Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

O que é Fan Coil? Entenda como funciona

por Dufrio Refrigeração • 05/11/2021
Compartilhar:

 

Fan Coil: Entenda o que é e quais são os principais tipos

 

Sabe aquela climatização refrescante que você sente assim que entra em um shopping ou um supermercado? O ar-condicionado responsável por isso é conhecido como Fan Coil, e é dele que iremos falar hoje! 

 

Perfeito para grandes ambientes — como cinemas, bancos e indústrias —, o Fan Coil é muito potente e faz com que a temperatura se mantenha a mesma por todo o espaço. Para que você possa compreender melhor o funcionamento e as principais vantagens do sistema Fan Coil, a equipe Dufrio preparou essa postagem especial. Continue lendo e confira:

 

  • Definição de Fan Coil
  • Funcionamento do sistema de refrigeração
  • Escolha da capacidade ideal para o seu aparelho
  • Diferença entre Fan Coil e Chiller
  • Principais tipos de Fan Coil
  • Principais vantagens do equipamento
  • Pontos de atenção

 

O que é Fan Coil?

 

O Fan Coil é um sistema de refrigeração composto por duas principais estruturas: um ventilador (fan) e uma serpentina (coil). Em geral, o Fan Coil é um dos principais componentes de uma Central de Água Gelada (CAG), junto com os Chillers. 

 

Reconhecido por sua eficiência energética, esse ar-condicionado possui poder de refrigeração em larga escala e, por tal motivo, é uma excelente opção para climatizar grandes espaços compartilhados, onde aparelhos convencionais não teriam o mesmo efeito. 

 

Como o Fan Coil funciona?

 

Além de seu nome diferente, o Fan Coil possui outra característica que o distingue dos demais aparelhos: ao invés de usar fluido refrigerante, utiliza-se água para garantir a temperatura adequada. Ainda que possa parecer complexo, o funcionamento, na realidade, é bastante simples.

 

Os Fan Coils são conectados a uma rede hidráulica de alimentação, que, na maioria das vezes, provém de um sistema de água gelada ou chiller. Essa água fica localizada nas serpentinas, que costumam ser de cobre. O ar, por sua vez, desloca-se para o ventilador e, de lá, se dirige ao sistema de filtragem. Ao passar pelas serpentinas, o ar é resfriado e dissipado para o ambiente, garantindo uma climatização agradável e uniforme.

 

Como escolher a melhor capacidade para o seu aparelho?

 

Para solucionar essa importante dúvida, bastante comum entre os usuários, é preciso lembrar que quanto maior for o ambiente, maior terá que ser a capacidade ou potência do equipamento. Além disso, ressalta-se que a capacidade térmica do Fan Coil é medida em TR (Tonelada de Refrigeração), sendo que 1 TR equivale a 12.000 BTUs de um equipamento de ar-condicionado convencional. 

 

A capacidade do Fan Coil pode variar de 1 TR até 100 TR, com vários modelos diferentes disponíveis no mercado. Caso você esteja se perguntando sobre a viabilidade de instalar esse tipo de ar-condicionado em uma residência, ressaltamos que é, sim, possível de ser feito. Porém, aconselhamos que você consulte uma empresa especialista em refrigeração antes de tomar a decisão final, para obter um atendimento mais personalizado e focado nas suas necessidades. Lembrando que a temperatura será a mesma para todos os cômodos, viu? 

 

Em geral, a utilização do aparelho Fan Coil é incentivada para espaços onde um ar-condicionado não seria capaz de equalizar a temperatura de maneira eficaz, como é o caso de ambientes grandes e com forte fluxo de pessoas. Shoppings e aeroportos, por exemplo, necessitam de aparelhos com alta capacidade térmica, motivo pelo qual torna-se inviável a climatização comum. 

 

Dica: caso você esteja tendo dificuldades para descobrir a capacidade ideal para o seu espaço, confira a nossa calculadora de BTUs! Lembrando que 1 TR = 12.000 BTUs. 

 

 

Existe diferença entre Fan Coil e Chiller?

 

Sim! Na verdade, Fan Coil e Chiller são sistemas de refrigeração complementares.

 

Em português, Chiller significa resfriador, o que já nos ajuda a compreender a função que ele desempenha. O equipamento é utilizado para resfriar a água que passa pelo sistema, que, depois disso, pode ser levada até o Fan Coil. Com isso, garante-se a climatização e o controle da temperatura dos ambientes onde o aparelho está instalado. 

 

 

Quais são os tipos de Fan Coils existentes?

 

Existem vários modelos de Fan Coils disponíveis no mercado, capazes de se adequarem ao objetivo de cada projeto. Confira abaixo os principais tipos: 

 

  • Fan Coil Cassete: o diferencial desse modelo é a sua capacidade de ser instalado no forro do teto. Possui design discreto e, por isso, é uma opção ideal para grandes espaços comerciais, além de hospitais e hotéis. 

 

  • Fan Coil Duto: esse modelo conta com um atributo poderoso: o insuflamento de ar por meio de conjunto de dutos. É bastante utilizado em sistemas de refrigeração de larga escala, dada a sua alta potência. 

 

  • Fan Coil HiWall: conforme seu nome já indica, a principal característica desse modelo é a sua instalação na parte superior das paredes. Por ser discreto, adapta-se bem a qualquer ambiente.

 

  • Fan Coil Zen: esse modelo conta com unidades modulares, o que garante mais flexibilidade e versatilidade, tanto na instalação, quanto na utilização. 

 

  • Fancolete: é um Fan Coil com capacidade mais baixa, que pode variar entre ¾ de TR e 5 TR. 

 

Principais vantagens do sistema de refrigeração Fan Coil

 

O Fan Coil se destaca por inúmeras vantagens, como sua eficiência energética e sua capacidade de manter a temperatura uniforme e constante por todo o ambiente. Abaixo, você pode conferir outras características que transformam esse ar-condicionado em uma ótima escolha para o seu projeto. 

 

  • Conforto térmico: você provavelmente já passou mais tempo no shopping em dias de calor intenso, não é mesmo? Pois é! Uma vez que os clientes se sintam confortáveis com a temperatura do ambiente, a tendência é permanecer no local por mais horas, e, também, retornar mais vezes

 

  • Sistema amigo do meio ambiente: os modelos Fan Coil oferecem ótimos índices de economia de energia elétrica, apresentando-se como uma ótima opção para a sua empresa com foco em sustentabilidade. Além disso, ajuda a economizar na conta de luz! 

 

  • Manutenção centralizada do sistema: facilita a conferência em tempo real da refrigeração. 


  • Versatilidade de instalação: além da instalação ser fácil, ela também pode ser realizada em vários locais diferentes, de acordo com as condições do projeto e os requerimentos do espaço. 

 

  • Baixo nível de ruído: por ser bastante silencioso, o Fan Coil é frequentemente utilizado em escritórios e hospitais. 

 

  • Economia de fluidos refrigerantes: dado que o funcionamento do sistema Fan Coil baseia-se em uma rede hidráulica, os fluidos refrigerantes são utilizados somente em áreas estratégicas do equipamento, o que contribui para um aparelho mais sustentável e econômico. 

 

Atenção!

 

É essencial realizar a limpeza e a manutenção regulares do Fan Coil, assim como de qualquer outro equipamento. Caso o aparelho pare de funcionar em decorrência da ausência dessas ações, é possível que a refrigeração de todo o layout seja danificada. 

 

Encontre o seu ar-condicionado Fan Coil na Dufrio!

 

No site da Dufrio, você pode encontrar diferentes modelos de ar-condicionado Fan Coil, sendo possível filtrar a busca por marca, capacidade de refrigeração, tipo de aparelho, e várias outras opções que te auxiliam a realizar a melhor escolha. Acesse e confira! 

 

Caso esse conteúdo tenha sido útil para você, não se esqueça de dar uma olhada nas outras matérias do blog! Já publicamos muitas postagens sobre ar-condicionado que vão te ajudar a ficar por dentro das novidades e tirar suas dúvidas.  

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento