Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Como instalar ar-condicionado de janela? 

por Dufrio Refrigeração • 10/07/2019 • 10/07/2019 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Comprou um ar-condicionado de janela ou está pesquisando as vantagens do modelo e quer saber como fazer esta instalação? Pois saiba que a Dufrio esclarece todas as suas dúvidas neste artigo que mostra como instalar ar-condicionado de janela. Logo, vêm se tornar um expert no assunto. 

O que é preciso para instalar ar-condicionado de janela? 

Existem diversos vídeos na internet que mostram como instalar um ar-condicionado de janela. Contudo, poucos mostram o que é preciso para fazer este processo. Ou seja, o que você precisa ter em mãos para fazer um bom serviço. 

Portanto, para instalar um ar-condicionado com segurança e sem chance de erro, antes de mais nada é preciso analisar o local onde o aparelho será instalado. Consequentemente, também é importante pensar em todo o esforço que este processo irá causar. Logo, tendo em mente o trabalho que precisa ser feito, você poderá entender melhor se precisa chamar um técnico ou profissional de climatização. 

Então, com isso em mente, saiba que você vai precisar de: 

banner vi no blog
  • 1 aparelho de ar-condicionado;
  • Marreta para quebrar parede (se não houver o buraco pronto);
  • Disjuntores para a parte elétrica;
  • Baixada de luz na voltagem que o ar-condicionado precisa;
  • Vedação para fazer o preenchimento de espaço; 
  • Suporte para o ar-condicionado;
  • Protetores de ar-condicionado (opcional); 
  • Tempo, paciência e cuidado. 

Qual modelo é ideal para minha casa? 

Antes de pensar em como fazer a instalação, você sabe se o modelo que você anda cobiçando é a melhor opção para a fachada da sua casa? Saiba que existem modelos de ar-condicionado de janela maiores e menores, com condensadoras mais pesadas e outras mais compactadas. 

Mesmo sendo um tipo de condicionador mais tradicional. Ou seja, antecessor dos modelos split. Existem marcas que ainda procuram se especializar nesses aparelhos. Logo, modelos de janela com tecnologias avançadas podem ser encontrados, como por exemplo: 

Como instalar ar-condicionado de janela? 

Agora que você chegou até aqui, saiba que a instalação do seu ar-condicionado exige tempo e cuidado de quem for o instalador da rodada. Se você pretende fazer isto sem a ajuda de um profissional qualificado, saiba que você precisa ter a mão: 

  • De um lápis e de uma régua para medir o tamanho do buraco;
  • Martelo ou uma marreta para fazer o buraco;
  • Tábuas e pregos para fazer o suporte do ar-condicionado;
  • Uma fita métrica e medidor para ver se nada está torno. 

Existem algumas etapas para que esse procedimento seja concluído com sucesso. São elas: 

Etapa 1: A medição do espaço
Lembre-se que um aparelho de ar-condicionado de janela deve ser instalado com a distância de 1,50m até 1,80m do chão. Se puder, pense na instalação centralizando o aparelho no local onde ele será usado. 

Etapa 2: A criação do buraco
Faça a criação de um caixilho, ou seja, o suporte de madeira que irá acoplar o ar-condicionado e faça o buraco de acordo com as medições do aparelho e claro, do suporte. Com a ajuda de uma régua e uma espátula, comece a fazer o buraco devagar e com muito cuidado para não errar. 

Etapa 3: A instalação do ar-condicionado 
Posicione o ar-condicionado de dentro para fora no buraco e no caixilho criado. Certifique-se que ele está firme e adicione ao seu redor vedação para não deixar nenhum buraco ou fresta aberta para o ar exterior entrar no ambiente. 

Etapa 4: A criação da parte elétrica
Não esqueça de fazer a criação da parte elétrica do seu ar-condicionado. Ou seja, certificar-se que existe uma tomada exclusiva para o aparelho, de preferência com um disjuntor único. Isso garante maior autonomia ao controlar o ar-condicionado e também previne quanto a queda de luz. 

Etapa 5: Ajustes finais
Limpe o ambiente, retoque o buraco na parte externa e interna com tinta e um pouco de cimento. E depois, aproveite o ambiente climatizado. 

 

Porquanto, você tem todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha de ar-condicionado. Além disso, agora você sabe tudo que é preciso para realizar uma instalação segura. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que nossa equipe logo responderá você. 

Recomendados para você

2K

3

Dicas

Importância do Teste de Vazamento ou Estanqueidade – Primário e Secundário

6K

0

Ar Condicionado

Ar-condicionado Split Cassete: por que ele é ideal para grandes e médios ambientes?

91

0

Ar Condicionado

3 cuidados no inverno que você deve ter

0 Comentário

Deixe o seu comentário!