Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado pode pegar chuva? Saiba os cuidados

por Dufrio Refrigeração • 18/07/2019
Compartilhar:

Em dias nublados, os cuidados com eletrodomésticos e produtos que funcionam através de energia elétrica redobram. Afinal, ar-condicionado pode pegar chuva? Quais são os cuidados que devem ser tomados em dias onde o clima não colabora para o uso pleno do aparelho? 

Ar-condicionado e chuva: cuidados

Além de ser sensível a água, o aparelho de ar-condicionado deve ter cuidado redobrado em dia de chuva devido a potenciais quedas de luz. Ademais, se a sua condensadora (parte externa do aparelho) fica exposta a qualquer clima, repense o local onde ela está instalada. 

Ocasionalmente, durante os dias de chuva leve, o uso do ar-condicionado pode ser feito moderadamente durante alguns instantes. Apenas para climatizar o ambiente. Entretanto, o uso contínuo não é recomendado, visto que a umidade da chuva pode acabar danificando o motor do produto. 

Logo, quando a previsão indicar chuva na sua região prepare-se para colocar em prática as seguintes dicas para manter seu ar-condicionado protegido: 

  • Proteja a parte externa com uma capa (e não ligue o aparelho);
  • Deixe resfriar o ambiente até o momento da chuva começar;
  • Procure retirar o aparelho da tomada em caso de chuva com raios;
  • Não ligue o aparelho assim que a chuva passar. Espere um pouco.

Quando estiver chovendo, o que faço?

Certamente, quando a chuva chegar sem aviso, desligue o aparelho imediatamente. Além do mais, procure retirá-lo da tomada o mais rápido possível. É recomendado que o desligamento do aparelho seja feito apenas em caso de chuva com raios. Contudo, em muitas cidades as quedas de luz acontecem mesmo com pequenas garoas, o que pode acabar prejudicando o desempenho do aparelho posteriormente. 

Ar-condicionado pode pegar chuva com protetores

Mesma com chuva fraca, é essencial que o seu condicionador de ar tenha protetores especiais para proteger a condensadora da água. Assim, isso ajuda o seu aparelho a ter uma vida útil maior. Adiante, conheça alguns tipos de protetores que você pode adquirir. 

  • Protetor | Fibra de vidro: É ideal para modelos externos e oferece muitas opções de tamanho. Se adequa a ares-condicionados de janela e também aos modelos split. Ele preserva a higiene do aparelho e consegue escoar a água da chuva. 

 

  • Protetor | Concreto: Deve ser projetado junto com a estrutura da casa ou prédio, além de não ser tão maleável como o modelo de fibra de vidro. É um pedaço de concreto que protege seu aparelho de receber de forma direta a água da chuva e a sujeira do ambiente externo. 

 

  • Protetor | Telhado: Este modelo cobre a parte superior da parte externa do ar-condicionado. Ele impede que a chuva e sujeiras vindas de cima atinja o seu aparelho. Pode ser projetado com telhas, fibra de vinho, alumínio ou qualquer outro material que não impeça a troca de ar do aparelho. 

Mitos e verdades sobre cuidados com ar-condicionado

Salvo, você já sabe como cuidar do seu ar-condicionado em dias de chuva. Agora, e quanto aos cuidados do dia-a-dia?

Conforme mais pessoas adquirem seus aparelhos de ar-condicionado, mais mitos sobre os cuidados com o aparelho surgem. Todavia, você está preparado para descobrir a verdade sobre as principais “fake news” sobre condicionadores de ar? 

  • Ar-condicionado causa alergias e gripes: Mito né? o aparelho climatizador não causa nenhuma doença respiratória nos seus usuários. Contudo, se a sua imunidade estiver baixa e seu corpo for exposto a baixas temperaturas, a probabilidade de pegar uma gripe aumenta. 

 

  • Ar-condicionado inverter consome mais energia: Mitão! Muito pelo contrário. Os aparelhos do tipo inverter possuem tecnologia especial para ajudar você a economizar na conta de luz mensal. 

 

  • A vida útil dos ares-condicionados aumenta com protetores: Verdade. Os protetores, além de cuidar do seu aparelho em dias de chuva podem proteger seu ar-condicionado de outras condições do tempo, como climas de calor intenso ou sujeiras que podem entrar na sua condensadora. 

Surpreendentemente, você é um expert em cuidar de ares-condicionados nos dias de chuva. Agora compartilhe com seus amigos este conhecimento. Existem muitos mitos sobre cuidados com ar-condicionado que agora você pode ajudar a desvendar.

 

botão-site

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
8 Comentários
  1. Cleide dos Reis Pereira disse:

    O meu ar condicionado e um Springer midea de 7500 Btus, fiz a instalação dele dia 23 de Dezembro, mas ELE não está gelando o meu quarto, Oq pode estar OCORRENDO???
    Grata

    • Olá!
      Para sua dúvida um especialista irá entrar em contato via e-mail.

      Ficamos a disposição!

    • JOSÉ disse:

      Adquiri um.ar condicionado Springer de janela 7.500 btus…
      Com 5 dias de uso ele parou de resfriar.
      Como estava na garantia acione a assistência técnica.
      O.tecnico veio aqui é disse q o ar estava com problema no termostato e agendou a troca porém quando vieram trocar veio um.outro técnico q falou q iria trocar o termostato mas q o problema iria continuar pois no condomínio existe aquelas caixas de proteção externas dos aparelhos se ar condicionado.
      Ora essa caixa impede o funcionamento correto do aparelho? A que está instalada de grades vazadas pra troca de calor …
      Argumentei então que todos no condomínio então estariam com.o mesmo.problema..aí ele desconversou.
      Isso é verdade ou não? A caixa de proteção impede o funcionamento correto do aparelho?

  2. Gilberto disse:

    A entrada de ar da unidade externa do meu condicionador Springer pegou muita chuva e umidade e houve acumulo de limo na entrada de ar . Isso prejudica o funcionamento? Qual o procedimento correto para remover esse limo?

    Obrigado

    • Olá Gilberto, tudo bem?

      Para sua solicitação, indicamos que entre em contato com um instalador autorizado pela marca do seu aparelho, para que ele faça uma análise mais precisa do que pode estar acontecendo!

      Ficamos a disposição =)

  3. Lúcia disse:

    Olá.. uma duvida: as condensadora redondas elas têm a hélice na parte de cima onde o sol bate com mais frequência e a sujeira também, minha duvida: isso faz com que o ar condicionado gaste mais energia? Estou pesquisando pra poder comprar um de 9mil BTUs frio inverter

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento