Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

O que é um ar-condicionado piso teto?

por Dufrio Refrigeração • 16/01/2018 • 16/01/2018 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Muito se fala no ar-condicionado split, mas muitas pessoas não sabem que existem vários modelos dele. Um deles é o ar-condicionado piso teto, que muito provavelmente você já ouviu falar. Mas você sabe para quais ambientes ele é indicado, porque tem esse nome, quais as suas vantagens e como funciona? Então se você está à procura do aparelho ideal para climatizar seu ambiente, vale a pena conhecer mais sobre o ar-condicionado piso teto e acabar de vez com todas as suas dúvidas sobre ele!

Ar-condicionado piso-teto, afinal o que é?

O próprio nome já dá uma dica: esse é um modelo de ar-condicionado que permite a instalação no piso ou no teto. No entanto, as suas características vão muito além do óbvio. O ar-condicionado piso teto é encontrado em equipamentos com capacidades maiores, indo de 18.000 a 80.000 BTUs.

Ou seja, ele é mais indicado para amplos espaços, geralmente empresas, restaurantes, bares, academias, lojas ou locais que tenham grande movimentação de pessoas.

Ele também pode ser utilizado em residências com cômodos bem amplos ou com pé direito alto – a distância entre o piso e o teto – locais em que ar-condicionado tradicional não é muito eficiente.

Outra vantagem do ar-condicionado piso teto é que a sua instalação pode ser feita em qualquer posição, tornando o aparelho bastante flexível em relação ao projeto arquitetônico ou a decoração do ambiente. No teto, no piso ou mesmo na parede, ele mantém o mesmo grau de eficiência.

Ar-Condicionado Split Piso Teto Elgin Atualle Eco 30000 BTUs Frio 220V

Saiba mais sobre o ar-condicionado piso teto

Na verdade, o ar-condicionado piso teto é um aparelho split com alta capacidade de refrigeração – e, como tal, também é composto por duas unidades, uma evaporadora e uma condensadora. A condensadora, por sua vez, pode ser horizontal ou vertical, o que a adequa à disponibilidade de espaço.

A sua flexilidade de instalação, no entanto, além de possibilitar que fique mais integrado ao projeto do ambiente, também reduz o nível de ruído, principalmente quando comparado aos demais modelos. Por outro lado, ele também é muito eficiente, refrigerando o ambiente de forma rápida.

Além disso, o ar-condicionado piso teto por ser encontrado também na versão quente e frio, ideal para regiões com grande amplitude térmica ou para quem deseja manter o ambiente climatizado o ano inteiro, mesmo no inverno.

Como ele substitui o aquecedor elétrico ou a gás por ter ambas as funções em um só aparelho – resfriamento e aquecimento – acaba sendo mais econômico e esteticamente agradável, economizando espaço.

Veja como comprar seu a condicionado piso teto

Na hora de comprar seu ar-condicionado piso teto, leve em consideração algumas dicas que tornarão sua escolha ainda mais assertiva.

Você já sabe que ele é ideal para grandes ambientes, mas saber calcular a capacidade ideal do aparelho em relação ao tamanho do seu imóvel é fundamental para garantir ainda mais eficiência com economia.

Então atenção, porque nem sempre o maior número de BTUs é o melhor para o seu ambiente. Há diversas variantes que devem ser levadas em conta, como a incidência dos raios solares, a quantidade de pessoas, a quantidade de portas e janelas, a quantidade de aparelhos eletrônicos no local etc. Para facilitar esse cálculo, o ideal é usar uma calculadora de BTUs para fazer a escolha mais acertada.

Se você está escolhendo o ar-condicionado piso teto para colocar no seu negócio, preste atenção em outro detalhe: se as portas precisam ficar abertas ou são abertas com muita frequência – como é o caso de farmácias, padarias ou bares – o ideal é combinar o sistema de refrigeração com uma cortina de ar. O aparelho ajuda a manter o ambiente climatizado através do bloqueio mecânico da troca de ar com o exterior, ao mesmo tempo que evita a entrada de insetos, poeira e poluição, por exemplo.

Por outro lado, economizar na conta de energia elétrica é sempre um bom negócio. Preste atenção à presença e indicação do Selo Procel de eficiência energética – os de classificação A são sempre os mais econômicos. Se quiser ainda mais economia, invista nos aparelhos inverter. A tecnologia garante uma economia até 60% maior na conta de luz em relação aos modelos convencionais.

Agora sim, você está pronto para fazer a escolha do seu ar-condicionado piso teto. Na Dufrio você encontra todos os modelos do mercado, sempre com os melhores preços. Venha conferir e aproveite nossas ofertas!

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

7K

5

Comercial

Ar-condicionado: qual a temperatura ideal?

5K

0

Refrigeração

Refrigerador Side by Side: o que é e vale a pena ter um?

93

0

Ar Condicionado

4 dicas para ter um apartamento sustentável

6 Comentários

  1. Sandro disse:

    Tenho um espaço com 200 metros quadrados e pé direito de 8 metros, quero instalar 4 maquinas piso teto de 36 mil btus, qual seria a altura ideal para fixar as evaporadoras?

  2. Elson disse:

    Tenho um auditório de 450m2.

    Pouca incidência de luz e portas abertas, não tem janelas.

    Cabem 450 pessoas sentadas.

    Qtos aparelhos de ar preciso colocar de 48.000 btu,s???

  3. Marinho disse:

    Tenho uma sala onde tem um equipamento muito caro para analise química que depende do ar atmosférico para se estabilizar. O ar condicionado tipo split foi instalado no teto e a adimisão do ar está sendo feita em um furo feito no forro gesso entre a laje do andar do prédio. Tenho duas perguntas, a circulação do ar refrigerado não está sendo comprometida na eficiência sendo que o ar condicionado está retirando o ar do forro do prédio passando pela unidade refrigeradora e jogando na sala? Mesmo o filtro deste equipamento sendo eficiente não pode introduzir micro partículas no ambiente??

Deixe o seu comentário!