Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como escolher o tamanho certo da Cortina de Ar?

por Dufrio Refrigeração • 10/09/2021
Compartilhar:

O que é e para que serve a cortina de ar?

 

Cortina de ar é  nome técnico daquele “ventinho” vindo da parte superior que sentimos ao passar de um ambiente para outro ou na porta de entrada de um local. É  muito comum em ambientes comerciais, como lojas, hipermercados (que possuem grande fluxo de pessoas), frigoríficos, entre outros.

 

A cortina de ar serve para manter a temperatura do ambiente arejada e fresca, sendo um grande aliado do ar-condicionado. Também é capaz de neutralizar a temperatura fazendo um equilíbrio entre ambiente interno e externo. 

 

Geralmente, a cortina fica a uma altura de aproximadamente de 2,50 metros e, assim, ela evita essa troca de calor. É um equipamento parecido com ar-condicionado, porém possui duas partes, uma que fica na parte externa e outra na parte interna. Não perde tempo e já adquiri a sua cortina de ar aqui!

 

Funcionamento do aparelho:

 

A parte interna faz a tarefa da ventilação e aquecimento do ambiente em que o aparelho é colocado. Já a parte externa, faz com que o aparelho trabalhe em silêncio. Outra estrelinha para a cortina de ar! 

 

Dessa forma, ela não deixa as temperaturas se misturarem. Seu fluxo de ar é potente e denso, isso faz com que poeiras, bactérias e odores não circulem no ambiente. Ela funciona principalmente como uma barreira garantindo a isolação térmica.

 

Para que o funcionamento seja eficaz por completo, é necessário ter atenção aos ajustes como a velocidade da corrente de  ar que a cortina emite e o ângulo. Essa tarefa é fácil de ser executada com o uso do controle do aparelho.

 

É bastante comum encontrá-las em locais de grande circulação, mas também é indicado para escritórios enxutos e ambientes domiciliares. Como já mencionamos, ter uma cortina de ar em casa só potencializa o uso do ar condicionado. 

 

Além disso, as cortinas de ar servem para separar os ambientes de fumantes e não fumantes em alguns locais (como hotéis e aeroportos), casas noturnas e até mesmo no transporte coletivo. Ela é mais comum do que pensava, não é mesmo?

 

Benefícios ao comprar uma cortina de ar

 

Uma curiosidade importante a ser destacada é que seu uso melhora a vida útil de aparelhos como ar condicionado e câmaras frigoríficas gerando economia elétrica de até 35%

 

Ou seja, além de ser  responsável por deixar o ambiente sempre fresquinho, a cortina de ar conta com boas vantagens. Listamos sete para você conferir:

 

  • Protege o ambiente contra insetos e odores,
  • Auxilia na economia elétrica,
  • Aumenta a vida útil dos equipamentos,
  • Em dias frios, evita embaçar vidros, espelhos e janela,
  • Permite que as janelas e portas permaneçam abertas, o que aumenta o bem-estar das pessoas no local.
  • É dinâmica e pode ser aplicada em diversos tipos de estabelecimentos e residências,
  • Custo-benefício dentro do esperado. 

 

Te convencemos a adquirir uma cortina de ar? Confere aqui nossas ofertas de cortina de ar.

 

Diferença entre uma cortina de ar e o ar-condicionado

 

A cortina de ar é um aparelho que mantém a refrigeração do ambiente, mas não refrigera. Já o ar-condicionado climatiza. Eles têm funções distintas que se complementam, no bom português claro.

 

Um ponto de atenção na compra da cortina de ar, é a altura e largura da porta ou janela. É imprescindível ter as mesmas medidas para que o funcionamento seja efetivo.

 

Tipos de cortina de ar

 

Cortina de ar industrial: São indicadas para isolamento térmico para diversos tipos de indústrias, encontradas principalmente em câmaras frigoríficas e onde a qualidade do ar afeta diretamente a qualidade de trabalho das pessoas. Indica-se para siderúrgicas, laboratórios, têxtil, entre outros. Esses modelos chegam até oito metros.

 

Cortina de ar comercial: Esse modelo é enxuto, indicado para lugares menores, como farmácias, mercados a fim de garantir uma melhor climatização. Outro atributo é sua fácil instalação.

 

Cuidados e manutenção da cortina de ar

 

Assim como qualquer equipamento, a cortina de ar também precisa de limpeza e manutenção para manter seu funcionamento com qualidade. Mantenha seu equipamento sempre limpo, use um pano seco para limpar e evite que haja acúmulo de poeira.

 

O equipamento deve estar desligado, com o intuito de inibir acidentes como choque elétrico e é aconselhado que um técnico faça a limpeza adequada ao menos uma vez no ano. 

 

E agora, está afim de dar uma olhadinha em nossas ofertas de cortina de ar? Clique e aproveite!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento