranquilidade. Mas você já parou para pensar como escolher o melhor ar-condicionado? Pelo preço? Pela economia na conta de luz? Pelo melhor custo-benefício ou pelo tamanho do ambiente? Bem, na verdade acaba sendo um pouco de cada e você vai saber o porquê. Veja agora todos os fatores que deve levar em conta para fazer a escolha certa do melhor ar-condicionado para sua casa.

O Melhor ar-condicionado de acordo com as características do ambiente: escolhendo os BTUs 

Quando o assunto é ar condicionado uma das coisas que mais se ouve é BTU, mas a verdade é que a maioria das pessoas nem sabe direito o que é isso. BTU é a sigla para British Thermal Unit, a medida inglesa para determinar a capacidade do ar condicionado. Mas atenção, porque nem sempre o ar-condicionado de maior capacidade é o melhor para o seu ambiente.

Para calcular a quantidade de BTUs adequada é preciso levar em consideração fatores como a quantidade de pessoas que circulam em média pelo local, a quantidade de eletrônicos, a quantidade de janelas, a metragem do ambiente e a incidência de sol. Complicado? Não, nem um pouquinho, principalmente porque você pode contar com a calculadora de BTUs que faz isso tudo automaticamente para você.

O melhor ar-condicionado pela economia na conta de luz

Ao escolher o melhor-ar condicionado pela capacidade de BTUs, adequado ao tamanho e às características do ambiente que será climatizado, automaticamente você já está economizando energia. Quando o aparelho tem capacidade menor que o ambiente ele precisa trabalhar mais para atingir e manter a temperatura adequada, o que consome mais energia. Por outro lado, se ele for mais potente do que o necessário, estará superdimensionado. O equipamento com a capacidade certa é sempre mais econômico.

No entanto você também tem outra forma de escolher o aparelho de ar-condicionado economizando ainda mais energia. Os aparelhos que usam a tecnologia inverter são até 60% mais econômicos do que os convencionais. Como o compressor se mantém em atividade de forma constante, ele não produz os picos de energia que fazem o reloginho da concessionária de luz disparar. Você pode fazer a comparação entre os modelos com a calculadora de consumo de energia.

Além disso, os aparelhos de ar-condicionado split inverter são também mais silenciosos e com jato de ar mais espalho e contínuo, deixando o ambiente muito mais confortável.

Como escolher o melhor ar-condicionado de acordo com o modelo 

Você já deve ter percebido também que há vários modelos de condicionadores de ar. O ar-condicionado de janela, por exemplo, é o modelo mais simples, pois reúne todo sistema de refrigeração em uma única unidade,  além de ser mais fácil de ser instalado.

Por outro lado, você tem uma grande variedade de modelos de aparelhos de ar-condicionado, que é hoje o tipo mais vendido por ser bastante silencioso, discreto e econômico. Ele é composto por duas unidades, uma interna (evaporadora) e outra externa (condensadora) e pode ser Window (uma espécie de split de janela), Hi-Wall (instalado na parede), Multi-split (com duas ou mais evaporadoras, ideal para climatizar vários ambientes), Piso-Teto e Cassete (com instalação no forro, ideal para grandes residências).

Há ainda o ar condicionado portátil, que nem necessita de instalação. Ele é ideal para lugares onde a instalação do ar condicionado não é possível ou não é permitida e quando há necessidade ou desejo de transporte. Ele pode ser tanto levado de um cômodo para outro como para uma casa de veraneio, por exemplo. O importante é você encontrar o melhor ar-condicionado para as suas necessidades.

Frio ou quente/frio? Qual o melhor ar-condicionado para você? 

Há ainda a opção de escolher entre as modalidades de ar-condicionado frio ou com dupla função, quente/frio. Nesse caso, além de resfriar ele também aquece o ambiente, ideal para lugares frios, onde o aparelho pode ser utilizado durante o ano inteiro.

Não esqueça, no entanto, que algumas dicas podem fazer com que o  ar-condicionado fique melhor ainda para você :

  • Sempre desligue o ar-condicionado quando se ausentar do ambiente por mais de duas horas;
  • Feche todas as portas e janelas ao ligar o ar condicionado. Se possível, nos dias de sol feche também as cortinas ou venezianas para evitar que o calor entre com a luminosidade. O calor e a troca de ar com o ambiente externo fazem com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura, puxando mais energia e aumentando o desgaste interno.
  • Limpe os filtros pelo menos uma vez por mês ou a 15 dias se houver muito movimento. Faça uma manutenção preventiva uma vez por ano.
  • Sempre instale o ar condicionado com profissional especializado. Nunca deixe a instalação na mão de curiosos.
  • Prefira os aparelhos com Selo Procel A de economia, classificação máxima em eficiência energética.

Agora que você já sabe como escolher o melhor ar-condicionado, venha conhecer todos os modelos e ofertas da Dufrio. Com certeza você vai encontrar o modelo certo para climatizar sua casa e garantir seu conforto no verão! 

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento