Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado desliga sozinho: quais motivos e o que fazer?

por Dufrio Refrigeração • 31/05/2019
Compartilhar:
Arcondicionado_desligando_Sozinho

Você pode pensar que ele é independente, que está sendo controlado por seres ocultos ou até mesmo começar a cogitar a existência de algum problema. Mas afinal, ar-condicionado desliga sozinho: o que fazer nestes casos e quais são os motivos para esse fenômeno acontecer?

A Dufrio criou este post com uma série de possibilidades para você estudar e então, conseguir entender porque seu aparelho está apresentando este comportamento. Preparado para ser um expert em saber porque o ar-condicionado liga e desliga sozinho?

 

Ar-condicionado desliga sozinho: devo me preocupar?

Sem dúvida, ver o aparelho de ar-condicionado desligando sozinho chega a dar uma dor no coração. Afinal, você demandou tempo para escolher o aparelho, optou pela melhor equipe de instalação e não esperava em ter que resolver algum problema tão cedo. Certo?

Mas muita calma nessa hora! Ares-condicionados desligando sozinhos são acontecimentos frequentes e normalmente não indicam problemas graves ao aparelho.

Certamente, é possível afirmar que depois da falta de gás dos aparelhos, o desligamento inesperado pode ser a segunda maior surpresa que estes produtos podem dar a seus donos.

A seguir, separamos alguns motivos que podem levar a este acontecimento – muitos deles você pode resolver sozinho! Legal né? Siga lendo e confira.

 

Ar-condicionado desliga sozinho: quais os motivos? 

Como já foi explicitado, uma série de fatores pode levar ao desligamento de ares-condicionados de forma independente. Abaixo, descrevemos alguns casos, leia-os com atenção e se for o caso, não hesite em chamar uma equipe técnica para lhe auxiliar, ok?

Motivo 1: Função timer ligada

Se o seu ar-condicionado opera normalmente e depois de algumas horas desliga sozinho e não apresenta nenhum indicativo de problema. Por exemplo, como algum barulho estranho ou telas piscando, é muito provável que a função timer do aparelho esteja ligada.

Este não chega nem a ser um problema, e você mesmo pode configurar para o modo normal.

Basta acessar o controle e clicar no botão timer. Ele irá desprogramar o aparelho para desligar sozinho. Normalmente esta função é usada durante a noite, quando dormimos e esquecemos de desligar o aparelho. Ocasionalmente até durante dias amenos, que basta ligar o aparelho por alguns minutos para fazer a mudança de ar.

Motivo 2: Problemas no controle remoto

É possível que o seu controle remoto esteja com algum contato. Lembra de ter derrubado ele recentemente? Deixado o controle em lugar muito úmido?

Logo, este contato pode estar acionando automaticamente a função timer, tirando suas opções e autonomia de desligar o modo sozinho. Nestes casos, é interessante levar seu controle remoto a uma assistência técnica especializada, ou até mesmo fazer a troca do controle. Seja por um oficial da marca ou universal.

Motivo 3: Condensador aquecendo demais

Um condensador instalado em local muito fechado pode sofrer o risco de superaquecimento, assim como qualquer aparelho eletrônico existente dentro da nossa casa.

Nestes casos, os ares-condicionados “sentem” a temperatura fora do normal e simplesmente desligam repentinamente. Nestes casos é normal não conseguir ligar o aparelho durante alguns minutos e normalmente são problemas que acontecem com frequência durante os turnos diurnos.

Consequentemente, momentos em que o sol está mais forte, sufocando o ar-quente nos locais fechados, dando um efeito de sauna as condensadoras.

Aqui, a resolução do problema pode estar em fazer a troca do local da condensadora, ou seja, colocá-la em um local mais arejado. Se o problema persistir por muito tempo sem solução, é comum encontrarmos falhas em algum sistema. Por ser forçado a estar com superaquecimento por muito tempo, o que somente assistências técnicas podem resolver.

Motivo 4: Erro no eeprom

O ar-condicionado é um produto tecnológico que possui um sistema configurado para funcionar. Erros no eeprom normalmente são problemas ou más configurações nestes sistemas e somente uma assistência autorizada pela marca (ou a própria fabricante) podem fazer a solução.

Nestes casos, ou a placa onde este mecanismo se encontra é trocada ou pequenos reparos são realizados para que o eeprom seja configurado em sua função normal.

Motivo 5: Desatenção

Onde está o controle remoto no momento que o ar-condicionado acabou desligando sozinho? Pode parecer brincadeira, mas muitos dos casos de desligamento repentino são causados por desligamentos acidentais da parte do próprio usuário.

Logo, pense se você acidentalmente não sentou em cima do controle, cutucou sem querer a opção off ou deixou o controle muito próximo do seu pet, que com as patinhas pode ter pisado em cima e desligado o aparelho. Acontece!

Gostou de saber um pouco mais sobre os motivos que estão fazendo seu aparelho de ar-condicionado desligar? Agora você pode estudar várias formas de resolver o problema e seguir climatizando o seu ambiente. Ficou com alguma dúvida? Basta deixar um comentário que um especialista da nossa equipe entrará em contato com você!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
16 Comentários
  1. Jaime Alvarenga disse:

    Porque aparecer pi

  2. Paulo sergio disse:

    Meu Ar desliga sozínho e parece que dá um soco dentro do motor.

    • Olá Paulo, como vai? Orientamos que chame um técnico especializado para identificar o problema e fazer o reparo. Ficamos a disposição!

    • Leandro Rodrigues disse:

      Boa tarde,

      A mesma coisa está acontecendo igual o seu..

      Depois volta mas mesmo não gela muito ele e portátil Pinguino Delongui 10.5000.

      Seu parou conseguiu arrumar?

      • Olá Leandro, tudo bem?

        Orientamos que você entre em contato com um técnico autorizado pela marca do seu aparelho, para que ele faça o diagnóstico mais preciso e possa ajudar você.

        Ficamos à disposição =)

  3. Karina disse:

    Oi boa tarde meu ar está desligado sozinho ele fica com o time ligado mais não funciona e caso nois desligamos ele aí ele não liga mais .fica dias sem ligar e se deixar ele na tomada ele liga sozinho com o tempo mais fica funcionando por minutos e já para novamente

    • Olá Karina, tudo bem?

      Sempre indicamos que você entre em contato com um técnico autorizado pela marca do seu aparelho, para que ele consiga fazer um diagnóstico mais preciso do que pode estar acontecendo com seu ar condicionado.

      Ficamos a disposição =)

  4. Alessandro disse:

    O MEU ar é um Springer, ele está trabalhando e do nada desliga e fica duas luz PISCANDO, o controle deixa de funcionar e tenho que desligar o relógio para ele voltar a funcionar. Ligo novamente e após algum tempo ele desliga novamente.

    • Letícia disse:

      Olá Alessandro

      Pode haver algum tipo de erro que precisa de reparo. Já foi feito o contato com técnico autorizado da marca?

  5. LUIZ AMBROZIO SOARES disse:

    Bom dia
    estou com um fhilco inverter que a gente liga ele dai alguns segundos ele desliga a evaporadora mas o swing continua ligado mas isso so acontece no modo resfriar. se ligar so na ventilação ele funciona. o display tambem continua ligado mesmo quando desligo o aparelho

    • Tamires Otta disse:

      Olá Luiz, tudo bem ? Espero que sim!
      O aparelho chega a gelar o ambiente ou desliga antes?
      Equipe Dufrio

  6. ELIVALDO PINHEIRO DE FREITAS disse:

    Tento desligar meu ar condicionado split inverter modelo QE12f/Q112F e ele volta a ligar sozinho, tenho de desligar varias vezes ate que ele realmente desligue, o que pode estar acontecendo?

    • Tamires Otta disse:

      Olá Elivaldo, tudo bem? Espero que sim!
      O ideal nesse caso seria contatar um técnico para averiguar o comando liga/desliga do produto.
      Equipe Dufrio

  7. MARIA DE FÁTIMA PEREIRA disse:

    ESTÁ APARECENDO CO NO MEU AR LG SPLINT 12000
    O QUE SIGNIFICA, FICA ABIXO DO 18C
    oBRIGADA

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Maria

      Orientamos que entre em contato com a assistência técnica da marca.
      Eles poderão lhe auxiliar na sua dúvida.

      Att Equipe Dufrio!

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento