Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Entenda a importância de saber a temperatura ideal do ar-condicionado para climatização do ambiente

por Dufrio Refrigeração • 26/06/2017
Compartilhar:

Seu sistema de ar condicionado deve fornecer conveniência e conforto para seu ambiente. Atualmente, contudo, muitos proprietários desses aparelhos estão preocupados em controlar suas contas de energia, ao mesmo tempo que não querem abrir mão do conforto em seus lares ou escritórios.

Descobrir a temperatura ideal para ajustar seu ar-condicionado pode ajudar a economizar uma boa quantidade de dinheiro; todos os anos, sem que você perca seu conforto. Mas então, qual é a temperatura ideal? A verdade é que não existe uma resposta pronta, e você deverá considerar alguns fatores para determiná-la.

Por isso, continue lendo e descubra como definir a temperatura do seu ar-condicionado, assegurando conforto térmico e eficiência energética!

Economizando energia com seu ar-condicionado

Antes de começar falando da temperatura ideal, vale lembrar que a eficiência energética é um assunto complexo. Ou seja, a temperatura que você escolhe no seu aparelho de ar condicionado não é o único fator que vai influenciar o valor da sua conta.

Um ar-condicionado antigo ou que não tenha um consumo eficiente ligado diariamente, sete horas por dia, pode encarecer a conta de luz. Por isso, é preciso atenção não só com a temperatura, mas também com alguns outros aspectos.

Veja abaixo alguns artigos que podem te ajudar com isso:

Para facilitar a medição do consumo de energia do ar-condicionado, a Dufrio criou uma calculadora online que permite a você  fazer uma simulação do consumo de energia que cada aparelho gera mensalmente. Ao lado de cada produto, junto das características (tensão, ciclo, selo Procel) irá aparecer esse símbolo com um cálculo aproximado em cima de uma certa quantidade de horas e dias em que o aparelho será utilizado. Acesse agora a Calculadora de Consumo e fique mais tranquilo na escolha do aparelho de ar-condicionado.

Recomendações de temperatura ideal para o ar-condicionado

Por mais que você, principalmente durante o verão, goste de um ambiente “gelando”, não é só na conta de luz que é preciso pensar. Um ambiente muito frio também não faz nada bem à saúde.

Você não precisa ficar preso entre o muito frio do ar-condicionado e o muito quente do ambiente lá fora. Existe uma faixa de temperatura ideal que representa um limite para fugir do calor sem que você comprometa a saúde ou a produtividade em um ambiente (principalmente nos casos de um escritório).

A Anvisa — Agência de Vigilância Sanitária — estabelece que a temperatura ideal do ar-condicionado em ambientes fechados gira em torno de 23°C e 26°C durante o verão, e durante o inverno entre 20ºC e 23ºC.

Mas será que basta configurar o termostato do ar-condicionado nessas temperaturas e esquecer da vida? Não é bem por aí…

Encontrando a temperatura ideal de conforto

Para começar, de nada adianta chegar em um ambiente quente e colocar o aparelho no 17ºC para gelar mais rápido. Essa é uma prática relativamente comum, e tudo que ela faz é sobrecarregar o ar-condicionado, sem que este, necessariamente, deixe o ambiente fresco mais rápido.

Em segundo lugar, apesar da recomendação da Anvisa, há que se levar em consideração que a temperatura considerada ideal muda com as mudanças nos hábitos de vestir das pessoas. Isso mostra que o que pode ser bom para uma mulher de saia, pode não ser tão confortável para um homem de calça e casaco.

Por isso, o importante é descobrir a temperatura em que todas as pessoas de um ambiente se sentem confortáveis. Dentro de casa, com poucos moradores, essa não é uma tarefa difícil. Contudo, em um escritório, com muitas pessoas, ela pode complicar um pouco, mas aqui damos dicas de como terminar as brigas pelo controle do ar.

Vale ressaltar de novo que temperaturas muito baixas não fazem bem à saúde, principalmente no verão,quando a temperatura externa está muito alta e o choque térmico pode causar resfriados e outros problemas de saúde.

Pronto para encontrar a temperatura ideal do seu ar-condicionado? Leia também nosso post sobre a tecnologia Inverter e veja como ela também pode te ajudar a economizar energia sem a perda do bem estar!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
20 Comentários
  1. carlos disse:

    boa tarde
    sou o Carlos Quiteculo Residente em Angola o estado climático cá é 30 á 36 graus
    e os nossos ar condicionados não funcionam bem será que tem haver com o estado climático?

    • José Augusto disse:

      Olá Carlos. (Editado por Dufrio) lembrando que sou leigo no assunto, mas se os aparelhos de ar condicionado encontrados aí no seu país forem da mesma marca dos encontrados aqui no Brasil, devem funcionar bem sim. O que provavelmente esteja ocorrendo é um erro no projeto do sistema de ar condicionado implantado.

      • Olá José, tudo bem?

        Pedimos desculpas caso houve demora no seu atendimento em algum dos nossos canais, mas iremos levar seu feedback adiante para que isso não se repita.
        Muito obrigado por ajudar o Carlos com suas dúvidas sobre Ar Condicionado!

        Ficamos a disposição =)

    • Olá Carlos, tudo bem?

      O Ar condicionado é fabricado para que funcione normalmente nas temperaturas que você citou no seu comentário, caso seus aparelhos não estejam funcionando como o desejado, indicamos que você procure uma assistência técnica autorizada pela marca dos seus produtos, para que eles façam uma análise mais precisa do que pode estar acontecendo!

      Ficamos a disposição =)

  2. celso disse:

    Se eu utilizar o ar regulado a 18 graus, a tendência do motor ficar ligado constantemente. Se deixar o ar regulado a 24 graus, ele vai ligar e desligar várias vezes. O que tem maior economia de energia, ligando constantemente ou deixar a baixa temperatura para que o motor fique ligado?

  3. pedro junior disse:

    gostei muito do site. voce atualiza toda semana?
    site muito top 🙂

    • Olá Pedro, tudo bem?

      Ficamos muito felizes com o seu elogio. Nós temos vários conteúdos que vão sendo postados durante o mês, fique sempre ligado nas novidades!

      Ficamos à disposição =)

  4. Adriana disse:

    Oi gostaria de saber qual temperatura no inverno eu devo deixar o ar-condicionado no quente pois só aprendi no verao

    • Olá Adriana, tudo bem?

      Como citado no post a temperatura ideal para o ar-condicionado no inverno, estabelecida pela Anvisa é entre 20ºC e 23ºC. Porém indicamos que seja mantida uma temperatura considerada confortável por todos os ocupantes do ambiente em que se encontra o aparelho.

      Ficamos à disposição

  5. Daniel disse:

    Show, exelente o tema abordado

    • Olá Daniel, tudo bem?

      Ficamos muito felizes que nosso post tenha ajudado você. Sua opinião é muito importante para nós!

      Ficamos à disposição, caso possamos ajudar em mais alguma coisa

  6. Felipe disse:

    Parabéns, exelente tema abordado, tirou minha dúvida.

    • Olá Felipe, tudo bem?

      Ficamos muito felizes que nosso post tenha respondido suas dúvidas e ajudado você. Agradecemos todos os elogios, sua opinião é muito importante para nós!

      Ficamos à disposição, caso possamos ajudar em mais alguma coisa

  7. Carlos disse:

    Olá exelente dica, so seu leitor já há algum tempo sou fã de seus conteúdos a anos.

  8. Allan disse:

    Olá ? Meu ar dispara a cada 5 e 5 minutos depois da 2 segunda manutenção, antes não era assim e normal agora ?

    • Olá Allan, tudo bem?

      Indicamos que você entre em contato com um técnico autorizado pela marca do seu aparelho, para que ele faça um diagnóstico mais preciso do que pode estar acontecendo com seu ar condicionado. Mas você pode verificar se a função timer on não está programada, fazendo com que seu ar condicionado ligue de acordo com a programação feita.

      Ficamos à disposição

  9. Ricardo disse:

    Oi! Aqui em casa tenho um termometro e percebi que no calor forte, a temperatura aqui dentro com ar ligado chega so ate 29, nao baixa mais que isso. Em qual numero devo deixar o ar?

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Ricardo

      No poste “entenda a temperatura ideal”, tem algumas dicas que vão lhe auxiliar.
      Mas na verdade não existe uma temperatura ideal a temperatura ideal é aquela que se adequar a cada pessoa.

      Att Equipe Dufrio!

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento