Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Como desinstalar ar-condicionado corretamente

por Dufrio Refrigeração • 03/06/2019 • 03/06/2019 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Está de mudança e não sabe como desinstalar ar-condicionado da forma correta? Ou quer fazer uma transformação no design da sua casa e precisa trocar o aparelho de lugar? Neste artigo a equipe da Dufrio preparou um passo-a-passo de como transportar o seu climatizador. Venha conferir e torne-se um mestre em mudanças.

Posso desinstalar meu ar-condicionado sozinho?

Você pode fazer a desinstalação do seu ar-condicionado, mas é um procedimento arriscado, ou seja, que não é recomendado. Isso porque o aparelho precisa de cuidados especiais que somente um profissional com experiência pode tomar. Contudo, se você quer arriscar e fazer esta mudança sozinho, vale a pena entender a importância de um técnico neste processo antes de mais nada.

O técnico ou a assistência especializada irá fazer uma pré-avaliação do seu aparelho antes de realizar a mudança. Isso garante que seu produto seja transportado em seu melhor estado. Além disso, o profissional irá evitar o vazamento de gases ou pequenos amassados no motor que podem comprometer o funcionamento do ar-condicionado para sempre.  

Inegavelmente, a condensadora é a parte mais delicada do seu aparelho, e diferente de outros produtos da sua casa, a má desinstalação pode causar no estrago definitivo do seu ar-condicionado. Salvo estes detalhes, lembre-se que este não é apenas um processo de troca de local e sim, de avaliação e higienização do equipamento.

banner vi no blog

Como desinstalar ar-condicionado de janela?

O ar-condicionado de janela é o mais fácil de todos os procedimentos e mais seguro para quem não possui experiência na área. Isso fica ainda mais fácil se você mora em uma casa, já que irá ter total liberdade para abrir e fechar o buraco onde o aparelho será instalado. Para este procedimento, você irá precisar de:

  • Uma marreta para quebrar um novo espaço na parede;
  • Tijolos ou madeira para fechar o buraco antigo;
  • Cimento ou outro material para fechar o buraco antigo;
  • Materiais isolantes para fechar brechas do ambiente externo;
  • Um braço amigo para transportar o ar-condicionado;
  • Paciência e atenção em todas as etapas do processo.

No ar-condicionado de janela, você deve antes de mais nada realizar a medição do quadrado onde o ar-condicionado será instalado. Isso irá garantir que você abra o espaço ideal para acomodar o aparelho.

Com isso, faça o novo buraco que irá receber o equipamento e certifique-se que ele esteja firme, sem riscos de queda. Faça uma base de madeira para suportar o peso do produto e então, realize o transporte do ar-condicionado do local antigo para o novo.

 

Talvez você tenha interesse em saber se um ar-condicionado de janela é realmente eficaz clicando neste artigo.

 

Após adicionado ao novo espaço, cubra as laterais com material isolante e certifique-se que não fiquem brechas nos cantos para a entrada do ar externo. Antes desse procedimento, também é recomendada a higienização do ar-condicionado.

Outrossim, depois de desinstalado e instalado no novo local, feche o buraco antigo com tijolos ou outros materiais que combinem com a fachada do local. Caso você somente queira fazer a desinstalação, procure retirar o ar-condicionado e guardá-lo sobre superfície macia, com cobertores e papel bolha. Dessa forma, evita-se quedas ou amassados que danifiquem o aparelho.

Como desinstalar ar-condicionado split?

O ar-condicionado split possui um cuidado muito mais rigoroso. E agora, como desinstalar ar-condicionado com a maestria necessária para um produto sensível?

Frequentemente, profissionais experientes realizam a desmontagem da evaporadora (unidade interna) e da condensadora (unidade externa) para realizar antes de qualquer procedimento a higienização dos equipamentos. Primordialmente, neste processo, é utilizado produtos químicos específicos em um cuidado manual, sem o uso de jatos ou de água com detergentes – produtos que podem causar até mesmo a corrosão do seu ar-condicionado.

Após isso, é removido o protetor do aparelho e qualquer indício de gás existente dentro da máquina. Este processo é ESSENCIAL antes de desconectar a tubulação para evitar o vazamento dos gases na atmosfera. Além disso, é importante também para não danificar o seu aparelho que fica duplamente sensível em um transporte quando cheio de gás.

Posteriormente, após higienização e retirada do gás, os seguintes processos são realizados para fazer a desinstalação do aparelho de ar-condicionado:

  • As tubulações são desconectadas da evaporadora e condensadora;
  • O dreno do produto também é retirado e guardado;
  • Os parafusos que conectam os elementos são soltos;
  • É feita a desinstalação das unidades de parede.

Lembrem-se que todas as etapas devem ser realizadas com o aparelho desligado da parede. Todavia, você evita choques e demais acidentes elétricos com o processo de mudança do ar-condicionado de lugar.

Atenção! Siga as dicas especiais da Dufrio

A Dufrio é especialista em climatizadores e recomenda que um profissional faça o procedimento de desinstalação do seu aparelho. Contudo, se você resolver fazer este processo sozinho, tenha em mente as seguintes dicas antes de começar:

  • Tenha todas as ferramentas necessárias antes de começar;
  • Retire o aparelho da tomada;
  • Não use água pura para a higienização do ar-condicionado;
  • A condensadora sempre deve ficar em pé, nunca inclinada;
  • Avalie o estado das tubulações antes de reutilizá-las.

Com todas essas informações, você pode cuidar do transporte do seu ar-condicionado e até mesmo dar os direcionamentos para a equipe contratada para realizar este serviço. Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente nos comentários!

 

botão-site

Recomendados para você

2K

0

Residencial

Calculadora da Dufrio ajuda você a escolher a capacidade certa do ar-condicionado

803

0

Dicas

Comece Economizando com LED, na Dufrio Tem!

4K

0

Comercial

Como usar o ar-condicionado de maneira eficiente

0 Comentário

Deixe o seu comentário!