Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Mitos e verdades sobre o ar-condicionado no inverno

por Dufrio Refrigeração • 24/08/2018
Compartilhar:
MITOS E VERDADES AR CONDICIONADO NO INVERNO

Normalmente associado à ideia de calor, o aparelho de ar-condicionado costuma ser bastante procurado pelas pessoas em épocas quentes. Contudo, o que muitas ainda não sabem, hoje em dia, é que mesmo no inverno esse tipo de equipamento pode ser muito útil.

Dependendo do modelo, existem várias possibilidades de não só refrescar, como também esquentar com ele. Capaz de regular a temperatura ideal para o ambiente e inclusive ajudar a melhorar a qualidade do ar e ser benéfico à saúde em alguns casos (leia mais sobre ar-condicionado e saúde aqui), o ar-condicionado pode funcionar para fugir do tempo gelado também.

Dormir e trabalhar, por exemplo, em ambientes muito frios pode ser extremamente desconfortável, causar propensão a resfriados e até mesmo afetar a produtividade (ou a qualidade do sono, no primeiro caso).

Por isso tanto em casa quanto em pequenos ambientes, como escritórios, ter um ar-condicionado pode ser útil independente da estação. Uma das opções para isso pode ser um split inverno.Normalmente associado à ideia de calor, o aparelho de ar-condicionado costuma ser bastante procurado pelas pessoas em épocas quentes.

Por isso, chegou o frio e você acha que vai ficar um bom tempo com o ar-condicionado desligado? Veja a seguir dicas úteis para aproveitar o seu aparelho no inverno inclusive:

O frio no país

É verdade que o frio está fazendo parte da rotina de muitos brasileiros, ainda que, em alguns dias, alterne com períodos de mais calor.A primeira quinzena foi mais úmida e fria, porém há variações de região para região. Além disso, em algumas regiões o tempo foi até mesmo seco. Por essa e outras razões confirma-se que o ar-condicionado pode atender tanto demandas de,alternando a temperatura conforme o clima se apresentar. Melhorando a qualidade e a umidade do ar ele pode contribuir para que se tenha menores desconfortos respiratórios por conta disso.

Algumas preocupações – Mitos ou verdades?

Ar-condicionado no frio faz mal
As pessoas têm tendência a pensar que o ar-condicionado no frio pode fazer mal, favorecer resfriados ou algo do tipo.
Na verdade, isso não é bem assim. O ar-condicionado em si não faz mal, desde que esteja com os filtros limpos e com a temperatura adequada.

No entanto, pode ser sempre aconselhado evitar “choques de temperatura”. Ou seja, após passar um período em ambiente mais ameno entrar direto em um ambiente mais frio sem a devida proteção (roupas adequadas, por exemplo).

No mais, o aparelho de ar-condicionado permitirá até que se obtenha melhor qualidade do ar, o que, consequentemente, ajuda na saúde.

Vai gastar mais energia

Não necessariamente. Aliás, o gasto de energia está mais relacionado ao tipo de aparelho e tempo que permanece ligado. Os aparelhos mais modernos permitem um oscilar menor de temperatura enquanto estão funcionando, o que evita que o compressor reinicie o trabalho muitas vezes, gerando economia em comparação aos outros.

Vale mais a pena comprar um aquecedor

Depende: são produtos diferentes. Um aquecedor também pode ser muito útil e mais em conta, mas ele só vai funcionar no frio.O ar-condicionado oferecerá a possibilidade de trabalhar em ambas as estações. Além disso, não vai requerer outros produtos, como um umidificador, por exemplo, para balancear a umidade do ar.

Tudo vai da expectativa do consumidor e das possibilidades que ele tem de utilizar cada produto conforme sua necessidade.

Considere investir em um Split Inverter

Por fim, para tentar “driblar” o frio e ainda ter um aparelho que, quando começar o calor mais para o final do ano, consiga oferecer “versatilidade”, aposte no modelo Split Inverter

Caso ainda não tenha um equipamento capaz de realizar as duas funções, é possível apostar na tecnologia mais recente.

Nós, por exemplo, tem aparelhos de ar-condicionado do tipo Split Inverter (leia mais sobre eles aqui), que possibilitam maior conforto, economia e não oscilação de temperatura, podendo ser muito útil para que você consiga condicionar melhor o ambiente e diminuir também a sensação de frio nos dias mais gelados, por meio do ajuste ideal.

E então, você já sabia de todas essas possibilidades com o seu split para o inverno? Compartilhe sua experiência ou dúvidas conosco e obtenha ajuda da Dufrio.

 

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento