Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

3 dicas para não errar na hora de comprar seu ar-condicionado

por Dufrio Refrigeração • 11/05/2017
Compartilhar:

Investir em um ar-condicionado para climatizar um ou dois dos seus cômodos é uma alternativa viável e eficiente para trazer mais conforto durante os dias mais quentes.

Mas escolher o modelo certo é fundamental para não enfrentar problemas. Um aparelho que for muito pequeno vai lutar para esfriar um quarto, enquanto um que for muito grande vai esfriar o ambiente tão rapidamente que vai acabar congelando você e sua família.

Pensando nisso, abaixo separamos algumas dicas para comprar o ar-condicionado ideal e tirar o maior proveito do seu investimento! Acompanhe:

1. O que levar em consideração?

Se você está prestes a comprar o seu ar-condicionado ou substituir o antigo, algumas coisas devem ser levadas em conta antes de fazer sua escolha:

Observe o ruído

Se você procura um aparelho para um quarto ou uma sala de televisão, por exemplo, é preciso se preocupar com o ruído. Procure modelos que tenham tido desempenho excelente ou muito bom em testes de barulho e que sejam silenciosos para não atrapalhar as atividades desenvolvidas no cômodo.

Localização

É muito importante a localização do condicionador de Ar, a unidade interna (evaporador) e externa (condensador),não podem ficar em locais enclausurados, e devem seguir atentamente as distancias contidas no manual de instalação.

Instalação correta

Para obter o máximo de seu ar-condicionado é essencial que ele seja instalado corretamente. Se você tem janelas de batente, por exemplo, você pode querer considerar um modelo Split (falaremos mais abaixo). Certifique-se de que a sua unidade está nivelada de forma a drenar o ar corretamente e mova qualquer dispositivo gerador de calor, como uma TV ou lâmpada, longe da unidade.

Assistência e garantia

Alguns aparelhos de ar-condicionado têm garantias mais longas. Quando você está comprando uma nova unidade, consulte o site do fabricante para obter informações e pergunte ao revendedor sobre a garantia para esse modelo e marca.

2. Como mensurar suas opções?

Antes de considerar o preço e os recursos, comece por determinar o tamanho da unidade que você precisa para o espaço que você deseja esfriar, bem como onde você vai colocá-la. Os aparelhos de ar condicionado têm capacidades de refrigeração que variam de 5.000 a 12.500 unidades térmicas britânicas (BTU).

Você deve saber a área do ambiente para simular a quantidade de BTU/h ideal para o seu aparelho (clique aqui e acesse a nossa calculadora de BTU/h). Também é preciso considerar outros fatores, como a altura do teto, onde a unidade será colocada e o tamanho de suas janelas e portas.

3. Qual modelo é o ideal?

Alguns modelos de ar-condicionado pequenos podem custar bem barato, o que os torna uma proposta tentadora — mas somente se você precisar esfriar um espaço muito pequeno. Se você precisa esfriar uma área maior, você vai querer concentrar sua pesquisa em unidades que melhor correspondem a sua metragem quadrada.

Por isso, conheça os modelos disponíveis e descubra qual o ideal para o seu caso:

  • O modelo de janela é o mais conhecido e tradicional. Ele fica acoplado à janela do ambiente e necessita, para sua instalação, que a parede seja quebrada.  Esse modelo gera um pouco mais de ruído, por isso cuidado se quiser que seu ambiente continue silencioso.
  • O ar-condicionado portátil não exige instalação e possui a vantagem de poder ser carregado para qualquer ambiente da casa. Ele é uma ótima saída em casos que não é possível fazer alterações na infraestrutura do cômodo, contudo, ele pode não ser tão eficiente no esfriamento quanto os demais modelos, por ter a capacidade limitada até 12.000 BTU/h.
  • Já o modelo Split é aquele aparelho em que parte fica para dentro do ambiente e a outra parte fica na área externa, diminuindo o ruído. Esse ar-condicionado possui uma capacidade de resfriamento melhor, além de possuir tecnologias como o Inverter, que permite reduzir em até 60% o consumo de energia quando comparado às demais opções.

E você, pronto para comprar o ar-condicionado ideal? Assine nossa newsletter e receba gratuitamente no seu e-mail todas as nossas dicas para fazer a melhor escolha!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
2 Comentários
  1. Alex disse:

    O meu quarto e pequeno o ar comdisionado não fala muito eu coloco no turbo gelado o meu ar e da samsung

    • Olá Alex, como vai ? Se você esta sentindo que seu ar não esta gelando da maneira ideal, alguns fatores que podem estar impedindo isso, como por exemplo: saída de ar bloqueada, filtro sujo. Se verificar que não são estes fatores, pode ser uma causa técnica. Entre elas: vazamento de gás, alteração nos componente interno como compressor, placa eletrônica, ou sensor de temperatura encostando no evaporador. Orientamos que chame um técnico especializado para identificar o problema e fazer o reparo.Ficamos a disposição!

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento