Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado

por Dufrio Refrigeração • 19/11/2020
Compartilhar:
Resfriar dois ambientes

Escolher o melhor modelo de ar-condicionado para a sua necessidade nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas dúvidas que podem surgir, no momento da compra, são: qual o tipo de ar-condicionado ideal e como resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado, por exemplo.

A opção de comprar um só equipamento para dar conta de dois ou mais ambientes é relativamente recorrente. Isso se deve, entre outros fatores, ao fato de que imóveis menores têm se tornado cada vez mais frequentes em grandes centros urbanos.

Nesse sentido, nem sempre há muitos pontos na estrutura do imóvel para a instalação de vários aparelhos de ar-condicionado, sejam modelos de janela ou split.

Outro ponto é que a opção por um único ar-condicionado para melhorar a climatização de mais de um ambiente traz economia na instalação, além de garantir maior harmonia estética. Isso ocorre, por exemplo, com o uso de modelos bi split e multi split, que podem utilizar a mesma condensadora para mais de um equipamento.

Bi Split e Multi Split: soluções de como resfriar dois ambientes ou mais com um só ar-condicionado

Antes de tudo, vale explicar que o ar-condicionado split conta com duas estruturas — a evaporadora (que fica na parte de dentro do ambiente que será climatizado) e a condensadora (que fica na parte externa).

Assim, no caso dos modelos bi split, é possível ter mais de uma evaporadora, em cômodos diferentes, atreladas à mesma condensadora.

Já no caso do ar-condicionado multi split, a partir de uma única condensadora, é possível ter várias evaporadoras espalhadas em diferentes ambientes. Dependendo da capacidade do aparelho em BTUs, é possível resfriar mais de cinco cômodos com uma mesma condensadora.

Nesse caso, é importante pontuar que a potência em BTUs do ar-condicionado multi split é repartida igualmente entre as unidades evaporadoras, posicionadas em cada ambiente. Ainda assim, é possível deixar cada evaporadora com uma temperatura específica em cada local onde estiver instalada.

Desta forma, o multi split se torna uma opção interessante para quem tem residência ou empresa com vários cômodos. Afinal, não há despesas com várias instalações ou desconfigurações recorrentes na planta do imóvel para acomodar muitas condensadoras.

O que considerar antes de optar por resfriar dois ambientes com um só ar-condicionado?

Vale ressaltar que, antes de escolher um modelo bi split ou multi split, por exemplo, que possa climatizar mais de um ambiente simultaneamente, alguns fatores devem ser considerados:

  • Local onde o seu ar-condicionado será instalado: o ambiente possui muitas janelas, leva muito sol, tem muitos equipamentos eletrônicos, qual o tamanho (em m²) do espaço?
  • Cálculo da potência ideal do ar-condicionado em BTUs para o ambiente em questão, baseando-se nos aspectos do tópico anterior.
  • Avaliação da presença do Selo Procel A nas informações do ar-condicionado, que é aplicado a aparelhos mais eficientes e que gastam menos energia.
  • Análise do tipo de ambiente e o público para o qual você está adquirindo o ar-condicionado. Afinal, um modelo adequado para escritório certamente não será o mesmo usado numa casa de praia, por exemplo.

Conclusão

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre como escolher o modelo ideal de ar-condicionado e como resfriar dois ambientes (ou mais) com um só ar-condicionado.

Agora confira outros conteúdos sobre climatização aqui no blog da Dufrio!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento