Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Como a instalação do ar-condicionado pode influenciar no desempenho do aparelho?

por Dufrio Refrigeração • 25/07/2017 • 25/07/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

A instalação do ar-condicionado é uma tarefa complexa. Envolve uma série de detalhes minuciosos que somente um profissional pode cuidar. Um erro, por mais pequeno que seja no momento da instalação, pode causar problemas na eficiência do equipamento, o que resultará em contas de alta energia e custos adicionais de reparo.

Por isso, é importante ter em mente que algo tão complexo como a instalação do ar-condicionado é uma tarefa para um profissional treinado e qualificado.

Contudo, para que você entenda o que olhar na hora de fazer a instalação da sua unidade, separamos abaixo algumas dicas importantes que devem ser verificadas nesse momento. Acompanhe conosco e descubra!

O que significa fazer uma instalação inadequada do ar-condicionado?

Um ar-condicionado que não está instalado corretamente pode parecer funcionar tão bem como qualquer outro equipamento, mas você pode acabar tendo muitos problemas por causa de uma instalação inadequada, tais como: perda da garantia do ar-condicionado, mal funcionamento, alto consumo de energia e diminuição da vida útil do equipamento.

Dessa maneira, a instalação do ar-condicionado realizada adequadamente garantirá que cada componente da unidade esteja seguro e funcionando bem. Além disso, as inspeções detalhadas do local em que a unidade será instalada devem ser realizadas com antecedência. Isso será um grande diferencial na prevenção de problemas futuros com o condicionador de ar.

Como a instalação do ar-condicionado adequada me beneficia?

A instalação do ar-condicionado realizada corretamente garante que sua unidade terá uma vida longa, produtiva e eficiente, resfriando ou aquecendo  o ambiente. Substituir seu aparelho de ar condicionado ou adquirir um pela primeira é definitivamente uma ideia inteligente para garantir o conforto térmico em casa ou no trabalho.

Como garantir que meu ar-condicionado seja instalado corretamente?

Existem alguns pontos que devem ser verificados na hora de instalar o equipamento, tais como:

Localização da unidade

No caso dos aparelhos Split, que são divididos em duas partes (evaporadora e  condensadora), a primeira deve ficar na parte interna e a outra na parte externa do ambiente. Portanto, você deve ter isso em mente, lembrando que as duas partes serão ligadas por uma tubulação de cobre.

O lugar em que o aparelho será colocado deve ser bem pensado, visto que quanto maior a distância entre as partes, maior será o custo com mão de obra e material. É importante também observar as recomendações de instalação do fabricante do aparelho. Nessa hora, ter o apoio de uma empresa ou profissional especializado será muito importante, visto que ele já saberá exatamente quais são essas exigências, evitando ao máximo erros durante a instalação.

No caso dos aparelhos de janela,  veja se há a espera (buraco) pronta para o ar-condicionado, caso não tenha, será preciso ser feita uma abertura na parede para a instalação do equipamento, mesmo que seja preciso realizar a abertura na parede, este aparelho possui baixo custo de instalação em relação ao modelo de ar condicionado Split, pelo fato de não exigir a instalação de tubulações

Pré-instalação do aparelho

A definição do local e a checagem da rede elétrica deve ser feita antes do momento de instalação do ar-condicionado. É preciso pensar que a tubulação do aparelho não deve interferir nas tubulações da casa, nem em sua rede elétrica. Também, a tensão da unidade deve ser compatível com a tensão fornecida pela rede do imóvel.

Outra dica é evitar paredes que pegam muito sol. Isso porque pode acabar sobrecarregando o ar-condicionado. Lembre-se também que é preciso pensar na manutenção do aparelho, e portanto é recomendável que ele fique em um local acessível.

Dúvidas na hora da instalação

Como última dica, pergunte. Seja minucioso em sua inspeção de sua própria propriedade e na sua busca por profissionais de ar-condicionado. Saber quando fazer uma pergunta é extremamente útil, e se a a empresa escolhida estiver disposta a responder e a explicar as etapas para você, então você está em boas mãos.

Não tenha medo de expressar suas preocupações. Se você está procurando um ar-condicionado completamente novo ou você simplesmente precisa de reparos, certifique-se de que uma inspeção minuciosa seja realizada antes e depois da instalação estar completa. A melhor ideia é chamar uma empresa profissional para instalação do ar condicionado, pois eles são especialistas em seu trabalho e poderão fazê-lo muito melhor do que um amador.

Gostou de aprender sobre a instalação do ar-condicionado? Aproveite e leia também nosso post com os 5 erros comuns na hora de escolher seu aparelho e saiba como comprar a unidade ideal para o seu caso!

Recomendados para você

1K

0

Comercial

Consumo de energia do ar-condicionado: saiba como economizar sem perder o conforto

8K

3

Comercial

Meu ar-condicionado está fazendo barulho. O que pode ser?

3K

2

Residencial

Existem restrições sobre a instalação de aparelhos de ar-condicionado em condomínios?

0 Comentário

Deixe o seu comentário!