Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar condicionado inverter vale a pena? Entenda por quê!

por Dufrio Refrigeração • 28/12/2017
Compartilhar:
Ar-condicionado inverter vale a pena pela economia de energia.

Você tem dúvida se comprar ar-condicionado inverter vale a pena? Indo direto ao ponto, a resposta é sim! A tecnologia presente no compressor deste aparelho é a melhor do mercado e promove até 60% de economia de energia. Por isso, compensa comprar ar inverter para um investimento a longo prazo.

Há muitas razões para investir neste equipamento. Comprar um ar condicionado inverter vale a pena graças às suas funcionalidades, à economia de energia, ao baixo índice de ruído e à alta performance.

No entanto, nem todo mundo está familiarizado com as suas características e deixa de aproveitar suas vantagens por pura falta de conhecimento. Veja agora tudo sobre o ar-condicionado inverter e descubra por que ele tem sido tão procurado na hora da compra.

Como funciona o sistema inverter?

Quem pensa que os aparelhos de ar-condicionado são todos iguais não conhece o ar-condicionado inverter. Ele não funciona da mesma forma que os demais, pois sua tecnologia é totalmente diferente da convencional – e é por isso que ele tem tantos diferenciais.

No sistema tradicional, o ventilador dentro da evaporadora suga o ar do ambiente. O compressor faz o ar circular por um conjunto de serpentinas, onde o fluido refrigerante (um gás) gradualmente resfria ou aquece o ar (modelo quente/frio). Depois, o ar é devolvido ao ambiente.

Este ciclo se repete inúmeras vezes até que o ar do ambiente atinja a temperatura escolhida. Toda vez que o ar retorna ao aparelho, o termostato faz uma medição; quando percebe que chegou à temperatura escolhida, desliga o compressor, mantendo apenas a ventilação do aparelho.

Depois de um tempo, quando a temperatura do ar começa a subir, o termostato liga novamente o compressor, recomeçando todo o ciclo.

Qual o diferencial do sistema inverter?

A grande diferença do ar-condicionado inverter é que ele mantém o compressor ligado em rotação variável (nunca desliga), evitando a oscilação de temperatura. O resultado é uma redução no consumo de energia e um ambiente bem mais agradável.

Porém, há vários outros aspectos que evidenciam a diferença entre o ar-condicionado inverter e o convencional, como média de preço, nível de ruído, conforto térmico e sustentabilidade. Veja mais no link acima!

Por que o ar-condicionado inverter é mais econômico?

Ao evitar aquele típico “liga-desliga”, o ar condicionado previne os picos de energia, que são os grandes vilões das contas de luz. Por isso, ele é mais econômico. Para você ter uma ideia, o ar inverter reduz em até 60% o consumo comparado aos aparelhos convencionais.

Outra vantagem do compressor inverter é que ele é muito mais silencioso. Como o compressor trabalha em baixa rotação e não fica ligando e desligando toda hora, o nível de ruído cai bastante. Assim, o ambiente fica muito mais agradável e silencioso.

Além disso, este aparelho utiliza um gás refrigerante ecológico, o R410A, que não agride a camada de ozônio.

Por que comprar um ar-condicionado inverter?

Além de ser mais econômico, silencioso e proporcionar melhor conforto térmico, há outros pontos positivos que explicam por que o ar-condicionado inverter se tornou o aparelho queridinho do mercado.

Por exemplo, seu jato de ar mais espalhado favorece mesmo quem está próximo do aparelho. O gás ecológico, exclusivo dos equipamentos com tecnologia inverter, também é um diferencial: além de ajudar o meio ambiente, ele não é tóxico nem inflamável.

Todas essas vantagens compensam o valor um pouco mais caro do ar-condicionado inverter, que é recuperado com a economia na conta de energia elétrica.

Como escolher ar-condicionado inverter?

vários modelos de ar-condicionado inverter, mas nem todos os fabricantes trabalham com essa tecnologia. No entanto, você pode encontrar:

Lembre-se que há também aparelhos de ar-condicionado inverter com funcionalidades extra, como o purificador de ar, que chega a eliminar até 99% de fungos, bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde do ar, e a função noite, que pode elevar a economia para 74% em relação aos aparelhos tradicionais.

Como dimensionar ar-condicionado?

Para descobrir o melhor ar-condicionado inverter para a sua casa ou empresa, é preciso levar em consideração vários fatores. O principal deles é quantidade de BTUs, ou seja, a unidade que mede a potência de refrigeração/aquecimento do aparelho.

De forma geral, quanto maior o ambiente a ser refrigerado, maior deve ser a capacidade em BTUs do aparelho, mas há outros fatores que devem ser considerados.

É preciso levar em conta também a quantidade de pessoas que transitam pelo local, o número de aparelhos eletrônicos, a quantidade de portas e janelas, a incidência solar e a hora do dia em que mais bate sol no cômodo.

Parece complicado, mas não é: basta usar a calculadora de BTUs da Dufrio! 🙂

Então, ar-condicionado inverter compensa?

Se todas as vantagens ainda não o convenceram, faça a comparação entre o gasto mensal (R$) do aparelho inverter e dos modelos convencionais através da nossa calculadora de consumo de ar-condicionado.

Você vai perceber que vale a pena comprar ar condicionado inverter ao enxergar o retorno do seu investimento com a conta de energia bem mais barata.

Venha conhecer todos os modelos de ar-condicionados inverter na loja da Dufrio e aproveite nossas promoções para economizar ainda mais! 🙂

Continue em nosso blog para descobrir qual é o melhor ar-condicionado inverter para climatizar a sua casa no verão!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
6 Comentários
  1. Edileuza disse:

    Bom dia!!comprei um central de da marca Elgin da ecoinverter até agora to amando é super silenciosa…queria saber se tanto faz eu ligar 9 da noite e desligar as 7 da manhã como desligar 12:00 vai dar o mesmo valor ou vai vim de acordo de quanto vc usar..ela é 12 mil bts…obigada

  2. Celiomar disse:

    O meu queimou uma placa que tem o preço de um ar novo, procurando na internet só encontrei este comentário pertinete: O ar condicionado inverter deve ser bom em países desenvolvidos onde os direitos civis são respeitados e por isso os produtos se adequam a um padrão de qualidade. Aqui como todos sabemos não é assim. J’a tive diversos inverter e 90% deram problema na placa e aqui a placa custa de 50% a 70% do valor de um aparelho novo, mesmo com toda a economia que ele possa gerar não compensa.

  3. Alcides disse:

    Moro num apartamento no Rio de Janeiro, com incidência de sol durante toda a tarde. No verão, calor infernal. Pensei em instalar um split inverter, mas um técnico me disse que o inverter “desliga, trava”, ou algo parecido, enfim, não funciona em temperaturas muito elevadas, pois o aparelho entende que está havendo um superaquecimento. Isso procede?

    • Alcides,

      Para esclarecer sua dúvida sobre o funcionamento do split inverter, um dos nossos especialistas irá entrar em contato com você via e-mail.

      Para qualquer dúvida, estamos a disposição!

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento