Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Condensadora do ar-condicionado pode ficar na chuva e no sol?

por Dufrio Refrigeração • 08/12/2020
Compartilhar:
Condensadora

No mundo dos condicionadores de ar, o argumento de cobrir sua unidade nunca termina. Um lado argumenta que a condensadora pode ficar na chuva e não precisa de nenhuma proteção extra, além da afirmação de que cobrir sua unidade é mais prejudicial do que útil.

Outros tendem a adotar uma abordagem “melhor prevenir do que remediar” para a proteção e se concentrar em manter a eficiência do ar-condicionado. Com o tempo mais imprevisível do que nunca, você deve conhecer os dois lados do argumento para tomar uma decisão informada.

Por isso, decidimos desenvolver um conteúdo especial para que você saiba um pouco mais e tome sua decisão. Confira!

Devo cobrir meu condicionador de ar?

Se você mora em uma área que tende a ter condições climáticas extremas, cobrir o ar-condicionado externo ajudará a prolongar sua vida útil e evitará que você faça reparos caros. Capas de condicionador de ar não são necessárias para climas amenos, mas ainda são úteis para impedir a entrada de folhas soltas, sujeira, pedras, grama e outros detritos.

O principal motivo para cobrir o seu ar-condicionado é mantê-lo eficiente. Uma unidade de CA eficiente significa que sua conta de energia elétrica é mais baixa e você economiza dinheiro em manutenção e eventual substituição.

Quais os perigos que meu condicionador de ar enfrenta?

Vejamos abaixo algumas condições adversas para sua condensadora.

Sujeira, folhas e outros detritos

Devido à necessidade de fluxo de ar durante o funcionamento, os condicionadores de ar não foram projetados para impedir a entrada de folhas, sementes, pedras e grama. Uma pequena quantidade de detritos não causará muitos danos. Mas os problemas surgem quando as folhas e os detritos começam a se acumular.

Folhas molhadas e grama empilhadas no fundo de seu aparelho começarão a se decompor, produzindo ácido fórmico. O acúmulo desse ácido na tubulação de cobre pode causar corrosão. Por sua vez, isso leva a pequenos orifícios na tubulação para que o refrigerante escape.

Granizo

As unidades de ar-condicionado são frequentemente esquecidas durante as tempestades de granizo, com a maior parte do foco voltado para o carro e o teto. Eles são igualmente vulneráveis ​​a danos internos e externos, especialmente se localizados no topo de um edifício.

A maioria dos amassados ​​na parte externa de seu ar-condicionado não afetará seu funcionamento. Mas o gelo e o granizo que caem podem amassar as ripas de metal, impedindo o fluxo de ar.

Se o granizo entrar, pode danificar os ventiladores, afetando o fluxo de ar da unidade. Os ventiladores podem ficar bambos, rachados ou dobrados por grandes pedaços de granizo. Um ventilador instável ainda funcionará, mas causará danos ao interior com o tempo.

Preciso cobrir meu condicionador de ar no verão?

Use uma capa de malha somente na parte superior para uma camada extra de proteção contra detritos que caem de suas calhas ou árvores, como bolotas, galhos e folhas. Uma tampa de malha permite o fluxo de ar adequado para que possa ser deixada ligada enquanto a unidade está funcionando, sabendo que sua condensadora ficará na chuva.

As tampas de malha também protegem do sol. Isso é benéfico por duas razões – seu ar-condicionado permanecerá como novo e manterá a unidade mais fria, facilitando o trabalho de resfriamento de sua casa.

Quais são os riscos de cobrir o meu ar-condicionado?

Um medo comum das tampas de CA é o desenvolvimento de mofo, bolor, ferrugem e corrosão. Isso é causado pelo uso de uma capa não respirável. Se você mora em uma área com chuva forte, a umidade pode entrar mesmo quando coberta.

A escolha de uma capa respirável com aberturas laterais permite ventilação e fluxo de ar adequados. Isso significa que a umidade que entra se evapora rapidamente antes que mofo, bolor, ferrugem ou corrosão tenham tempo de se estabelecer.

Outro perigo é se sua unidade de CA ligar enquanto estiver coberta. Se a tampa for deixada enquanto a unidade está funcionando, as bobinas de cobre dentro não vão esfriar depois de absorver o calor da sua casa. Isso significa que o ar quente será empurrado de volta para seu lar e o ar-condicionado funcionará por muito tempo, vai superaquecer e quebrar.

Por fim, agora entendemos melhor sobre a condensadora pode ficar na chuva. Se funcionar com eficiência, você economiza dinheiro na conta de luz, manutenção anual, reparos pontuais e substituição completa. Quer você escolha usar uma capa apenas para o verão ou durante o ano todo, essa pequena proteção extra pode valer a pena.

Gostou do post? Então não deixe de entrar em contato conosco e conversar com um de nossos técnicos e tirar suas dúvidas!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento