Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Ar-condicionado portátil é bom ou ruim?

por Dufrio Refrigeração • 03/10/2017 • 03/10/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Nem sempre é possível ter ar condicionado em todos os cômodos ou na casa de praia, por exemplo. Por outro lado, alguns imóveis antigos não têm a instalação elétrica adequada à instalação de um ar-condicionado split, ou não podem colocar uma condensadora na parte externa por ser um imóvel alugado ou por ter a fachada tombada. O que fazer nesses casos? Será que a solução está fadada à dependência dos ventiladores? Nada disso: para isso existe o ar condicionado portátil. Se você gostou da ideia, vem saber mais sobre todas as vantagens – e desvantagens – desse ar condicionado nada tradicional.

O calor está batendo e não tem como fazer a instalação? Use um ar-condicionado portátil

São várias as situações em que não é possível fazer a instalação de um ar-condicionado split ou de janela, por exemplo. Falta de espaço, problemas para fazer os reparos necessários para a instalação ou infraestrutura inadequada do imóvel são alguns deles.

Geralmente nesses casos muita gente acaba lançando mão do recurso mais provável: o ventilador de teto. O problema é que o ventilador de teto não diminui a temperatura ambiente não purifica o ar nem impede que as impurezas do exterior entrem no cômodo. Na verdade ele ainda acaba até espalhando a poeira e os microrganismos, por mais que o local esteja limpo.

Com o ar-condicionado portátil, no entanto, isso não acontece, afinal, basicamente ele é um ar condicionado como qualquer outro – só que não requer qualquer tipo de instalação e, como o nome diz, tem mobilidade, pode ser levado para qualquer parte da casa. É claro que, como qualquer coisa na vida ele também tem seus prós e contras, que valem a pena ser bem conhecidos para que seja feita uma escolha consciente.

Vantagens do ar-condicionado portátil

  • Mobilidade. Muitos ar-condicionados portáteis vêm com rodinhas, o que facilita ainda mais a sua mudança de local. Além de poder levá-lo para outros cômodos da casa, é possível carregá-los em viagens para uma casa de veraneio, por exemplo.
  • Maior praticidade. O ar-condicionado portátil não precisa de instalação, basta ser ligado na tomada. Por conta disso, você acaba economizando o valor da visita técnica para instalação do aparelho.
  • Flexibilidade. Você sabia que nos dias frios o ar-condicionado portátil também serve como umidificador ou desumidificador? Assim ele também colabora para manter o ar da casa mais saudável.
  • Os aparelhos de ar-condicionado portátil são modernos e com design inteligentes. Muitos oferecem diversas funcionalidades, como desligamento automático, ventilação e controle de temperatura ativo.

Desvantagens do ar-condicionado portátil 

  • Fazem um pouco mais de barulho do que um ar-condicionado split.
  • São portáteis, mas nem por isso muito leves. O peso médio de uma ar-condicionado portátil é 30 Kg.
  • Tem um rendimento um pouco menor do que um ar-condicionado tradicional com a mesma quantidade de BTUs.
  • Funcionam melhor em ambientes pequenos, de até 14 m². Para saber quantos BTUs são necessários para o cômodo que você quer climatizar, use uma calculadora de BTU.
  • Custam um pouco mais caro que os tradicionais, mas como não precisam de instalação, o custo-benefício é maior.

Ar-condicionado portátil substitui um ar-condicionado split?

Não, e nem é essa a ideia de concepção do aparelho. O ar-condicionado portátil visa suprir a necessidade de climatização em ambientes que não podem, por algum motivo, ter um ar condicionado tradicional ou split. Nessas ocasiões especiais, o ar- condicionado portátil é uma excelente escolha, principalmente em substituição aos ventiladores.

Ele é uma ótima escolha também para salas alugadas, nas quais não é possível fazer a instalação ou a instalação de ar condicionado é muito caro. O máximo o que o ar-condicionado portátil precisa é de um tubo extensor para que o ar quente seja jogado para outro local e um adaptador de janela, o que não precisa de assistência técnica especializada para ser feito.

Hoje já existe ar-condicionado portátil quente e frio, que é especialmente interessante para as regiões mais frias do país. A dica é pesquisar bem, porque há várias marcas e modelos no mercado. Para escolher, lembre-se: não tenha como foco o preço baixo, mas sim as funcionalidades que atenderão melhor às suas necessidades.

Você encontra uma enorme variedade de condicionadores de ar portáteis na Dufrio, além de muitos outros modelos. Venha dar uma olhada e aproveite as nossas ofertas!

Recomendados para você

3K

0

Comercial

Os efeitos do uso ar-condicionado em nossa saúde

3K

2

Comercial

8 dúvidas sobre ar-condicionado mais recorrentes

2K

0

Conteúdo para Instalador

Tubulação de cobre: qual a importância de utilizá-la?

0 Comentário

Deixe o seu comentário!