Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Diferenças da condensadora circular e condensadora quadrada

por Dufrio Refrigeração • 01/12/2020
Compartilhar:
Condensadoras quadradas

Parte essencial do ar-condicionado split, responsável por resfriar o ar do ambiente, as condensadoras quadrada e circular vêm se tornando presença constante em sacadas e varandas de imóveis. Isso se deve ao fato do ar-condicionado split estar sendo cada vez mais comum em residências, além de espaços corporativos.

O uso mais frequente desse tipo de aparelho se deve, entre outros fatores, por emitirem menor ruído do que os modelos de janela. Além disso, possuem geralmente um design melhor e são, muitas vezes, mais eficientes que os modelos de janela, em especial os modelos split inverter.

Apesar de requererem uma intervenção menor na parte interna onde estão posicionados, os ar-condicionados split precisam de um espaço externo dedicado às condensadoras.

Diante disso, alguns fabricantes desses aparelhos têm investido em novos modelos de condensadoras: circular ou barril, como também são chamadas. Estes modelos de condensadoras têm, entre outros pontos positivos, o fato de ocuparem menos espaço em relação aos modelos quadrados.

Cupom de desconto para ar condicionado

Principais diferenças entre condensadoras circular e quadrada

A principal diferença entre os dois modelos de condensadoras é a posição da saída de ar. Enquanto na condensadora quadrada, a saída é na horizontal; na condensadora circular, a saída é vertical.

A posição da descarga de ar pesa na escolha da condensadora, diante do local onde ela será colocada. Por exemplo, se ela for circular, é ideal para espaços como varandas, visto que evitará que a descarga de ar aconteça em cima de pessoas, plantas e animais domésticos. Sem falar no ruído que estará de maneira mais isolada do interior do ambiente.

No entanto, se a condensadora for posicionada em locais como sacadas ou próximas a telhados, de modo que ocorra algum impeditivo de ela liberar a sua descarga de ar, o ideal é optar pelo modelo quadrado. Nesse sentido, existem atualmente defletores para condensadoras circulares, que ajustam o fluxo de ar para esses locais com obstáculos.

Outras diferenças da condensadora circular para a quadrada

Agora que você conheceu mais sobre esses dois tipos de condensadoras, confira na lista a seguir outros pontos que diferem essas duas opções de condensadoras, para que você possa avaliar o melhor formato para a sua instalação:

  • As condensadoras circulares (barril) podem ocupar um espaço até 90% menor que as condensadoras quadradas;
  • Por serem menores, as condensadoras barril podem ser instaladas uma ao lado da outra — caso haja a opção de ter uma 2ª unidade para maior desempenho — mantendo uma distância de apenas 5cm;
  • Por ser vertical, a dissipação do ar quente nas condensadoras circulares torna-se mais eficiente. Pois evita, por exemplo, acidentes com ar quente em crianças e animais;
  • As condensadoras barril são até 30% mais leves que os modelos quadrados, o que facilita a manutenção e instalação.

Vale dizer, entretanto, que os suportes e estruturas de apoio usados nas condensadoras quadradas podem ser usados também nas circulares.

Gostou de entender mais a fundo esses dois tipos de condensadoras? Deixe nos comentários sua opinião ou dúvida sobre esse assunto.

Não deixe de conferir outros conteúdos sobre isso em nosso blog e de garantir as ofertas de ar-condicionados no site da Dufrio!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento