Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Como ajudar o meio ambiente: guia do uso de climatizadores

por Dufrio Refrigeração • 10/06/2019 • 10/06/2019 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Ar-condicionado gasta energia e usa gases específicos para se manter em operação. Mas se você quer usar este produto e ainda ser sustentável, como ajudar o meio ambiente? Ademais, criamos um artigo que tira todas estas dúvidas e ensina você a ser um user friendly deste equipamento tão importante para a climatização das nossas residências. Vamos conferir?

Quais são os perigos da poluição? Como ajudar o meio ambiente?

Com o aumento das temperaturas em redor de todo o globo, o uso de ares-condicionados e demais aparelhos climatizadores se populariza junto. Afinal, de acordo com pesquisadores da universidade de Michigan, só nos EUA 87% das casas possuem esses aparelhos. 

Na china este número é ainda maior. Mas quão perigoso os climatizadores podem ser para o meio ambiente?

Contudo, para funcionar, muitos equipamentos ainda possuem em sua composição gases como o HCFC que contribui para a destruição da camada de ozônio e aquecimento global.

Mas fique calmo, não são todos os aparelhos que possuem gases que agridem o meio ambiente. Decerto, porque devido ao protocolo de Montreal, todos os países se comprometeram a diminuir a emissão destes gases na atmosfera. Devido a isso, boa parte dos produtores de ar-condicionado pensaram em mudanças que sejam ecofriendlys.

Podemos unir ar-condicionado a sustentabilidade?

Você pode ser sustentável e usar ar-condicionado na sua casa. Assim, para isso, é preciso ficar atento a alguns detalhes que vão desde a compra do aparelho até mesmo o modo de usar o climatizador na rotina.

Analisar a temperatura da sua cidade e pensar sobre qual tipo de climatizador é o ideal para sua região é um bom começo. Afinal, existem estados brasileiros que com o clima tropical, não possuem inverno totalmente devido. Ocasionalmente, isso elimina a necessidade de comprar aparelhos que possuam o modo quente.

Como ajudar o meio ambiente e usar climatizadores?

Existem atitudes que podem ser incorporadas na sua rotina. Elas irão ajudar o meio ambiente e também potencializar a sua experiência com aparelhos de ares-condicionados. Confira abaixo o que você pode aprender a fazer:

1 – Reaproveitar água do ar-condicionado

Esta é uma boa dica para aquelas pessoas que acabam nem notando que o ar-condicionado elimina água em seu processo de resfriamento. Direcione o cano do ar-condicionado que fica no ambiente externo para um balde ou recipiente maior e faça uso desta água em tarefas domésticas. Certamente, a água sai limpa e pode ser usada para lavar roupa, limpar o chão ou até mesmo regar as plantas.

2 – Renovar o modelo do aparelho

Se o seu modelo de ar-condicionado for muito antigo, a probabilidade dele conter o gás HCFC é muito grande. Ademais, pense em atualizar para aparelhos que possuem gases ecológicos. Além disso, descarte o modelo antigo em locais adequados. Algumas empresas podem se responsabilizar por buscar os modelos antigos na sua casa. Confira se o fabricante do seu aparelho antigo não faz parte desta lista.

3 – Entender a potência que seu aparelho precisa

O ar-condicionado gasta energia elétrica para estar ligado. Parece óbvio, mas a energia está ligada a um sistema hidrelétricas, que utilizam o meio ambiente como matéria prima. Se você não estiver já ligado a um modelo mais sustentável, com energia fotovoltaica, vale a pena estudar a potência que seu aparelho precisa para resfriar sua casa. Assim, você compra um aparelho ideal, que não vai fazer mais força que o necessário para atingir seu objetivo.

4 – Ajudar no resfriamento do espaço

Você pode ajudar o seu ar-condicionado a não precisar fazer muita força ou usar sua potência máxima para resfriar o ambiente. Para isso, cuide para os espaços não receberem o calor do ambiente externo e se possível, procure manter o aparelho longe de janelas e locais com grande incidência de luz solar.

5 – Faça um uso consciente

Você não precisa ficar com o ar-condicionado ligado o dia todo, certo? Se você não sabe como ajudar o meio ambiente, comece por este pequeno hábito. Ligue o aparelho somente quando você estiver no espaço ou mantenha-o ligado até a sala resfriar no ponto certo. Depois desligue e curta o ambiente fresquinho e confortável.

Saiba aqui neste artigo como economizar usando ar-condicionado e também como ser um usuário sustentável.

Como ajudar o meio ambiente? 10 dicas para você!

Para recapitular e também para reforçar seus novos modos sustentáveis, juntamos 10 dicas de como ajudar o meio ambiente e fazer uso de aparelhos de ar-condicionado abaixo. Confira e espalhe estas dicas por aí.

  • Compre aparelhos com selo A de economia de energia;
  • Opte por modelos com gases ecológicos que não agridem a natureza;
  • Aparelhos com a função timer são ótimos para regular o uso;
  • Mantenha os aparelhos entre 23ºC e 26ºC no verão e 21ºC e 24ºC no inverno;
  • Cuide para não deixar portas abertas no espaço resfriado;
  • Faça manutenção do seu aparelho regularmente;
  • Escolha modelos mais tecnológicos e de uso inteligente;
  • Use para ter conforto e não excessos;
  • Mantenha o filtro sempre limpo;
  • Escolha modelos com o selo procel, de sustentabilidade.

Agora que você já sabe como ajudar o meio ambiente utilizando o seu ar-condicionado. Lembre-se de fazer escolhas onde a tecnologia seja amiga do nosso planeta e espalhe este conhecimento entre os seus amigos.

botão-site

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

3K

0

Residencial

O climatizador de ar funciona igual a um aparelho de ar-condicionado?

3K

0

Conteúdo para Instalador

Acordo em Kigali limita a produção de gases poluentes usados em ar-condicionados

4K

5

Refrigeração

Freezer horizontal ou vertical — quais as diferenças e qual escolher?

0 Comentário

Deixe o seu comentário!