Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

O que é isolamento térmico para parede? Por que melhora a climatização?

por Dufrio Refrigeração • 03/11/2020
Compartilhar:
Isolamento térmico de parede

Isolamento térmico é a capacidade de um material reduzir a entrada ou saída de calor de um determinado ambiente para outro. Poliéster, fibra de vidro, isopor, drywall, jardins verticais, brises e cobogós são alguns exemplos de materiais e estruturas usados no isolamento térmico para paredes.

Em locais mais frios, como países da Europa, o isolamento é usado para preservar o calor dentro de diversos espaços, como casas, escritórios e edifícios inteiros. O que resulta num menor uso, por exemplo, de aquecedores.

Por sua vez, em locais como o Brasil, com altas temperaturas principalmente no verão, o isolamento térmico garante temperaturas mais amenas dentro de imóveis. O que contribui inclusive para uma economia de energia com equipamentos como ar-condicionados.

Cada vez mais, estamos no interior de ambientes, como nossas casas, devido também ao isolamento social provocado pela pandemia em 2020. Isso promove uma maior necessidade de climatização desses ambientes.

De forma simples, climatizar pode ser entendido como manter um ambiente fechado, com condições adequadas de temperatura para quem está no seu interior. A climatização é feita através do uso de sistemas e/ou aparelhos, sendo um dos mais comuns o ar-condicionado.

Antes mesmo de fazer a instalação de equipamentos como ar-condicionados, os projetos arquitetônicos de imóveis precisam considerar a orientação do solar do terreno onde serão construídos. A partir dessa observação de como a luz do sol incidirá no local, é feita a escolha do melhor isolante térmico para as paredes e para o telhado.

Principais tipos de isolantes térmicos para paredes

Uma das formas mais comuns e baratas de se efetuar o isolamento térmico é por meio de mantas (de minerais ou de vidro), que podem ser aplicadas tanto nas paredes quanto no teto.

Outras opções são as lãs de vidro, poliestireno expandido (isopor), espuma de poliuretano, jardins verticais, vermiculita (aplicada em blocos de cerâmica), entre outros materiais.

Vale ressaltar que os jardins verticais, além de melhorarem a umidade do ambiente e ajudarem a regular a temperatura, são sustentáveis e trazem um belo apelo estético.

Isolamento térmico para ar-condicionado

Sendo um dos principais elementos usados na climatização de ambientes, os ar-condicionados necessitam de cuidados próprios quanto ao isolamento térmico.

Independentemente do modelo de ar-condicionado a ser utilizado, é essencial avaliar o local onde ele será instalado. Nesse sentido, é importante considerar a facilidade de acesso ao equipamento, no local onde ele for instalado, para manutenções periódicas.

Além disso, o aparelho não deve ser colocado em locais com alta incidência de sol. Bem como, devem ser evitados objetos como cortinas, posicionados na frente do ar-condicionado. Esses dois fatores podem comprometer o desempenho do aparelho.

Em casas, é comum que sejam colocados forros em gesso ou outros tipos de coberturas para facilitar a climatização pelo ar-condicionado, além de espumas em modelos desses aparelhos de janela.

Já em escritórios, onde é mais comum o uso de modelos split, é mais recorrente o uso de tubos esponjosos com metais na composição, como isolantes térmicos. Esses materiais são instalados por equipes especializadas de instalação e podem garantir até 25% de economia de energia. 

Além disso, esse tipo de isolamento térmico prolonga a vida útil desses equipamentos de climatização, prevenindo processos de corrosão por substâncias diversas.

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre a importância dos processos de isolamento térmico de parede para melhorar a climatização de ambientes com este post.

Então, confira mais informações acessando o blog da Dufrio!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
2 Comentários
  1. joão moura disse:

    isolamento termico em parede de um quarto que recebe muito sol

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento