Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Sistema de Ar condicionado VRF x Maresia! Regiões costeiras ou litorâneas.

por Dufrio Refrigeração • 10/10/2016 • 10/10/2016 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

A crescente população nas cidades litorâneas e o calor excessivo, leva os consumidores a adquirirem cada vez mais equipamentos de Ar Condicionado procurando fugir do calor. Mas, geralmente apesar do cobre e alumínio, principais componentes dos tubos e aletados das condensadoras, serem bastante resistentes à corrosão, quando expostos ao ar e condições adversas, a resistência desses metais pode não ser a mesma, levando os equipamentos sofrerem com o fenômeno da maresia, que nada mais é que o transporte pela atuação do vento e outros fatores ambientais, das partículas da água do mar que não é pura, e acaba entrando em contato com objetos metálicos que são corroídos.

Equipamento VRF atacado pela maresia.

Equipamento VRF atacado pela maresia.

Quais as vantagens?

Quando falamos em prédios comerciais ou residenciais a beira mar, pensamos no sistema de ar condicionado VRF mas como  prevenir a ação da maresia sendo que o investimento é alto?

Pensando nisto, a LG desenvolveu o VRF Multi V IV ANTICORROSIVO.

Para oferecer uma durabilidade três vezes maior contra salinidade e nove vezes maior contra compostos ácidos. A serpentina recebeu uma camada extra de epóxi, além do filme hidrofílico normal. A camada de resina epóxi é facilmente percebida por conta da cor preta que a serpentina passa a ter. Além de ser uma resina mais resistente que a resina acrílica utilizada nas serpentinas douradas, é também duas vezes mais espessa, atingindo densidade média de 1,8µm. Além da serpentina, todos os demais componentes da máquina são protegidos: suportes de válvula, base, painéis, suportes do motor e painel de controle. Todos eles recebem dupla camada de pintura, conforme imagem abaixo. Por último, o motor do ventilador também tem proteção especial.

A medição da vida útil exata de uma condensadora tradicional em um ambiente de risco é uma tarefa bastante complexa. É preferível utilizar o histórico de durabilidade de outros aparelhos no local para se obter uma estimativa. Dessa forma, se as máquinas de outras instalações duraram, por exemplo, 5 anos antes de pararem de funcionar, a máquina anticorrosão irá ter uma vida útil esperada de 15 anos sob as mesmas condições.

Estrutura de proteção contra a maresia.

Exemplo de aplicação VRF em região litorânea.

Referências: 

http://partner.lge.com/br/portal/download/download/retrieveMarketingCollateralList.lge 

http://brasilescola.uol.com.br/quimica/maresia-corrosao-dos-metais.html

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

5K

3

Dicas

Saiba por que realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado é importante

2K

0

Ar Condicionado

Ar-condicionado Midea é bom? Veja nossa análise!

1K

0

Comercial

Entenda por que a atuação de um profissional na instalação e manutenção do ar-condicionado é importante!

5 Comentários

  1. Gilberto Bezrra disse:

    preciso saber mais sobre os ar VRF X maresia tenho ambiente, corrosivo trabalhamos com fertilizante

  2. Gilberto Bezrra disse:

    Preciso de informação sobre os condicionadores de ar, para ambientes corrosivo (fabrica de fertilizantes), tamanho de 24000 Btus e 12000 Btus.

  3. alvaro pereira dias disse:

    Fui informado de que em um apartamento localizado a beira mar não deve ser instalado um aparelho tipo splint porque estes aparelhos possuem placa eletronica e são muito sensiveis a maresia. Fui aconselhado a instalar um tipo de parede que não possua tal tipo de placa. Tecnicamente procede tal informação ? Por favor me ajudem.
    obrigado

  4. daniel carajelescov disse:

    Quero saber qual o ar condicionado adequado para apartamento de praia. O que instalei durou apenas um ano. Trata-se de ar condicionado central de 30.000 ptus. Desejo saber o preço e sua vida útil, inclusive o preço de instalação já que todo o complemento – tubulação etc. já estão instalados.
    Aguardo informações. Obrigado.

    Daniel Carajelescov

Deixe o seu comentário!