Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Confira 3 dicas para encontrar o ar-condicionado ideal para o seu ambiente!

por Dufrio Refrigeração • 02/05/2017
Compartilhar:

Escolher um modelo de ar-condicionado pode ser um pouco mais complicado do que parece. Com a variedade de modelos, potências e novas tecnologias disponíveis, não é incomum se sentir perdido na hora de comprar o ideal para sua casa ou escritório.

Contudo, existem algumas perguntas que, embora possam parecer simples, são de fundamental importância para que você escolha o melhor para o seu caso e garanta o bom funcionamento do seu ar-condicionado.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos abaixo quais são as principais questões que você deve responder na hora de escolher o modelo do seu ar-condicionado e ter certeza de que está fazendo uma ótima compra! Acompanhe conosco:

1. Qual a potência ideal de ar-condicionado para o meu ambiente?

A primeira coisa que você deve levar em consideração é o ambiente em que o ar-condicionado será instalado. Mais especificamente, o tamanho dele e a quantidade de pessoas que geralmente costuma frequentar o local.

Isso porque quanto maior o número de pessoas que utilizar dos benefícios do aparelho ao mesmo tempo, mais potência ele deverá ter para resfriar ou aquecer o local e compensar o calor gerado por cada um.

A potência de um ar-condicionado é medida em BTU/h, unidade usada para calcular a capacidade de um equipamento de resfriar ou aquecer dado ambiente. A sigla vem do inglês significa British Termic Unit per hour (Unidade Térmica Britânica por hora) e representa a quantidade de troca de calor feita pelo aparelho no intervalo de 60 minutos.

Para calcular a quantidade de BTU/h ideal para o seu aparelho, você pode utilizar a nossa Calculadora online* que permite escolher o modelo mais adequado para o ambiente que você deseja climatizar. Para utilizá-la basta inserir os dados, tais como: comprimento e largura (em metros) do espaço, quantidade de pessoas que circulam pelo ambiente, número aparelhos eletrônicos, em que período o ambiente recebe a luz do sol e número de janelas.

2. Quais são os tipos de modelo de ar-condicionado?

Existem três tipos principais de modelos de ar-condicionado: o portátil, o de janela e o split.

O ar-condicionado portátil não exige instalação e possui a vantagem de poder ser carregado para qualquer ambiente da casa. A única exigência é que ele fique localizado perto de uma janela ou varanda para troca do ar.

Já o modelo de janela é aquele clássico, que fica acoplado à janela e com uma parte posicionada para fora do ambiente. Para sua instalação, é preciso muitas vezes quebrar parte da parede, além disso, esse é o modelo que gera mais ruído. Contudo, costuma ser ligeiramente mais barato que os outros dois.

Por último, o modelo Split é a opção mais moderna. Esses são aqueles aparelhos em que a parte que solta o ar gelado fica instalada na área interna, enquanto que o motor do ar-condicionado fica na área externa, daí o nome “split”, que significa “separado”.

Esse modelo possui a vantagem de ser mais potente, atendendo ambientes maiores, além de apresentar menos ruído. Ele também não exige a realização de grandes reformas na parede durante sua instalação, tornando tudo mais simples.

3. Quais cuidados devo ter na instalação do aparelho?

No momento da instalação, alguns cuidados devem ser tomados para garantir que o ar-condicionado funcione perfeitamente.

Por exemplo, o local onde ele será instalado toma sol o dia todo? É preciso cuidado com isso pois, nesse caso, pode ser necessário um aparelho mais potente.

Outra questão é a rede elétrica do imóvel. Geralmente, a alimentação dos aparelhos de ar-condicionado é de 220V. Por isso, procure saber se a rede da sua residência suporta esse tipo de instalação e, caso contrário, efetue os ajustes se necessário, antes de escolher o seu modelo.

Por último, observe como o aparelho será fixado, no caso dos modelos Split. É preciso atenção para não comprometer a estrutura do imóvel ou alterar a fachada em prédios que não permitem esse tipo de alteração.

Curtiu nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo que a gente te ajuda!

*Resultados com cálculo aproximado, podendo oferecer variações. Em caso de dúvida entre em contato com um técnico ou com uma empresa especializada.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
2 Comentários
  1. Nara Barbalho Martins disse:

    Boa noite!
    Estou procurando um split de 9000 btus e 110volts, com o motor redondo e com preço acessível, qualquer informação agradeço.

    Nara Barbalho Martins

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento