Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como escolher a melhor Parafusadeira?

por Dufrio Refrigeração • 08/10/2021
Compartilhar:

Alerta de conteúdo inédito aqui no blog! Na publicação de hoje iremos falar sobre Parafusadeiras, de forma simples e clara queremos te ajudar no processo de decisão de compra de modo que adquira a ferramenta ideal para sua rotina de trabalho ou hobby. 

Se você é do time “mãos na massa” (ou mais descolados usariam a sigla DIY) para montar um móvel, esse texto é para você! Vamos juntos?

 

O que é e para que serve uma Parafusadeira?

 

Geralmente é um produto parecido com a Furadeira. Por isso, a confusão entre os dois modelos é bem comum. A parafusadeira serve para parafusar e desparafusar um parafuso no lugar da chave de fenda sem ter ⅓ do esforço físico. 

Inclusive, dependendo da complexidade do objeto, nem mesmo usar de toda a sua força irá conseguir um resultado efetivo. Neste momento, é que entra em ação a parafusadeira. Ela é mais utilizada para madeira, mas também pode ser usada em alvenaria, metal, plástico e outros materiais.

 

Conheça as nossas ofertas em Ferramentas 

 

Já a furadeira serve para furar uma superfície onde uma prateleira será pregada, por exemplo. Abaixo listamos alguns atributos a serem considerados na hora da compra que podem te ajudar na escolha.

 

 

Como escolher a Parafusadeira

 

Potência

 

Há uma grande variação em relação a esse atributo no mercado. Para uso doméstico, potências de 9,6V atendem tranquilamente pequenos ajustes. Já para uso profissional, é indicada a partir de  18V. Quanto maior for a voltagem da ferramenta, maior é sua potência.

 

Iluminação:

 

Opte por furadeiras que possuem luz de LED em sua ponta, facilitando o encaixe correto em ambientes de pouca iluminação/ em operações noturnas.

 

Controle de Torque:

 

A rotação da parafusadeira também é conhecida como torque. Ele é responsável por moderar a força aplicada na ponta da ferramenta, e é super importante para não danificar o material, por isso torna-se um ponto de atenção.

 

As máquinas com baixo nível de torque (por exemplo, 3 Nm), são mais indicadas para uso doméstico. Já uma parafusadeira de impacto vem com pelo menos 30Nm de torque podendo passar dos 50Nm de torque. 

 

Trava 

 

Para aumentar a exatidão do trabalho, é interessante que a ferramenta tenha esse mecanismo também. De forma que você possa fazer o giro manualmente. 

 

Giro reverso

 

Uma das funcionalidades mais procuradas, pois possibilita que você também desparafuse algo se necessário, sem ter que recorrer a outra ferramenta.

 

Impacto

 

Algumas parafusadeiras contam com essa função. Serve para acionar uma vibração à máquina capaz de perfurar materiais mais resistentes, como o concreto. Se este não for seu caso, pode desconsiderar esse atributo.

 

Ergonomia e design 

 

Por último mas não menos importante, esse atributo diz respeito ao seu manuseio. Fique atento a empunhadura é emborrachada, e também se não é um formato muito grande e pesado. Design de pistola, de impacto, design reto ou dobrável (indicadas para trabalho com ângulos mais difíceis.)

 

Parafusadeira com fio ou a bateria?

 

Esse atributo requer da sua necessidade principal, que é uma ferramenta com ou sem fio. As parafusadeiras elétricas com fio costumam ter um custo-benefício (boa potência e preço acessível) maior do que comparadas às à bateria, são mais versáteis mas tendem a ter o custo mais elevado.

 

Caso a bateria esteja dentro do seu planejamento financeiro, temos mais alguns pontos de atenção a serem listados, como por exemplo, a amperagem da bateria. Quanto maior por sua amperagem, maior será o tempo de uso da máquina. 

 

Uma bateria de 3,0 Amperes oferece três vezes mais capacidade que uma bateria de 1,0 Ah. Isso não quer dizer que seja mais forte, e sim que durará mais sem que haja necessidade de interrupção para carregar.

 

Outro atributo legal a se considerar é referente a tecnologia da ferramenta. A Íons de Lítio, oferece maior leveza, durabilidade, força, além de carregar mais rápido.

 

Aproveite as nossas ofertas de Ferramentas

 

Parafusadeira ou Furadeira?

 

Explicamos acima a diferença entre ambas, e de uma forma intuitiva você consegue avaliar qual melhor atende a demanda do momento. Hoje em dia é bem comum as ferramentas híbridas, ou seja, uma ferramenta 2 em 1. Capaz de furar e parafusar, caso esteja dentro das suas finanças, super recomendamos esse investimento.

 

A parafusadeira para drywall (placa de gesso) é diferente das máquinas comuns pois tem um limitador na ponta. Esse limitador serve para evitar que o parafuso ultrapasse o papel cartão das chapas de drywall.

 

Os profissionais optam por utilizar duas diferentes na sua rotina de trabalho, uma comum e outra específica para drywall. Aliás, hoje em dia temos mais opções de parafusadeira drywall, com marcas que oferecem a eficiência necessária para estes trabalhos.

 

 

Após esse mini guia de compra, esperamos ter ajudado você a entender melhor quais requisitos são necessários para adquirir uma ferramenta que atenda a sua necessidade. 

 

Sucesso na sua compra, e siga acompanhando a gente aqui no blog e em nossas redes sociais.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento