Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

5 dicas de como escolher seu ar-condicionado

por Dufrio Refrigeração • 10/02/2017 • 10/02/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Se você está prestes a comprar seu primeiro ar-condicionado ou vai trocar o antigo por um novo, não fique com dúvidas na hora de escolher o melhor modelo para o seu ambiente. Juntamos 5 dicas infalíveis para você não errar no momento da compra. São orientações básicas, mas que fazem toda a diferença em meio a tantas opções que o mercado oferece. Confira:

1. Número de BTUs

Essa é uma questão crucial. De nada adianta comprar o melhor aparelho de ar-condicionado se ele não tem a potência ideal para refrigerar bem o espaço onde será instalado. A exposição ao sol, a quantidade de pessoas que circulam pelo ambiente e o número de aparelhos eletrônicos que irradiam calor são alguns dos itens que precisam ser considerados na hora de realizar esse cálculo.

Use nossa calculadora de BTUs on-line para te ajudar a escolher o modelo ideal.

2. Tipos de ar-condicionado

Basicamente, quem está em busca de um aparelho de ar-condicionado tem três opções: portátil, de janela ou split. O primeiro tem duas boas vantagens: pode ser levado para qualquer lugar, flexibilizando o uso, e dispensa o transtorno causado pela quebra de paredes na instalação.

O de janela é ideal para ambientes menores e onde o nível de ruído não é problema. A instalação é rápida e prática, já que todo o sistema está no mesmo gabinete e esse é embutido na parede.

O split tem excelente capacidade de refrigeração, é silencioso e apresenta recursos mais modernos do que a maioria dos aparelhos. A instalação exige, muitas vezes, reformas na parte interna do ambiente para a passagem da tubulação.

3. Economia de energia

Uma das formas mais práticas e diretas de descobrir o nível de consumo de energia dos aparelhos de ar-condicionado é o selo Procel. A grande maioria dos aparelhos de ar-condicionado traz esse selo. Ele apresenta informações importantes sobre o equipamento, como o nível de eficiência energética e o consumo de kw/h.

Em relação aos aparelhos, aqueles dotados da tecnologia inverter são os mais indicados. O sistema desses equipamentos regula o fluxo de energia por meio do controle de velocidade do compressor. Isso evita grandes picos de voltagem e regula melhor o consumo. A economia de energia dos aparelhos de ar-condicionado inverter pode chegar a até 60% em relação aos modelos tradicionais.

4. Quente ou quente e frio?

O que você prefere: um aparelho que apenas refrigera o ambiente ou aquele que possui ciclo reverso, ou seja, que refrigera e também aquece? Essa escolha vai depender da localidade onde você reside, já que em algumas regiões do país as baixas temperaturas são algo raro.  Em locais onde o inverno costuma ser rigoroso, o ar-condicionado com ciclo reverso é boa opção, ao garantir o conforto térmico nos dias mais frios.

5. Alimentação elétrica

É sempre recomendável avaliar a alimentação elétrica necessária para atender à sobrecarga de energia quando um novo equipamento entra em funcionamento. Antes de adquirir seu aparelho de ar-condicionado, tenha certeza que seu prédio, casa ou escritório estão aptos a receber uma nova carga de energia.

Também é bom ficar atento à voltagem dos equipamentos. Mesmo que a maioria dos aparelhos de ar-condicionado sejam 220v, existem alguns modelos com voltagem 110v e outros, de maior capacidade, que exigem alimentação elétrica trifásica.

E então, ficou com mais alguma dúvida? Em caso positivo, convidamos você a deixar sua pergunta nos comentários. Afinal, nós, da Dufrio queremos esclarecer todas as dúvidas que você possa ter antes de investir no aparelho de ar-condicionado que você considera o ideal. Fale com a gente e indicaremos o modelo mais indicado para a sua necessidade.

Recomendados para você

10K

85

Residencial

O controle do ar-condicionado estragou? Substitua pelo controle remoto universal Dugold!

1K

115

Dicas

Fluidos Refrigerantes Dugold

8K

15

Comercial

Qual a diferença entre o ar-condicionado inverter e o convencional?

11 Comentários

  1. Ana maria disse:

    Preciso de Indicacao de aparelho LG , não inverter, que foi indicado por uma assistência técnica, para minha residência, na praia.

    Obrigada

    Ana

    • Olá, Ana Maria como vai? Nós não trabalhamos com ar condicionados LG, não Inverter. Mas, podemos indicar outro produto que se adéque a sua necessidade. Qual foi a capacidade do condicionado indicada pela a assistência técnica? Para mais dúvidas estamos a disposição.

  2. RENATO M CUNHA disse:

    Quero comprar um ar condicionado, mas só tenho 110v na residencia. Os instaladores da Dufrio faz o serviço de eletricista?

  3. Hebe disse:

    Bom dia meu apto tem 57m e nao posso instalar varios aparelhos por conta de assembleia codominial,gostaria de um aparelho smart lg inverter, qual seria o btu mais indicado?reside apenas 2 pessoas no local e estao casa no periodo noturno!

    • Olá, Hebe como vai? Pelo que você nos relatou, acreditamos que um aparelho que possa ser útil para climatizar o ambiente que desejas é um Multi Split (https://www.dufrio.com.br/ar-condicionado/multi-split/) este ar-condicionado é a escolha certa para quem precisa climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo, o Multi Split deixa que você consiga ligar mais de uma evaporadora (unidade interna) com uma condensadora (unidade externa). Este modelo de condicionador de ar é recomendado para quem enfrenta problemas com espaço para a instalação de mais de uma condensadora, assim otimizando espaço na parte externa do ambiente. Para mais dúvidas estamos a disposição.

  4. hebe primo disse:

    Por favor envie a foto do aparelho e o orçamento,
    obrigado

  5. Olá, Hebe como vai? Envie um e-mail para contato@dufrio.com.br com a sua solicitação. Qualquer dúvida estamos a disposição.

  6. Ricson disse:

    Sobre o Split inverter quando dá um problema,sobre a manutenção ser mas cara vale a pena mesmo assim? Comprei um da lg e um técnico disse que não valia a pena investir num inverter por essa questão.

Deixe o seu comentário!