Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Entenda a importância de saber a temperatura ideal do ar-condicionado para climatização do ambiente

por Dufrio Refrigeração • 26/06/2017 • 26/06/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Escute o post:

Seu sistema de ar condicionado deve fornecer conveniência e conforto para seu ambiente. Atualmente, contudo, muitos proprietários desses aparelhos estão preocupados em controlar suas contas de energia, ao mesmo tempo que não querem abrir mão do conforto em seus lares ou escritórios.

Descobrir a temperatura ideal para ajustar seu ar-condicionado pode ajudar a economizar uma boa quantidade de dinheiro; todos os anos, sem que você perca seu conforto. Mas então, qual é a temperatura ideal? A verdade é que não existe uma resposta pronta, e você deverá considerar alguns fatores para determiná-la.

Por isso, continue lendo e descubra como definir a temperatura do seu ar-condicionado, assegurando conforto térmico e eficiência energética!

Economizando energia com seu ar-condicionado

Antes de começar falando da temperatura ideal, vale lembrar que a eficiência energética é um assunto complexo. Ou seja, a temperatura que você escolhe no seu aparelho de ar condicionado não é o único fator que vai influenciar o valor da sua conta.

Um ar-condicionado antigo ou que não tenha um consumo eficiente ligado diariamente, sete horas por dia, pode encarecer a conta de luz. Por isso, é preciso atenção não só com a temperatura, mas também com alguns outros aspectos.

Veja abaixo alguns artigos que podem te ajudar com isso:

Para facilitar a medição do consumo de energia do ar-condicionado, a Dufrio criou uma calculadora online que permite a você  fazer uma simulação do consumo de energia que cada aparelho gera mensalmente. Ao lado de cada produto, junto das características (tensão, ciclo, selo Procel) irá aparecer esse símbolo com um cálculo aproximado em cima de uma certa quantidade de horas e dias em que o aparelho será utilizado. Acesse agora a Calculadora de Consumo e fique mais tranquilo na escolha do aparelho de ar-condicionado.

Recomendações de temperatura ideal para o ar-condicionado

Por mais que você, principalmente durante o verão, goste de um ambiente “gelando”, não é só na conta de luz que é preciso pensar. Um ambiente muito frio também não faz nada bem à saúde.

Você não precisa ficar preso entre o muito frio do ar-condicionado e o muito quente do ambiente lá fora. Existe uma faixa de temperatura ideal que representa um limite para fugir do calor sem que você comprometa a saúde ou a produtividade em um ambiente (principalmente nos casos de um escritório).

A Anvisa — Agência de Vigilância Sanitária — estabelece que a temperatura ideal do ar-condicionado em ambientes fechados gira em torno de 23°C e 26°C durante o verão, e durante o inverno entre 20ºC e 23ºC.

Mas será que basta configurar o termostato do ar-condicionado nessas temperaturas e esquecer da vida? Não é bem por aí…

Encontrando a temperatura ideal de conforto

Para começar, de nada adianta chegar em um ambiente quente e colocar o aparelho no 17ºC para gelar mais rápido. Essa é uma prática relativamente comum, e tudo que ela faz é sobrecarregar o ar-condicionado, sem que este, necessariamente, deixe o ambiente fresco mais rápido.

Em segundo lugar, apesar da recomendação da Anvisa, há que se levar em consideração que a temperatura considerada ideal muda com as mudanças nos hábitos de vestir das pessoas. Isso mostra que o que pode ser bom para uma mulher de saia, pode não ser tão confortável para um homem de calça e casaco.

Por isso, o importante é descobrir a temperatura em que todas as pessoas de um ambiente se sentem confortáveis. Dentro de casa, com poucos moradores, essa não é uma tarefa difícil. Contudo, em um escritório, com muitas pessoas, ela pode complicar um pouco, mas aqui damos dicas de como terminar as brigas pelo controle do ar.

Vale ressaltar de novo que temperaturas muito baixas não fazem bem à saúde, principalmente no verão,quando a temperatura externa está muito alta e o choque térmico pode causar resfriados e outros problemas de saúde.

Pronto para encontrar a temperatura ideal do seu ar-condicionado? Leia também nosso post sobre a tecnologia Inverter e veja como ela também pode te ajudar a economizar energia sem a perda do bem estar!

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

1K

0

Ar Condicionado

Imóveis com pé direito muito alto? Por que o Split Piso Teto pode ser uma excelente alternativa para ambientes assim?

3K

0

Refrigeração

Expositor refrigerado: como organizar melhor seus produtos para vender mais?

166

0

Residencial

Controle remoto para ar-condicionado: conheça todas as suas funções

0 Comentário

Deixe o seu comentário!