Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Qual disjuntor usar para ar condicionado 10.000 BTUS 127V?

por Dufrio Refrigeração • 30/06/2020
Compartilhar:
Disjuntor para ar condicionado

Quer saber qual disjuntor usar para ar condicionado 10.000 BTUs 127V e garantir uma compra certa? Se você está com dificuldade para calcular ou encontrar essa informação, a Dufrio preparou este conteúdo para te ajudar!

Antes de tudo, você sabe por que é importante usar um disjuntor? Esse dispositivo auxilia (e muito!) nos cuidados com o seu ar condicionado. Ele tem como função a proteção do aparelho, garantindo maior durabilidade e melhor desempenho.

E isso independe do tipo de equipamento que você tem: pode ser ar condicionado de janela ou ar condicionado split. Ambos precisam ser instalados junto ao disjuntor na rede elétrica!

Mas o que é um disjuntor?

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico, no formato de uma pequena caixa quadrada, que protege as instalações elétricas contra danos causados por sobrecarga elétrica, superaquecimento e curto-circuito.

Na prática, funciona assim: quando ocorre um pico de energia, o disjuntor desarma automaticamente. Ou seja, ele desliga a energia do circuito ligado a ele e interrompe a circulação de corrente elétrica, preservando o aparelho que está conectado.

Normalmente, utilizam-se disjuntores termomagnéticos em instalações residenciais e comerciais brasileiras. Como o nome sugere, esse tipo de disjuntor oferece proteção térmica e também proteção magnética.

Por que devo usar disjuntor no ar condicionado?

É imprescindível usar disjuntor junto à instalação elétrica do ar condicionado porque o aparelho consome muita energia e pode sofrer danos facilmente.

Por isso, o disjuntor é um dispositivo obrigatório para prolongar a vida útil do aparelho e garantir a segurança no ambiente durante o uso do ar condicionado.

Lembrando que curto-circuitos, sobrecargas elétrica e superaquecimentos podem gerar incêndio, colocando em risco as pessoas e os outros equipamentos ao redor.

Outro detalhe importante para se atentar é que o ar condicionado deve ter um disjuntor exclusivo para ele e com a amperagem adequada. Ou seja, nada de dividi-lo com outros aparelhos, senão pode ocorrer sobrecarga.

Veja também: O que precisa cuidar na rede elétrica para colocar um ar condicionado?

Como escolher disjuntor para ar condicionado 10.000 BTUS 127V?

A maioria das fabricantes de ar condicionado informam a corrente elétrica consumida pelo ar condicionado, sendo esse um valor importante para saber a amperagem adequada para o disjuntor.

Mas você pode se basear nas tabelas prontas que indicam a corrente elétrica (em ampére) por potência de ar condicionado. Por exemplo, essa tabela da LG tem alguns valores referência:

Baseando-se nessa faixa de valores, a indicação é usar disjuntor de no mínimo 15A para o ar condicionado 10.000 BTUs 127V. Lembrando que pode haver variações conforme a marca e o modelo.

Por isso, a dica final é ler o manual de instalação do seu ar condicionado e consultar um profissional técnico em elétrica para ajudar a dimensionar corretamente a potência do disjuntor para o aparelho.

Dessa forma, você tem mais confiabilidade para escolher qual disjuntor usar para ar condicionado 10.000 BTUs 127V, garantindo a proteção necessária para preservar a instalação elétrica e obter o sempre melhor desempenho do seu aparelho! 🙂

Confira também aqui no blog da Dufrio: 

Qual transformador usar para ar condicionado 12.000 BTUs?

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento